Buscar

Atividade Contextualizada - Teorias e Metodologias do Ensino da Arte e Literatura

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO AMPLO DA LITERATURA 
Nome: Paula Lobo Cintra
Matrícula: 01422791
Curso: Letras – Português
	O ensino de literatura compõe o ensino na língua portuguesa a crianças e jovens. É momento para além de apresentar um panorama da literatura em língua portuguesa, fazer despertar no aluno o desejo e o interesse pela leitura. A análise mais atual do contexto escolar, por outro lado, nos faz observar que da forma em que é exposta, é possível perceber que ela não tem sido capaz de trazer aos alunos o interesse e hábito pela leitura. Jogos, mídias sociais e aplicativos ocupam cada vez mais o tempo da juventude e os livros se tornam apenas meio de estudo distanciando-se do lazer.
	Este problema nasce não apenas de um possível confronto com os atributos tecnológicos, mas também do atual modo de se ensinar a literatura. Há uma tendência de ensino a centralizar esta área de estudo apenas em um caminho para expor aos alunos as escolas literárias, os grandes autores e as obras clássicas. Esta ação permite que a literatura seja vista como um objeto científico a ser classificado, catalogado, voltado ao estudo da estética em si mesma. Desse modo ela deixa de ser capaz de mover o interesse real do aluno em conhecer as obras destes autores, a se encantar pelo texto escrito e encontrar o amor que as antigas gerações possuíam pela leitura. Antes vista como um meio a acessar o imaginário e o despertar das ideias, por muitos alunos a leitura tem se transformado apenas no cumprir de uma obrigação. 
	É necessário tornar o momento de contato com a leitura um momento feliz[footnoteRef:1], como salienta Elisabeth Cordasso, pois seria este o momento em que se permitiria ao aluno entender o mundo que vive. A leitura tem o poder de provocar “a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, e a identificação”[footnoteRef:2] e essa deve ser a função do ensino e do contato com a literatura feito pelo indivíduo em sala de aula. Provocar e facilitar esse espaço para que conquiste o interesse do indivíduo deve ser o maior objetivo do professor. [1: CORDASSO, Elizabeth Aparecida Moreira. A importância da leitura no Ensino Fundamental. 2112. 41.fls. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012, p. 21.] [2: CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria & prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2003.] 
	O processo de ensino da literatura deve ser mais do que a exposição em sala de aula. Pode ser um meio lúdico e criativo de interação, para ter como objetivo principal fomentar o contato, despertar o interesse. Apresentar os conteúdos clássicos, mas também conhecer o interesse dos alunos. Conversar sobre o que gostam de ler, entender mais sobre os autores infanto-juvenis e autores locais, provendo também interesse pela cultura afro-brasileira e indígena.
REFERÊNCIAS 
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 11, ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 11-43.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria & prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2003.
CORDASSO, Elizabeth Aparecida Moreira. A importância da leitura no Ensino Fundamental. 2112. 41.fls. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

Continue navegando