Buscar

prova I neuropsicopedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A atenção é um dos processos cognitivos mais essenciais para a aprendizagem, e tem sido compreendida pela luz das neurociências em relação com suas estruturas cerebrais. No que diz respeito à atenção, os estudos de Posner e Rothbart (2007) a situam em três redes neuronais. Sobre as redes neuronais ligadas à atenção, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Rede de alerta. II- Rede de orientação. III- Rede executiva.
( ) Refere-se à rede que possibilita manter um estado de atenção desperta, atenta.
 ( ) Refere-se à rede que possibilita a atenção focada em uma tarefa ou evento.
 ( ) Refere-se à rede que possibilita a atenção para eventos sensoriais.
I - III - II.
O tema da cerebralidade, essencial para as neuro áreas atuais, não é o único ponto chave de debates filosóficos que atravessam as neurociências. Anteriores ao cérebro como órgão do eu, filósofos da Antiguidade e da Modernidade se debruçam sobre o conceito de alma enquanto essencial para se compreender a constituição do sujeito humano. Considerando tal contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- A questão da cerebralidade se resume na questão mente-corpo, sendo discutida a partir do dualismo cartesiano. 
II- A alma, para a filosofia aristotélica, designava também um caráter racional que se apresentava tanto em humanos como em plantas e animais. 
III- A psicologia, até o final do século XVII, era conhecida como a ciência da alma, visto que "alma" era a centralidade da vida e das diferentes propriedades dos seres vivos. 
IV- O conceito de alma se transforma nas discussões filosóficas à medida em que vai designando aspectos como racionalidade e intelecto. Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças III e IV estão corretas.
A identidade pessoal é um dos temas mais recorrentes na filosofia, e em uma perspectiva da história da neurociência, o debate sobre o self é atravessado por conceitos relacionados ao corpo. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I- O cérebro é, provavelmente, o órgão humano cujos estudos mais se dificultaram a nível técnico durante o desenvolvimento da neurociência. Porém, longe de ser apenas um órgão cuja compreensão seja fisiológica, o cérebro é objeto de discussão - e de disputa - em diversas perspectivas filosóficas, inclusive, teológicas. Uma das discussões mais importantes a respeito do cérebro é sua conexão com o self, ou seja, a qualidade daquilo que é o ser. Self, nesse sentido, constitui a identidade do sujeito. A partir do século XX, o problema da cerebralidade é resolvido com o fortalecimento de uma ontologia cerebral que determina: você é seu cérebro. A ontologia da cerebralidade pauta, assim, que o corpo se torna um objeto dispensável e dissociável do órgão do self - e é nessa perspectiva que as neurociências, sobretudo a neuropsicopedagogia, estabelecerão suas bases epistemológicas.
 PORQUE
 II- O self, a partir de uma perspectiva antropológica cristã, não é tão simples de ser compreendido como se tem pontuado. Ainda que o cristianismo seja entendido como pautando um dualismo cartesiano, onde a substância alma existe independentemente da substância corpo, se verifica que o ser humano constituído como pessoa precisa existir carnalmente nessa perspectiva. Se tratando da ressurreição, o cristianismo sinaliza que tanto a existência corporal como a existência psicológica se constituem idênticas a antes desse processo, mas dotados de características espirituais que os qualificam como ressuscitados. Porém, essa visão é questionada a partir de diversas perguntas que buscam compreender, afinal, o que então constitui uma pessoa e, se uma pessoa pode ser considerada a mesma, qualitativamente e quantitativamente, na ressurreição. Diversas perspectivas posteriores colocam, portanto, contrapontos que levam a questionar a identidade localizada no corpo, para uma identidade localizada no cérebro.
Assinale a alternativa CORRETA:
A primeira afirmação é falsa, e a segunda afirmação é verdadeira.
A neuroeducação tem se constituído a partir de diferentes disciplinas, como a psicologia cognitiva, com vistas a aprimorar a educação, considerando possibilidades de intervenção baseadas em evidência. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I- Os modelos cognitivos anteriores à integração com as neurociências baseavam-se em pesquisas cognitivas e comportamentais, realizadas por psicólogos, com o intuito de fornecer modelos explicativos para se compreender o processo de aprendizagem. A partir das neurociências, esses modelos têm a possibilidade de se aprimorarem e se tornarem mais completos, na medida em que é possibilitado relacionar comportamentos e eventos à ativação cerebral. A compreensão sobre como se dá as ativações cerebrais - em termos de localização e quais sistemas se conectam nos processos - pode auxiliar na resolução de problemas de aprendizagem tipicamente tidos como falhas isoladas e individuais dos alunos. 
