Buscar

relatorio avaliação nutricional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Daniela dos Santos Rocha Matrícula: 28300080
Curso: Nutrição Polo: Bonsucesso 
Professor: José Thiago 
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 1 
TEMA DE AULA: NEONATOS E CRIANÇAS (0 a 9 anos 11 meses e 29 dias)
1. Estabelecer o procedimento para avaliação antropométrica de neonatos e
crianças.
a) Utilização de balança pediátrica, estadiometro e fita;
b) Procedimentos para pesar e medir lactentes e crianças;
c) Perímetro cefálico;
d) Índices antropométricos utilizados na avaliação de lactentes e crianças
(IMC/I, P/I, P/E e E/I).
Para a utilização da balança pediátrica deve ser verificado se está em uma superfície plana, lisa e firme. O prato deve ser forrado com um papel toalha ou uma fralda descartável e ser calibrada para não haver erros na pesagem. Logo em seguida a balança deve ser destravada, verificar se esta calibrada, com a agulha do braço e fiel devem estar na mesma linha na horizontal, caso não esteja deve calibra-la girando o calibrador lentamente, fazendo isso a balança deve ser travada, pedir aos pais ou responsável para despir a criança em seguida coloca-la no prato sentada ou deitada no centro certificando se o peso está distribuído igualmente, destravar a balança mantendo a criança parada o máximo possível nessa mesma posição com a mãe ou responsável próximos sem tocar na criança e no equipamento. Para medir mover o cursor maior sobre a escala numérica para medir o quilo e mover o cursor menor para medir as gramas, aguardar até que a agulha do braço fiel estejam nivelados, travar a balança para garantir o bom funcionamento do aparelho, realizar a leitura de frente para o equipamento com os olhos sobre a mesma direção da escala numérica para melhor leitura e em seguida anotar. 
Para a utilização da fita ou estadiômetro deverão ser fixados junto a uma parede reta, lisa, sem rodapé e que forme um ângulo reto com o piso em um ponto distante de 1 m do chão. Existe também os estadiômetros acoplados à própria balança. Para a medição com o indivíduo em pé tem que se medir desde a sola dos pés até a parte superior da cabeça comprimindo os cabelos, importante que o paciente esteja sem nenhum tipo de adornos no cabelo para não haver alterações nos resultados. 
O perímetro cefálico, é a medida da circunferência da cabeça da criança de 0 até 2 anos de idade, sendo realizado através da fita métrica que deve ser posicionada sobre a proeminência occipital e sobre o arco das sobrancelhas, fixada a cabeça da criança e colocada firmemente ao redor do osso frontal sobre o sulco supra orbital, passando-a ao redor da cabeça, no mesmo nível de cada lado, e colocando a fita sobre a proeminência occipital, máxima. Para a verificação das curvas de crescimento conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que os índices antropométricos utilizados na avaliação de lactentes e crianças é através de IMC/I (IMC para idade), P/I (Peso para idade), P/E (Peso para estatura), E/I (estatura para a idade).
1. Estabelecer o procedimento para avaliação antropométrica de adultos.
a) Utilização de balança e estadiometro em adultos;
b) Procedimentos para pesar e medir adultos;
c) Circunferências;
d) Dobras cutâneas;
e) Exame Físico.
Para a avaliação do estado nutricional de uma pessoa adulta é necessário identificar todo o histórico clínico e seus dados, exame físico e a realização da sua antropometria. Os parâmetros utilizados na avaliação antropométrica em adultos são através da estatura, peso, IMC,dobras, cutâneas e circunferências. A pesagem é feita em balança mecânica ou pode ser realizada através da balança digital, sempre verificando se a pessoa está em pé (ereto) no centro da plataforma, com os pés afastados e paralelos, calcanhar unido, descalço, ombros relaxados, cabeça reta com olhar para linha do horizonte, braços estendidos ao longo do corpo e com roupas leves e bexiga vazia para não haver alteração.
Para a medição da estatura de um adulto é necessário que a pessoa esteja com as costas retas, em pé ereto no centro da plataforma, descalço, calcanhares juntos, cabeça reta, braços estendidos ao longo do corpo. Pacientes com limitações físicas, a medição é através da fita métrica não extensível, com o paciente sentado ou com a postura supina, com o joelho flexionado em 90°, medindo da altura do joelho e assim através de cálculos e fórmulas se tem resultado estimado. Outra forma também para se medir é através da extensão dos braços, onde devem ficar estendidos em 90º do corpo, medindo a distância entre os dedos médios das mãos. Após a obter do resultado do peso e da altura de um adulto é possível calcular o seu IMC, onde é classificado o estado nutricional, sendo comparado o resultado através da tabela.
