Buscar

AV1 - Administração, Planejamento e Controle da Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Administração, Planejamento e Controle da Produção
Nome Completo: Ivan Carlos da Silva
Matrícula: 01505821
Curso: Logística
A evolução tecnológica tem reflexos importantes nos processos operacionais das empresas. Independentemente do tamanho de uma organização, a evolução tecnológica representa benefícios materiais e imateriais que ajudam as empresas a melhorar processos, a capacitar equipas e a oferecer melhores produtos. Isto resulta em mais lucro e numa posição no mercado mais cimentada.  Não há dúvidas: a evolução tecnológica é uma oportunidade para as empresas, mas também pode ser vista como uma ameaça.
A tecnologia pode ser vista como uma ameaça quando as empresas não conseguem acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas e acabam por ficar para trás em relação à concorrência. Por outro lado, a evolução tecnológica pode ser vista como uma oportunidade quando as empresas conseguem adaptar-se às mudanças e utilizá-las para melhorar os seus processos e produtos.
A evolução tecnológica traz benefícios como a expansão do mercado, redução de custos, aumento da produtividade e monitorização de equipas. No entanto, também existem desvantagens como o aumento da dependência da tecnologia e o risco de falhas técnicas.
No mercado da geoinformação a evolução tecnológica sempre surge, para a maior parte dos fornecedores, como uma ameaça à sua existência ou à sua forma de trabalho. Ao contrário, a mesma evolução é considerada pela maioria dos usuários como oportunidade para obter produtos mais rápidos, confiáveis e de menor custo, não necessariamente nesta ordem. Costumo dizer que os dois pontos de vista são falsos e verdadeiros ao mesmo tempo. São os consumidores – como prefiro chamar aqui os usuários – e não os fornecedores os grandes responsáveis pela evolução tecnológica do mercado. A evolução tecnológica resulta em mais lucro e numa posição no mercado mais cimentada. Não há dúvidas: a evolução tecnológica é uma oportunidade para as empresas, mas também pode ser vista como uma ameaça. A tecnologia pode ser vista como uma ameaça quando as empresas não conseguem acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas e acabam por ficar para trás em relação à concorrência. Por outro lado, a evolução tecnológica pode ser vista como uma oportunidade quando as empresas conseguem adaptar-se às mudanças e utilizá-las para melhorar os seus processos e produtos. A evolução tecnológica traz benefícios como a expansão do mercado, redução de custos, aumento da produtividade e monitorização de equipas. No entanto, também existem desvantagens como o aumento da dependência da tecnologia e o risco de falhas técnicas.
Quais os ganhos esperados com o uso de sistemas computacionais nas empresas, sejam elas indústrias ou comércio? 
Os sistemas computacionais trazem muitos benefícios para as empresas, como o aumento da eficiência, melhora na qualidade de vida das pessoas, aumento da produtividade e criação de novos empregos. Além disso, a tecnologia pode ser usada para resolver problemas complexos, como mudanças climáticas, saúde e segurança pública. A tecnologia traz grandes ganhos para as empresas, reduzindo ou até eliminando a necessidade de controles manuais. Além disso, ela também pode padronizar processos, garantindo que o desvio padrão dos fluxos de trabalho seja mínimo. Com isso, reduz a incidência de erros ou a necessidade de retrabalhos, assim diminuindo o tempo de produção. Por fim, os sistemas para empresa têm a vantagem de serem compatíveis com diversos modelos de negócio, independente do porte ou nicho de atuação. Dessa forma, todos têm a oportunidade de crescer, melhorar seu desempenho e aumentar sua competitividade no mercado.
Quais os riscos que o uso de sistemas computacionais, incluindo os aplicados às indústrias ou comércio/serviço pode causar às empresas? 
O uso de sistemas computacionais pode trazer riscos como a falta de disponibilidade, falta de priorização de projetos, problemas com requisitos de hardware, confidencialidade e bugs e erros de softwares. Além disso, um software ou sistema operacional desatualizado pode causar grande impacto aos negócios. No entanto, é importante lembrar que os benefícios da tecnologia superam os riscos. Os sistemas computacionais trazem muitos benefícios para as empresas, como o aumento da eficiência, melhora na qualidade de vida das pessoas, aumento da produtividade e criação de novos empregos3. Além disso, a tecnologia pode ser usada para resolver problemas complexos, como mudanças climáticas, saúde e segurança pública.
Do ponto de vista prático, qualquer sistema ou tecnologia de dados deve sempre ser implementado em qualquer empresa?
Nem todas as empresas precisam de sistemas computacionais. A decisão de implementar um sistema deve ser tomada com base nas necessidades da empresa e nos benefícios que o sistema pode trazer. É importante lembrar que a implementação de um sistema é um projeto complexo que requer bastante atenção em cada etapa e principalmente nos detalhes.
Quais os critérios que um novo sistema deve atender para ser considerado apropriado para uso no ambiente empresarial, seja industrial ou não? Escreva um texto abordando esses temas.
Para um novo sistema ser considerado apropriado para uso no ambiente empresarial, seja industrial ou não, ele deve atender a uma série de critérios. Alguns desses critérios incluem:
· Atender às necessidades da empresa;
· Ser compatível com os sistemas já existentes na empresa;
· Ser fácil de usar e de manter;
· Ser seguro e confiável;
· Ser escalável e capaz de crescer com a empresa;
· Ser flexível e capaz de se adaptar às mudanças nas necessidades da empresa.
Além disso, é importante que o novo sistema seja implementado de forma estratégica e planejada para garantir que ele atenda às necessidades da empresa e traga os benefícios esperados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fatores tecnológicos podem ser ameaças ou oportunidades para uma empresa no mercado atual - Notícias Concursos (noticiasconcursos.com.br) Acesso em 24.05.23
Transformação digital: ameaça ou oportunidade para crescer? - Blog CentralServer Acesso em 24.05.23
12 principais benefícios da tecnologia para as empresas - SER (sertms.com) Acesso em 24.05.23
Principais sistemas para empresas, importância e vantagens! (pontotel.com.br) Acesso em 24.05.23
Os 7 principais tipos de vulnerabilidades em uma empresa (nec.com.br) Acesso em 24.05.23
Implantação de sistema: aprenda a implantar de forma estratégica (euax.com.br) Acesso em 24.05.23

Outros materiais