Buscar

Relatório de Aula Prática: Antibióticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de aula prática
Elaborado por: ALESSANDRA ALEXANDRINO DA CUNHA 
Título: ANTIBIOGRAMA
Data: 18/04/2023
1 OBJETIVOS 
O objetivo da prática foi verificar os procedimentos realizados no laboratório de microbiologia para realização do antibiograma, sendo possível realizar e visualizar detalhadamente cada etapa para realização do exame.
2 METODOLOGIA
A metodologia de Kirby e Bauer para antibiograma é a mais difundida e utilizada até hoje na rotina de análises clínicas, devido a sua praticidade de execução, baixo custo e confiabilidade de seus resultados. Apesar de sua relativa simplicidade de execução, a técnica de Kirby e Bauer exige que as instruções sejam seguidas rigorosamente de forma que os resultados obtidos correspondam à realidade e possam ser comparados com as tabelas internacionais. (Laborclin, 2011)
Na prática a metodologia utilizada foi a disco-difusão de Kirby e Bauer e a técnica de semeadura utilizada foi a semeadura por espalhamento, cujo objetivo está ligado ao crescimento confluente das bactérias para contagem das mesmas.A semeadura por espalhamento (spread-plate) consiste em um pequeno volume da suspensão microbiana diluída (0,1 mL) contendo cerca de 30 a 300 células é transferido para o centro de uma placa de Agar e espalhado igualmente sobre a superfície com uma alça de Drigalski. As células dispersas desenvolvem-se em colônias isoladas e uma vez que o número de colônias deve ser igual ao número de organismos viáveis em uma amostra, podem-se usar as placas semeadas para contar a população microbiana. (Jawetz, 2014)
3	RESULTADOS E DISCUSSÃO
	Inicialmente, os discentes foram divididos em equipe para realização das atividades. As placas de Petri já semeada com cultura realizada pelos alunos foram retiradas da geladeira para iniciar o procedimento.
Em seguida, flambou a alça bacteriológica no Bico de Bünsen e realizou a coleta do inóculo bacteriano na placa contendo cultura. Após o procedimento inicial, com a alça contendo a colônia coletada, foi preparada a suspensão em tubo com solução salina (NaCl á 0,85%). De acordo com a literatura, deve agitar a suspensão ate obter turvação compatível com grau 0,5 na escala Mac Farland. Em contrapartida, utilizou o tubo com grau 1,0 na escala como parâmetro para obter turvação. Após o uso dos materiais (tubo e alça), os mesmos foram flambados e guardados.
Após comparação de turvação, um swab foi embebido na suspensão e em seguida comprimido na parede do tubo para retirada do excesso. Logo adiante realizou a semeadura na placa contendo Agar Mueller Hinton utilizando o swab por espalhamento. Foi recomendado que semeasse bem toda a placa, abrangendo principalmente a superfície.
Depois de realizar a semeadura por espalhamento da suspensão bacteriana, cada componente com auxílio do piloto marcou com um ponto o local para inserção dos discos, sempre respeitando um espaço mínimo para não haver possíveis choques na formação dos halos. Logo após, foi flambada uma pinça e com o auxílio dela aplicou cinco discos de antibióticos distintos na placa, exercendo uma leve pressão com a pinça para facilitar adesão, evitando inserção dos discos nas extremidades da placa para evitar a inviabilização da formação dos halos inibitórios.
Após uma semana de realização dos procedimentos técnicos, foi possível retornar ao laboratório para visualizar os resultados obtidos. No geral, o resultado tende para o negativo visto que, das três placas que foi aplicada a técnica apenas uma apresentou a formação dos halos inibitórios nítidos
4	CONCLUSÃO
	O antibiograma tem grande importância na microbiologia clínica sendo um exame de grande utilidade e a metodologia aplicada para execução das atividades (Disco-Difusão de Kirby e Bauer) é a técnica mais aplicada para realização, que na prática também foi utilizada. A prática possibilitou a percepção por parte dos discentes como o exame é realizado e as respectivas interpretações dos resultados. Apesar dos entraves na semeadura gerando desfalques em alguns dos resultados, pode inferir que o conteúdo foi bem absorvido e compreendido pelos alunos que conseguiram associar o que foi abordado em sala de aula com o proposto na prática.
REFERÊNCIAS
 ANTIBIOGRAMA. 2007. Disponível em:
<http://www.ibaconline.com.br/jornada/pdf/INH_NT1_UE4_LINK2.pdf>. Acesso em: 28 de out. de 2018.
Manual para Antibiograma – Difusão em Disco. 2011. Disponível em: <http://www.interlabdist.com.br/dados/noticias/pdf_190.pdf >. Acesso em: 16 de out. de 2018.
BROOKS, Geo. F. et al. Microbiologia médica de Jawetz, Melnick e
Adelberg. 26. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

Outros materiais