Buscar

AD2 GEOgrafia 2 2023 cederj Unirio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: Maria da Conceição Silva
	Matrícula:20216080072
	Polo: Volta Redonda
GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 2
Coordenação: Prof.ª Juliana Prata
AD2 – 2023.1
(Aulas 16 a 19 e texto complementar “Regionalização e políticas públicas no estado do Rio de Janeiro”(CAST RO, 2016))
Questão 1 (Valor: 5,0 pontos) “O sistema capitalista, ao longo do tempo, sofreu mutações sempre que houve a necessidade de atingir novos limites na busca da reprodução	do	capital. O Brasil não ficou imune às transformações do sistema capitalista mundial, pois também estava mergulhado na crise econômica do final da década de 70. Só após os anos 90 é que, efetivamente, as ideias neoliberais passaram a atuar mais livremente no país”. Assim, cite e justifique as políticas que colocaram o país no circuito da economia neoliberal.
( Cite ao menos três exemplos de políticas e cada exemplo deve ter um comentário seu explicando o que é cada uma).
Respostas : As politicas que colocaram o país no circuito da economia neoliberal exemplos: Incentivos às privatizações de importantes empresas estatais pertencentes ao Estado; Buscavam atrair recursos externos, para continuar com industrialização do país.
A eliminação dos monopólios estatais em setores estratégicos como a energia elétrica e o de telecomunicações. O Estado não tem mais responsabilidades sobre elas.
Atração e abertura aos investimentos externos, o Brasil aparecia como um país agroexportador periférico, de produtos primários, onde em troca recebia produtos manufaturados, capital e tecnologia.
A flexibilização cada vez maior, das relações trabalhistas. Com o surgimento das indústrias no nosso mercado interno, os locais de trabalho foram sendo transformados, sendo necessárias novas leis e regras quanto ao serviço e o trabalhador.
Questão 2- (Valor: 5,0 pontos)- O texto “Regionalização e políticas públicas no estado do Rio de Janeiro”(CASTRO, 2016) apresenta uma discussão sobre território e desenvolvimento. Com suas palavras, escreva sobre a relação entre esses dois conceitos na abordagem do estado do Rio de Janeiro em regiões.
Resposta: O autor apresenta no texto uma discussão da relação entre território e desenvolvimento. Segundo o autor, o território pode ser entendido como um espaço geográfico delimitado e apropriado pelas pessoas, que possui características físicas, sociais, culturais e econômicas específicas. De acordo com Castro o desenvolvimento, pode ser entendido como um processo de transformação social, econômica e política que objetiva a melhoria das condições de vida das pessoas, a partir de uma visão de longo prazo e sustentável. No contexto do estado do Rio de Janeiro, Castro ressalta a importância da regionalização como um processo para fomentar o desenvolvimento equilibrado em um território marcado por grandes e profundas desigualdades sociais e econômicas. Segundo Castro, a criação de regiões com características e potenciais diferenciados entre si permite a elaboração de políticas públicas mais apropriadas e eficientes para cada realidade local, além de promover a descentralização administrativa e a participação social. Assim sendo, a regionalização e as políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento regional são de grande importância na proposta de compreensão do estado do Rio de Janeiro como um território heterogêneo e muito complexo, que precisa de abordagens específicas para cada região. Essas ações esperam superar as desigualdades regionais e promover um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável em todo o estado. 
(No seu texto, você deverá apresentar: o que é território e desenvolvimento, segundo o autor e ainda como essas duas ideias são centrais na proposta de entendimento do estado do Rio de Janeiro em regiões com características e potenciais diferenciados entre si).

Continue navegando