Buscar

AT VIOLÊNCIA SOCIAL

Prévia do material em texto

VIOLÊNCIA E SERVIÇO SOCIAL
AT- AVALIAÇÃO DE TRABALHO
MARIA STELLA RODRIGUES SOARES 
Matrícula: 600084608
Curso: SERVIÇO SOCIAL 
Data:09/05/2023
Polo: NITERÓI 
 
 VIOLÊNCIA E SERVIÇO SOCIAL
A violência é um grave problema de saúde pública em diversos países, causando mortes, ferimentos e sequelas orgânicas e emocionais. O alto número de vítimas e a magnitude dos impactos da violência indicam a necessidade de se compreender suas causas e buscar formas de prevenção e enfrentamento.
 A violência pode ter diversas formas, tais como a violência física, psicológica, sexual, institucional, estrutural e simbólica. Cada uma dessas formas de violência possui suas particularidades, mas todas têm em comum o uso da força, poder ou ameaça para impor a vontade de um indivíduo ou grupo sobre outro. Podendo ocorrer tanto em contextos privados, como nas relações familiares e conjugais, quanto em espaços públicos, como nas ruas, escolas e locais de trabalho.
  A análise da questão da violência envolve compreender as suas múltiplas causas, que incluem fatores individuais, sociais, culturais, econômicos e políticos. Alguns fatores individuais podem estar relacionados à agressividade, impulsividade, baixa autoestima e problemas psicológicos ou psiquiátricos. Já os fatores sociais e culturais incluem a desigualdade social, discriminação, machismo, racismo, homofobia e outros tipos de preconceitos. A desigualdade econômica também é um importante fator, pois pode gerar situações de exclusão social, pobreza e falta de oportunidades, que aumentam a vulnerabilidade à violência. Além disso, a violência pode ser fomentada por questões políticas, tais como a falta de acesso à justiça e à segurança, a corrupção e a impunidade.
 No contexto brasileiro, a violência é uma questão social presente em diversas esferas da vida, sendo um dos principais problemas de segurança pública. As taxas de homicídio, por exemplo, são elevadas, especialmente em regiões mais pobres e periféricas. A violência também se manifesta em outras formas, como a violência doméstica, o assédio sexual, a violência contra a população LGBTQIA+ e o racismo.     Além disso, o Brasil também enfrenta o desafio da violência institucional, que ocorre em instituições como a polícia e o sistema de justiça criminal, que muitas vezes utilizam práticas violentas e discriminatórias.
 Para enfrentar a questão da violência no Brasil e em outros países, é necessário um esforço conjunto de diversos atores sociais, tais como governos, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, profissionais de saúde e segurança pública, entre outros. É preciso desenvolver políticas públicas efetivas de prevenção e combate à violência, que contemplem ações nas áreas da educação, saúde, cultura, justiça, segurança pública e assistência social. Além disso, é necessário fomentar a cultura de paz, a educação em direitos humanos e a conscientização sobre os efeitos da violência na vida das pessoas e da sociedade.
De acordo com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2021, caiu para 22,3. Apesar da queda, o Brasil é o país com maior número absoluto de homicídios do planeta e ocupa a posição de oitavo país mais violento do mundo, de acordo com ranking da UNODC, o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.
O Brasil registrou 114 casos de violência política nos primeiros três meses de 2023. O período somou maior número de casos quando comparado com o primeiro trimestre de 2020 e de 2022 – anos eleitorais, em que as ocorrências do tipo crescem no país.
Bibliografia
Relatório Mundial Sobre Violência E Saúde. 2002.
“Formas de Violência” TJCE - Tribunal de Justiça Do Estado Do Ceará, www.tjce.jus.br/mulher/formas-de-violencia/. 
www.pge.ms.gov.br/conheca-os-tipos-de-violencia-que-afetam-milhares-de-mulheres-diariamente
https://www.ipea.gov.br/portal

Continue navegando