Buscar

Avaliação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I - 
Disciplina: Química Orgânica I 
1 - Na química, bem como na química orgânica, busca-se entender a maneira como as moléculas são formadas, assim como é a estrutura desses compostos. Nesse contexto, uma das formas de se estudar a estrutura dos compostos orgânicos é por meio da classificação da cadeia de carbônica do composto em análise. Assim, analise a figura que mostra a estrutura do 2-etil-butanol e, com base na classificação das cadeias carbônicas, analise as sentenças a seguir: I- O carbono 2 é quaternário, pois está ligado a quatro átomos. II- Os carbonos 1 e 4 são primários, pois estão ligados a um átomo de carbono. III- O carbono 3 é secundário, pois está ligado a dois átomos de carbono. Assinale a alternativa CORRETA:
A ) As sentenças II e III estão corretas.
B ) Somente a sentença III está correta.
C ) As sentenças I e II estão corretas.
D ) Somente a sentença I está correta.
2 -Ao traçarmos uma linha temporal, podemos dizer que no momento em que o Homo erectus dominou o fogo, a humanidade começou a dominar a química. Isso porque, além da produção do fogo ser uma reação química por si só, o ato de cozinhar alimentos envolve a transformação de compostos orgânicos.
Considerando os aspectos históricos, assinale a alternativa INCORRETA:
A )A teoria do vitalismo tratava do fato de que os compostos orgânicos eram produzidos apenas por organismos vivos. B )
As primeiras cátedras universitárias de química surgiram durante a Idade Moderna.
C )As primeiras descrições de processos de fermentação da uva, por exemplo, para a obtenção do vinho datam da Idade Média, que foi quando surgiram as primeiras vidrarias destinadas à destilação de líquidos.
D )A alquimia não era, necessariamente, baseada no método científico, pois se apoiava em conceitos místicos, mas contribuiu significativamente para o desenvolvimento da química moderna.
3 - A hibridização é resultado da combinação entre diferentes tipos de orbitais atômicos devido à superposição entre eles. O estudo da hibridização de orbitais é muito útil para compreensão da geometria da molécula, por exemplo. Considerando os orbitais híbridos resultantes da sobreposição entre os orbitais atômicos típicos dos compostos orgânicos, analise as sentenças a seguir: I- As ligações pi da molécula de metano, CH4, são formadas pela sobreposição dos orbitais 1s do hidrogênio com os orbitais híbridos sp3 do carbono. II- A ligação sigma C-C na molécula do etano, C2H6, é formada pela sobreposição dos dois orbitais sp3 dos átomos de carbono. III- A ligação C-H na molécula do etano, C2H6, é formada pela sobreposição dos orbitais 1s do hidrogênio com os orbitais híbridos sp3 do carbono. Assinale a alternativa CORRETA:
A ) As sentenças I e III estão corretas.
B ) As sentenças II e III estão corretas.
C ) As sentenças I e II estão corretas.
D ) Somente a sentença II está correta.
4 -[Laboratório Virtual - Ponto de Ebulição de Hidrocarbonetos] Os ensaios para determinação de ponto de fusão de substâncias podem ser realizados utilizando uma vidraria específica, a qual serve para conter e aquecer um banho de óleo ou glicerina.
Considerando essa prática, qual é essa vidraria?
A )Tubo de Thiele. 
B)ubo de ensaio.
C )Béquer.
D )Tubo de Falcon.
5 -[Laboratório Virtual – Ponto de Ebulição de Hidrocarbonetos] Os hidrocarbonetos apresentam pontos de ebulição distintos que são, dentre outros, determinados pelas características da cadeia carbônica do composto.
Considerando os resultados obtidos, assinale a alternativa INCORRETA:
A )O ponto de ebulição do hexanol é maior que a do hexano, pois o hexanol pode formar ligações de hidrogênio entre suas moléculas, aumentando a força de coesão entre elas.
B )O ponto de ebulição do octano é maior que o do hexano, consequência da cadeia carbônica do octano ser maior.
C )Os pontos de ebulição do hexanol e do fenol são bem próximos, pois ambos os compostos são formados por cadeias carbônicas de 6 átomos de carbono.
D )O ponto de ebulição do hexano é, dentre os compostos estudados, o menor.
