Buscar

APA de Piscicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Reposta 1 
Um líder tem a capacidade para mediar conflitos deve agir de maneira íntegra, trabalhando em busca de uma pacificação através da convergência de interesses.
Ele deve atuar negociando com as partes envolvidas, no intuito de eliminar o clima de disputa de posição, dando lugar a um clima mais cooperativo.
Pensando nisso, as principais características de um líder com boa capacidade de mediar conflitos, são:
A empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, é essencial em uma postura mais conciliadora.
Em situações de conflito, haverão duas ou mais partes envolvidas e, consequentemente, pontos de vista diferentes. Isso significa que são motivações, crenças, entre outros aspectos, que estão convergindo e discordando entre si.
Um bom líder consegue se colocar à frente de todos os pontos de vista e tentar entender quais as razões pelas quais cada profissional envolvido age como tal, ainda que não concorde com as opiniões em questão.
Bom comunicador: Para mediar conflitos, a comunicação é a principal ferramenta e o líder deve saber usá-la muito bem.
Mais do que ser capaz de se colocar diante dos diferentes pontos de vista, ele deve ser aquele que vai orientar o conflito para uma resolução.
Para isso, ele deverá saber como colocar em palavras a solução formulada, criando um diálogo, permitindo que as partes envolvidas possam compreender o motivo do conflito, as formas de resolvê-lo e, ainda, a importância de solucioná-lo.
Ser imparcial: A imparcialidade é uma característica muito importante, mas muito difícil na mediação de conflitos.
Isso significa que ele deve ver os profissionais como uma equipe, pensando sempre no aprendizado e desenvolvimento de todos os membros do time da mesma forma e na mesma proporção.
Em determinados conflitos pode ser difícil ser imparcial, principalmente quando, de alguma forma, o gestor está envolvido na situação.
A imparcialidade, nesse sentido, não significa deixar de opinar sobre o problema, mas se distanciar o suficiente para se perguntar onde o problema começou e quais são as opções viáveis para solucioná-lo sem maiores danos.
Reposta 2
Como gestor, ocupando o papel de líder, precisamos primeiramente entender o motivo do conflito intergeracional e após isto, reunir os funcionários e pedir para que eles exponham seu ponto de vista. Através dos discursos individuais, propomos uma solução que seja eficaz para ambos e após o fato, devemos verificar diariamente se o conflito foi resolvido, sempre visando o bem do coletivo.
O que é um conflito intergeracional?
São divergências culturais, sociais ou econômicas percebidas entre pessoas que pertençam a duas ou mais gerações diferentes, pois entre elas existem diversos valores e interesses bem diversificados. Esses conflitos existem através das diferenças sobre as tecnologias e o modo de viver que variam conforme o tempo progride.

Mais conteúdos dessa disciplina