Buscar

Gestão de Conflitos e Negociação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão de Conflitos e Negociação - Módulo 1
Objetivo de aprendizagem: você deverá ser capaz, ao final desta unidade, de reconhecer os elementos fundamentais de conceituação de conflito.
Este primeiro vídeo apresenta os conceitos de conflito e seus impactos no comportamento, além de explicar dinâmicas relacionadas ao estímulo e resposta às situações de conflito. Você vai entender que o modo como percebemos o conflito pode condicionar o nosso comportamento diante da situação conflitiva, tanto de forma construtiva quanto de maneira destrutiva.
Unidade 2: Escalada do conflito e seus embriões
Vamos agora compreender como nasce um conflito, a partir de um modelo de escalada do conflito estruturado por um especialista em resolução de conflitos austríaco chamado Friedrich Glasl. O vídeo também apresentará as etapas principais do desenvolvimento de uma situação conflitiva, desde seus estágios iniciais até a fase em que os envolvidos colhem perdas mútuas como resultado.
Unidade 3: O modelo de escalada do conflito de Glasl aplicado ao ambiente corporativo
Objetivo de aprendizagem: ao final desta unidade você deverá ser capaz de distinguir os principais aspectos que caracterizam as etapas da escalada do conflito.
Você vai conhecer, nos próximos dois vídeos, as nove etapas da escalada do conflito e como isso se aplica ao ambiente de trabalho. Também poderemos identificar as características principais de cada etapa e desenvolver uma consciência sobre o que acontece na medida em que um conflito não é solucionado de maneira positiva.
Unidade 4: O círculo do conflito
Objetivo de aprendizagem: você deverá ser capaz, ao final desta unidade, de identificar as principais origens de um conflito e os bloqueios à sua resolução.
Um modelo de identificação das principais origens de um conflito, bem como dos possíveis bloqueios à sua solução, será abordado nos dois vídeos seguintes. A partir da exploração de seis fatores centrais que servem de referência para a investigação, é possível conhecer os aspectos que nos ajudam a assimilar as causas das situações conflitivas.
Unidade 5: Conflitos construtivos e conflitos destrutivos
Objetivo de aprendizagem: você deverá ser capaz de identificar, ao fim desta unidade, os elementos que geram resultados positivos ou negativos na resolução de conflitos.
As noções introdutórias de conflito construtivo e de conflito destrutivo, além de seus efeitos em equipes e projetos corporativos, serão apresentadas nos vídeos a seguir. Identificaremos os efeitos de processos competitivos comparados aos processos cooperativos, levando em consideração cinco aspectos das interações humanas: percepção, comunicação, atitudes, orientação de tarefas e relação social preexistente.
Que bom que você chegou até aqui! Agora vamos testar seus conhecimentos? Então, feche o link do conteúdo e acesse o exercício avaliativo 1 que está disponível no ambiente virtual. Se desejar, veja a seguir as referências deste módulo. Boa sorte! 
Gestão de Conflitos e Negociação - Módulo 2
Unidade 1: O continuum da administração e resolução de conflitos
Objetivo de aprendizagem: ao final desta unidade você deverá ser capaz de identificar os diferentes modos de administrar e resolver conflitos.
Neste vídeo, são apresentados os distintos modos de administrar conflitos, bem como critérios para avaliar a efetividade de um método de resolução de conflitos, como custos da transação, controle sobre o resultado, impacto no relacionamento e recorrência da disputa.
Unidade 2: O instrumento de Modos de Resolução de Conflitos Thomas-Kilmann
Objetivo de aprendizagem: você deverá ser capaz de reconhecer, ao final desta unidade, a lógica do Instrumento de modos de resolução de conflitos Thomas-Kilmann.
Conheça o que é e como funciona o Instrumento de Modos de Resolução de Conflitos Thomas-Kilmann (TKI). Neste vídeo você tem a oportunidade de investigar quais são as principais estratégias que utilizamos para resolver uma situação conflitiva com outras pessoas. A consciência dessas estratégias torna-se importante na medida em que podemos perceber qual delas utilizamos com mais frequência e em qual momento ela é adequada ou não como resposta às situações de tensão.
Unidade 3: Os cinco estilos de resolução de conflitos no TKI
Objetivo de aprendizagem: você deverá ser capaz de discernir, ao terminar esta unidade, os estilos e estratégias pessoais diante de situações conflitivas.
Vamos agora abordar com mais detalhes cada um dos cinco estilos de resolução de conflitos propostos por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann. São eles: estilo competindo, estilo concedendo, estilo conciliando, estilo evitando e estilo colaborando.
Unidade 4: O estilo colaborativo de resolução de conflitos
Objetivo de aprendizagem: você deverá ser capaz de reconhecer, ao fim desta unidade, os elementos de desenvolvimento e aplicação de estratégias colaborativas para resolver conflitos e seus benefícios.
Acesse a explanação sobre o estilo colaborativo de resolução de conflitos, tratando de seus elementos, desafios e técnicas para sua potencialização. Este vídeo chama a atenção para a necessidade de desenvolvermos formas de utilizar estratégias colaborativas como prioridade nas relações cotidianas, sobretudo nos processos de tomada de decisão e de resolução de problemas. É possível ser colaborativo e ao mesmo assertivo? A resposta é desenvolvida no vídeo a seguir.

Continue navegando