Buscar

Plano de aula ensino FUNDAMENTAL

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
1. IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
ANO/SÉRIE: Estudantes do 9° ano 
2. CONTEÚDO DA AULA
Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado. Por exemplo, na frase “Fabiano tem muita cara de pau em aparecer aqui depois de tudo que ele me fez”, a expressão “cara de pau” indica que Fabiano não tem vergonha na cara e não que a cara dele, literalmente, é feita de madeira. Assim, temos as figuras:de palavras ou semântica;de sintaxe ou construção;de pensamento;de som ou harmonia. 
3. OBJETIVOS 
3.1 OBJETIVO GERAL
Reconhecer a função das figuras de linguagem na construção de sentidos dos textos.
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Conceituar e exemplificar as principais figuras de linguagem
· Expor um texto aos alunos e identificar as figuras de linguagem embutidas dentro dele 
· Levar os alunos a compreenderem a importância das figuras de linguagem
4. SÍNTESE DO ASSUNTO
As figuras de linguagem consistem em “fugas” discursivas da língua, uma vez que nem sempre uma ideia pode (ou precisa) ser comunicada literalmente. A criatividade humana permite uma comunicação fluida e que, muitas vezes, não se adapta à literalidade ou à realidade palpável do mundo. Para que todas as possibilidades sejam alcançadas, as figuras de linguagem abrangem diferentes modalidades. Chamamos de figura de linguagem os recursos expressivos empregados para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras. Esses recursos podem dar o efeito de exagero, ausência, similaridade, lirismo ou estranheza, priorizando a alteração da construção das sentenças ou a semântica (o significado) ou a sonoridade (a forma). 
5. DESENVOLVIMENTO DA AULA
Expor o assunto na lousa para os alunos copiarem o conteúdo,logo em seguida de terem copiado,fazer a explicação detalhadamente com os exemplos de cada forma de figuras de linguagens e suas diferenças;mostrando também como elas são comuns no nosso cotidiano e que,muitas vezes,passam despercebidas e que trazem um valor próprio ao discurso.Logo após,passaremos um texto,como atividade de fixação,para que assim eles possam identificar as figuras de linguagem presentes no mesmo.
6. RECURSOS
O quadro branco,para escrever o assunto;o texto que será trabalhado,e o livro didático da disciplina.
7. REFERÊNCIAS
AZEVEDO,José Carlos.Gramática Houaiss da Língua Portuguesa.São Paulo:Publifolha,2008. 
FARACO,Carlos Emílio;MOURA,Francisco Marto.Gramática Nova.São Paulo:Ática,1992.

Mais conteúdos dessa disciplina