Buscar

Teorias e Metodologias do Ensino da Arte e Literatura

Prévia do material em texto

A LITERATURA PRATICADA EM SALA DE AULA HOJE
Nome Completo: Rafael de Castro Sousa
Matrícula: 04095786
Curso: Letras em Inglês
Para o presente trabalho foi respondido alguns questionamentos do ensino a respeito da literatura praticada em sala de aula, através do estágio supervisionado, percebeu-se, que o desafio de promover a leitura através desta disciplina tem sido negligenciado nos currículos das séries da educação básica do sistema público brasileiro.
Outro aspecto importante a ser suscitado quando falamos sobre o ensino de literatura é o conceito de letramento literário. De acordo com Angela Kleiman “podemos definir hoje o letramento como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia em contextos específicos para objetivos específicos”. (KLEIMAN, 1995, p. 19).
O ensino da literatura diversificou a partir de cada escola literária, sem dúvida, a literatura, em alguns planejamentos escolares, ainda é estudada como uma disciplina à parte, como se tivesse pouca ou nenhuma relação com a Língua Portuguesa. Em muitos casos, o que se propõem é uma lista de informações sobre a literatura: nomes de autores, obras e cronologias de movimentos literários; resumos de romances e estudos estruturais de poemas. A leitura, a fruição, a experiência efetiva com o texto literário fica relegada a um segundo plano.
Leite (2007) aponta que tradicionalmente a escola utiliza uma noção de literatura que conjuga três papéis distintos: a literatura como instituição nacional; a literatura como disciplina escolar que se confunde com a história literária; a literatura como cada texto consagrado pela crítica como sendo literário. Entretanto, sugere que a literatura deve ser tomada como “[...].
De fato, a literatura é muitas vezes ensinada de maneira fragmentada e idealizada, com foco em grandes autores e suas obras. No entanto, existem muitos outros autores e gêneros literários que merecem atenção e estudo. Além disso, a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para entender a história, a cultura e a sociedade de um povo.
Atualmente, houve uma mudança na Base Nacional Comum Curricular, na nova estrutura, as disciplinas cursadas no ensino médio serão divididas em 2 partes: uma que será comum e obrigatória a todas as escolas e outra que será flexível. A disciplina de Língua Portuguesa é obrigatória, dentro dela o professor deve abordar gramática, literatura e redação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS 
escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
LEITE, Lígia Chiappini de Moraes. Gramática e literatura: desencontros e esperanças. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 17-25.

Continue navegando