Para medir a circunferência é necessário uma fita métrica para medir e analisar a presença e a distribuição de gordura corporal que são mensuradas na cintura e abdômen, pescoço, tórax, quadril, braços, antebraços, punhos, coxa e panturrilha. É importante realizar ao menos duas aferições e marcar sempre o local com um lápis demográfico. Não deixe o dedo entre a pele e a fita. Evitar medir após atividade física e tente fazer a pressão ideal na fita para que não haja alteração, a medida da circunferência da cintura é feita 2 dedos acima do umbigo e que a do abdômen é feita sobre a região da cicatriz umbilical. Para media as dobras cutâneas é feito com um aparelho denominado adipômetro. As medidas das dobras cutâneas baseiam-se no fato de que aproximadamente metade do conteúdo corporal total da gordura se localiza nos tecidos adiposos existentes diretamente debaixo da pele. Essa gordura localizada está diretamente relacionada com a gordura total. Existe aproximadamente 93 locais anatômicos onde a medida de uma dobra cutânea pode ser realizada. Porém não é necessário tantas medidas e, por isso se utilizam de dois a nove locais de medidas na maior parte das equações. As dobras cutâneas que aparecem com maior frequência na literatura e que atendem às necessidades da grande maioria das equações preditivas de gordura corporal são: tríceps (TR), subescapular (SB), bíceps (BI), axilar média (AM), torácica ou peitoral (TX), supra-ilíaca (SI), supra-espinal (SS), coxa (CX) e panturrilha medial (PM). 
TEMA DE AULA: ADOLESCENTE
1. Estabelecer o procedimento para avaliação antropométrica de adolescentes.
a) Utilização de balança;
b) Procedimentos para pesar e medir adolescentes;
c) Estágio de Tanner (Estágio de maturação sexual);
d) Índices antropométricos utilizados na avaliação de adolescentes (IMC/I e
E/I).
A avaliação antropométrica de adolescentes é utilizada para identificar o baixo peso ou o excesso de peso e indica o crescimento linear do adolescente, através da relação entre o peso e a estatura, que serve para identificar o excesso de peso entre os adolescentes. A medição do peso e estatura de um adolescente, é o mesmo procedimento de um adulto. Para medir o peso utilizado uma balança mecânica/digital, sempre verificando se a pessoa está em pé (ereto) no centro da plataforma, com os pés afastados e paralelos, calcanhar unido, descalço, ombros relaxados, cabeça reta com olhar para linha do horizonte, braços estendidos ao longo do corpo, e com o mínimo de roupas possíveis. Para a medição da estatura o adolescente deve estar com as costas retas, Em pé, com os braços estendidos ao longo do corpo e coluna ereta; os olhos em um ponto fixo e cabeça a 90º do chão; calcanhares e joelhos com ponto de contato entre eles e os glúteos encostados na parede ou no antropômetro. 
O estágio de tanner é uma avaliação da maturação sexual através do desenvolvimento físico de crianças, adolescentes e adultos. Na adolescência se início na puberdade, ocorre nas meninas entre 8 a 13 anos com o aparecimento do broto mamário, nos meninos entre 9 a 14 anos com o aumento do volume dos testículos.
O índice antropométrico utilizado na avaliação de adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos é através da “Curva do Crescimento” recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), onde é feito cálculo do IMC/I (IMC para idade) e E/I (Estaturapara idade), baseando nos critérios da tabela do OMS (Organização Mundial da Saúde) para se obter o resultado.
TEMA DE AULA: IDOSO
1. Estabelecer o procedimento para avaliação antropométrica de idosos.
a) Procedimento para estimativa de Peso e Altura do Idoso;
b) Altura do Joelho e Circunferência de braço;
c) Exame Físico. 
Os índices antropométricos mais utilizados para avaliação de idosos são através do IMC nos critérios da tabela do OMS (Organização Mundial da Saúde), para idosos de ambos os sexos.
A medição do peso de um idoso é através de uma balança mecânica/digital, sempre verificando se o idoso está em pé (ereto) no centro da plataforma, com os pés afastados e paralelos, calcanhar unido, descalço, ombros relaxados, cabeça reta com olhar para linha do horizonte, braços estendidos ao longo do corpo, e com roupas leves e bexiga vazia. Para a medir a estatura do idoso, ele deve estar com as costas retas, em pé (ereto) no centro da plataforma, descalço, calcanhares juntos, cabeça reta, braços estendidos ao longo do corpo. Pacientes com limitações físicas, a medição é através da fita métrica não extensível, com o paciente sentado ou com a postura supina, com o joelho flexionado em 90°, medindo da altura do joelho e assim através de cálculos e fórmulas se tem resultado estimado. Outra forma para se medir é através da extensão dos braços, onde devem ficar estendidos em 90o do corpo, medindo a distância entre os dedos médios das mãos.
Deve-se observar a porcentagem do peso ideal, com a porcentagem em relação a circunferência branquial para assim poder avaliar o estado nutricional, porcentagem de gordura corporal e as dobras cutâneas, em caso de sobre peso deve-se ver a relação entre cintura/quadril, circunferência da cintura e combinação de circunferência abdominal e IMC para avaliar se a obesidade e riscos para doenças como diabetes e cardiovascular.

Continue navegando