Buscar

Gestão Pública - Gestão do Patrimônio Público - Avaliativa 01 de 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO PÚBLICA 
 GESTÃO DP PATRIMÔNIO PÚBLICO – AVALIATIVA 01 DE 04
QUESTAO 1 DE 4 
Leia o parágrafo com atenção e depois assinale a alternativa correta. No caso da reavaliação de bens imóveis muito específicos, a estimativa do valor justo ou de mercado pode ser feita utilizando-se o valor de reposição do bem devidamente depreciado DESDE QUE esse bem tenha as mesmas características e o mesmo estado físico do bem objeto da reavaliação.
A - As duas assertivas estão corretas e a segunda contradiz a primeira.
B - A primeira assertiva está correta e a segunda está errada.
C - A primeira assertiva está incorreta e a segunda assertiva está correta.
D - As duas assertivas estão corretas e a segunda complementa a primeira.
E - As duas assertivas estão incorretas e a primeira nada tem a ver com a segunda.
QUESTAO 2 DE 4  
Leia atentamente as afirmativas do arquivo anexo e responda a questão:
Na administração pública há necessidade de conferência periódica dos bens públicos e esta conferência é realizada de forma física. Desde 1964 na administração pública é solicitado o controle dos bens públicos, através dos registros físicos, podem-se observar os artigos 94, 95 e 96 da Lei 4.320 de 1964. 
No contexto dessa importante lei, analise as assertivas abaixo e depois assinale a alternativa correta. 
I – Cada unidade da área pública controla os bens que detém e o inventário é um documento que o gestor utiliza para relacionar estes bens, é uma forma de averiguar o exato valor ou quantidade de bens que aquela unidade possui.
II – O inventário de criação se refere ao início das atividades de uma unidade gestora, ou seja, assim que inicia as atividades na unidade começa o levantamento dos bens que irão permanecer sob a responsabilidade dos gestores daquela unidade. 
III - O inventário de verificação consiste em apuração realizada em qualquer dia e horário, com o intuito de verificar o conjunto de bens. Neste caso, o inventário é solicitado pelo setor de patrimônio, das unidades de controle ou até mesmo a própria unidade pode solicitar o inventário dos bens, seja em função da constatação dos bens disponíveis na unidade, ou em função do desaparecimento ou outros fatores, como roubo, danos. 
IV – O inventário de transferência é decorrente da alteração do detentor da carga patrimonial, ou seja, quando há alteração definitiva do responsável pela unidade.
Resposta Correta: Estão corretas as assertivas I, II, III e IV.
QUESTAO 3 DE 4  
A gestão patrimonial é responsável pela compra, guarda e controle dos bens públicos de natureza permanente, desde sua aquisição até sua baixa é necessário a gestão patrimonial atuar com eficiência e eficácia.
Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.  
Na Lei de Orçamento a discriminação da despesa far-se-á no mínimo por elementos.
Haverá registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração.
De acordo com a Lei de n° 4.320, de 17 de março de 1964, artigo 15 material permanente é considerado prazo de duração superior a trinta anos.
O levantamento geral dos bens móveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos da escrituração sintética na contabilidade.
Entende-se por elementos o desdobramento da despesa com pessoal, material, serviços, obras e outros meios de que se serve a administração pública para consecução dos seus fins.
QUESTAO 4 DE 4  
Assinale a alternativa que denomina corretamente a diminuição do valor dos bens tangíveis pela deterioração ou perda de utilidade pelo uso, obsolescência ou ação da natureza.
A - Auditoria.
B - Valoração.
C - Depreciação.
D - Contabilidade.
E - Reversão.

Continue navegando