PORQUE 
II- Os trabalhos sobre cognição numérica, principalmente de Dehaene (1996), têm se implicado a compreender de que forma se dão as representações de números, em suas formas simbólicas, escritas e conforme suas magnitudes. Essas três formas de representação numérica se relacionam com processos e operações numéricas específicas, que ativam essas representações. As pesquisas de Dehaene envolveram aparatos das neurociências, como imagens por ressonância magnética, utilizados para mapear a ativação cerebral referente às operações numéricas. Este é um exemplo de construção de modelos cognitivos a partir de uma integração entre neurociência e as ciências da cognição e comportamento.
 Assinale a alternativa CORRETA:
As duas afirmações são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
Dentre as discussões filosóficas que permeiam as neurociências, certamente a mais impactante diz respeito à identidade pessoal, uma discussão que vai, inclusive, para além do âmbito das ciências do cérebro. Uma das tendências filosóficas presentes nas discussões a respeito do self é a tendência neurologizante; sobre tal tendência, analise as sentenças a seguir: 
I- Os defensores da neurologização das ciências humanas e os entusiastas da neuropreservação concordam homogeneamente sobre a ontologia cerebral. 
II- A tendência neurologizante se constrói a partir da ideia de que o cérebro é o órgão estruturante da identidade do ser humano. 
III- O sucesso da cerebralização da personalidade, bem como das neurociências, não nasce a partir de avanços tecnológicos, mas de discussões que datam principalmente do século XIX. IV- A década de 1960 marca uma ruptura com as ficções sobre a identidade a partir de um sujeito cerebral, conforme colocado historicamente pelo desenvolvimento das neurociências.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças II e III estão corretas.
A neurociência, enquanto campo comprometido com estudos do cérebro, tem esclarecido pontos fundamentais sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem. Com base nos estudos da neurociência, assinale a alternativa CORRETA:
Os estudos sobre as bases fisiológicas das emoções chamam a atenção para questões genéticas e evolutivas, para além de fenômenos psicológicos.
As neurociências são permeadas por debates filosóficos e antropológicos na medida em que colocam em questão a própria noção de identidade pessoal, compreendendo âmbitos que vão além do desenvolvimento tecnológico e de pesquisa científica. Com base na relação cérebro e identidade, assinale a alternativa CORRETA:
A noção de sujeito cerebral promove uma concepção de sujeito possibilitador da expansão das neurociências na sociedade.
A educação, enquanto campo complexo e multifacetado, demanda olhares capazes de compreendê-la em suas múltiplas dimensões e problemáticas. Um dos resultados do cruzamento de disciplinas divergentes para tratar da educação é a ciência da Mente, Cérebro e Educação (MCE). Sobre a MCE, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A MCE se constitui como uma junção de informações indiscriminadasde neurociência, psicologia e educação, onde as disciplinas dialogam superficialmente. 
( ) A MCE é interdisciplinar na medida em que abrange temas centrais como funcionamento cerebral, processos de aprendizagem e comportamento.
 ( ) As disciplinas constituintes da MCE comportam, muitas vezes, valores e filosofias diferentes, bem como diferenças epistemológicas.
 ( ) A MCE, por ser uma área de conhecimento nova e mais recente do que suas disciplinas mães, não é considerada válida, por apresentar poucas evidências. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - V - V - F.
A neuropsicopedagogia e a neuroeducação são nomeadas com o prefixo "neuro", em referência às áreas de atuação e pesquisa que compreendem. Sobre a neuroeducação, assinale a alternativa CORRETA:
Diz respeito a um campo de atuação e pesquisa baseado na neurociência, sendo a ciência relacionada à compreensão dos processos cerebrais.
As neurociências, ao operarem no sentido de esclarecer aspectos historicamente ocultos sobre o cérebro, têm fundado importantes conceitos que se relacionam com a aprendizagem. Com base nos conceitos-chave das neurociências, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Plasticidade. II- Neurogênese. III- Rede neuronal. 
( ) Termo que designa a formação de novos neurônios, as células do sistema nervoso.
 ( ) Termo que compreende sistemas cerebrais que se interconectam.
 ( ) Termo que compreende a modificação do cérebro a partir da experiência.
II - III - I.

Mais conteúdos dessa disciplina