Buscar

DIURESE HÍDRICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUÍZ DE FORA 
CAMPUS AVANÇADO GOVERNADOR VALADARES
 INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA VIDA 
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
DIURESE HÍDRICA
DANIELLE CRISTINA GOMES
NATHÁLIA ROCHA DA CUNHA
2021
1. O indivíduo em diurese aquosa possui liberação de hormônio antidiurético? Relacione o aumento do fluxo urinário neste indivíduo com a elevação do pH observada. 
Não ocorre a liberação de ADH, pois a baixa osmolaridade não estimula os osmorreceptores para que haja a liberação de ADH. Na ausência de ADH, os túbulos e ductos coletores se tornam quase impermeáveis à água impedindo a sua absorção, assim permitindo a perda significativa de água diluída com a densidade de 1000 e pH 7 através da urina. 
2. Descreva o papel do ADH na regulação do volume extracelular? Descreva os efeitos das alterações do volume extracelular na pressão arterial média dos indivíduos. 
O Hormônio Antidiurético age sobre os rins para regular o volume e a osmolaridade da urina. Variação da osmolaridade dos líquidos corporais é o principal regulador da secreção de ADH. As alterações do volume extracelular fazem com que a pressão arterial aumente. 
3. Discuta o efeito do café observado nos grupos IV e V. Qual o impacto esperado caso a pressão arterial do indivíduo tivesse sido aferida? 
Observa-se que em ambos os indivíduos do Grupo IV e do Grupo V, houve uma considerável redução do volume de líquido excretado após 90 min da ingestão do café e um aumento no fluxo mL/min; após 90 min de ingestão, ao contrário do Grupo V, o Grupo IV apresenta turbidez urinária, o que acontece quando não fazemos a ingestão necessária de água, deixando a urina mais concentrada e cristalizada, piorando o caso de desidratação. A cafeína é um composto orgânico da família dos alcaloides, e os grãos de café são ricos em sais minerais (Exemplo: Potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, etc). Contudo, em razão da inibição do ADH (hormônio antidiurético), a cafeína irá aumentar a diurese potencializando a excreção de cálcio e magnésio da urina e isso pode acarretar em uma possível desidratação. Ao aferir a pressão de ambos os grupos, espera-se encontrar ambos com elevação aguda da pressão, visto que a cafeína está associada com a resistência vascular e com a vasoconstrição, o que resumidamente dificulta a passagem do fluxo sanguíneo, ocasionando no aumento da pressão.
 4. Identifique e explique em quais dos grupos acima observaríamos o efeito da cerveja (álcool). Leitura recomendada:1 - Não ocorre a liberação de ADH, pois a baixa osmolaridade não estimula os osmorreceptores para que haja a liberação de ADH. Na ausência de ADH, os túbulos e ductos coletores se tornam quase impermeáveis à água impedindo a sua absorção, assim permitindo a perda significativa de água diluída com a densidade de 1000 e pH 7 através da urina.
 Observaríamos o efeito do álcool nos grupos II e II. Com o passar do tempo, a urina foi eliminada, ou seja, o volume foi aumentado de acordo com o tempo. Correspondendo a inibição do ADH, gerando mais urina na pessoa.

Outros materiais