6 - A eletronegatividade é uma propriedade periódica, ou seja, apresenta uma tendência baseada na posição dos elementos químicos na Tabela Periódica, aumentando de baixo para cima em um mesmo grupo e da esquerda para a direita em um mesmo período. Agora, considerando o conceito de eletronegatividade, analise as seguintes sentenças: I- Quanto mais eletronegativo um elemento químico, maior a tendência de ele atrair para si o par de elétrons compartilhado em uma ligação química. II- Devido à alta eletronegatividade do átomo de flúor, na ligação C-F, o carbono fica com uma carga parcial negativa (rico em elétrons). III- A eletronegatividade tende a aumentar à medida que o raio atômico aumenta dentro de um grupo. IV- Uma ligação química polar ocorre quando há grande diferença de eletronegatividade entre os átomos participantes da ligação química. Assinale a alternativa CORRETA:
A ) As sentenças I e IV estão corretas.
B ) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C ) As sentenças II e III estão corretas.
D ) As sentenças I, II e III estão corretas.
7 - Uma das grandes funções da química é compreender a maneira como as moléculas são formadas, assim como os compostos se estruturam. A química orgânica, por exemplo, busca analisar as propriedades das moléculas orgânicas, dentre outras formas, com base na classificação das cadeias carbônicas. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
A ) Um carbono quaternário é aquele que está ligado a quatro outros átomos de hidrogênio.
B ) Os carbonos podem ser classificados em primários, secundários, terciários ou quaternários.
C ) As cadeias carbônicas podem ser classificadas em homogêneas ou heterogêneas quanto à natureza dos átomos da cadeia carbônica.
D ) As cadeias carbônicas podem ser classificadas em linear ou ramificada quanto à disposição dos átomos na cadeia carbônica.
8 -Stephen Hawking (físico e cosmólogo britânico, 1942–2018) disse que o que entendemos como vida é algo baseado nas cadeias carbônicas que contêm alguns (poucos) outros átomos. Em outras palavras: a vida na Terra é baseada no átomo de carbono. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O átomo de carbono pertence ao grupo 14 (ou 4A), assim, sua configuração eletrônica no estadofundamental é 1s2 2s2 2p2, ou seja, apresenta seis elétrons de valência.
II- O átomo de carbono pode formar ligações covalentes tanto com átomos mais eletronegativos quanto comátomos menos eletronegativos que ele.
III- O átomo de carbono tende a compartilhar elétrons, formando, prioritariamente, ligações covalentes comoutros átomos.
IV- O átomo de carbono pode formar ligações simples e duplas apenas com outro átomo de carbono.
Assinale a alternativa CORRETA:
 A )As sentenças I e IV estão corretas.
B )As sentenças II e III estão corretas.
C )As sentenças II e IV estão corretas.
D )As sentenças I, II e III estão corretas.
9 - Na química, bem como na química orgânica, busca-se entender a maneira como as moléculas são formadas, assim como é a estrutura desses compostos. Nesse contexto, uma das formas de se estudar a estrutura dos compostos orgânicos é por meio da classificação da cadeia de carbônica do composto em análise. Observe a figura que mostra a estrutura do 3,3-dimetil-penteno e analise as seguintes sentenças: IOs átomos de carbono 2 e 4 são terciários, pois estão ligados a quatro átomos. II- Os átomos de carbonos 1 e 5 são primários, pois estão ligados a apenas um outro átomo de carbono. III- O carbono 3 é quaternário, pois está ligado a quatro outros átomos de carbono. Assinale a alternativa CORRETA:
A ) As sentenças II e III estão corretas.
B ) Somente a sentença I está correta.
C ) As sentenças I e III estão corretas.
D ) As sentenças I e II estão corretas.
10 -De maneira geral, na natureza as configurações que envolvem menor energia são as mais estáveis. Dessa forma, pode-se inferir que os elétrons se arranjam de modo que a energia total do átomo seja a mínima possível: para isso, os elétrons ocupam, primeiramente, os orbitais atômicos menosenergéticos.Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A )A descrição das posições ocupadas pelos elétrons nos orbitais atômicos de menor energia é chamada de configuração eletrônica de valência.
 B )O princípio da exclusão de Pauli determina que no máximo um elétron pode ocupar um mesmo orbital.
C )A regra de Hund deve ser aplicada de modo a fazer com que os elétrons tenham maior repulsão entre si.
D )Orbitais degenerados são orbitais que têm a mesma energia.

Continue navegando