Buscar

Unidade III interdiciplinaridade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo III- Matemática e suas Tecnologias: Interfaces com outras Áreas de Conhecimento.
Interdisciplinaridade entre as disciplinas
Com tantos avanços na área da educação, já não é justificável professores trabalharem com seus alunos todo o conteúdo da sua disciplina individual. Seguindo este pensamento, logo se percebe que a matemática não necessariamente precisa se resumir em apenas números e gráficos, e que juntamente com ela podemos trabalhar vários conteúdos. Porém essa diversidade é pouco trabalhada nas escolas, sendo que é uma das formas que tem de atrair os alunos que muitas das vezes se demonstram desinteressados em sala de aula.
Diante de tal fato, nota-se que é de extrema importância a interdisciplinaridade entre as disciplinas, pois, essa forma de interação entre as disciplinas e os sujeitos das ações faz com que busquem a totalidade do conhecimento, deixando de lado as divisões disciplinares, partindo para um trabalho coletivo e reflexivo, em busca de respostas para seus questionamentos.
 Para que haja uma boa interdisciplinaridade e que está seja interessante, os professores devem analisar o ambiente em que o aluno está inserido, buscando trazer conteúdos que sejam relevantes para o seu dia a dia, fazendo uma ligação entre estes. E nesse momento ocorre o que Moreno (1993) denomina de Processo de Ensino e Aprendizagem, quando o processo de aprender e ensinar se entrelaçam, possibilitando interação entre professores e alunos.
A interdisciplinaridade na matemática pode ser trabalhada pelos professores da seguinte forma, relacionar os conteúdos com os eventos da escola, como por exemplo, uma feira de ciências, semana do trânsito, entres outros. Permitindo assim, que os alunos apliquem seus conhecimentos matemáticos nos seus próprios projetos.
Na semana do trânsito por exemplo, além de trazer aprendizagem e conscientização para os alunos em relação ao trânsito, ainda se expande um leque de possibilidades para trabalhar a interdisciplinaridade: com a matemática os dados de aumento ou queda de acidentes transformados em gráficos; com a ciências ou física relacionar os primeiros socorros, a importância do uso do cinto bem como proteger áreas do nosso corpo num impacto; com geografia fazer um estudo geográfico das estradas onde ocorre o maior e o menor índice de acidentes, e assim por diante.
Ao final desse projeto consequentemente teremos alunos mais empolgados e entusiasmados, e provavelmente com índice de participações diretas. A comunicação entre as disciplinas gera aulas ricas em conteúdo, atrativas e divertidas. Com isso se tem uma participação mais efetiva do aluno
.
Referências:
Moreno, A. (1993). Wittgenstein – Através das Imagens. Editora da Unicamp.

Outros materiais