Buscar

Cópia de Cópia de DESENVOLVIEMNTO MOTOR PAPEL DOS JOGOS E BRICADEIRAS

Prévia do material em texto

Módulo 53/2021 
DESENVOLVIMENTO MOTOR: O PAPEL DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS
Jeferson Rodrigues Ramalho.
RESUMO
Nesta trabalho abordaremos questões sobre a coordenação motora das crianças com foco voltado aos jogos e brincadeiras, onde será enfatizado o grau de dificuldade e desenvolvimento na realização das atividades . 
Palavras-chave: jogos. Brincadeiras..coordenação motora
 	
1 INTRODUÇÃO
A brincadeira estimula sua criatividade, imaginação pois estimula a criança a interagir com o meio inserido criando desafios e alternativas de solução explorando a capacidade crítico-pensativa da criança , transformando o contexto social em um ambiente de livre exploração de recursos ilimitados.
As crianças reagem com estímulos a essas brincadeiras cada qual a sua maneira por isso é necessária a presença de um docente na aprendizagem pois a maneira como ela reage pode apresentar características, traumas ou ate mesmo dificuldades de interação com outros indivíduos.
Já os jogos são mantidos como atividade de coordenação motora e convivência entre ambos além do estabelecimento de vínculos entre professor e criança, além da exploração dos ambientes físicos do âmbito escolar e o reconhecimento ético da criança como ser .
2 REFLEXÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR 
:
· O conceito de jogos e brincadeiras;
‘’Os jogos, as brincadeiras têm uma importância significativa para a educação infantil, pois é um meio de alcançarmos de forma pedagógica o desenvolvimento motor e a aprendizagem das crianças. Essas práticas fazem parte do mundo da criança e para elas a brincadeira é um meio de compreensão da realidade’’.
 (GARANHANI, 2006)
Através de jogos e brincadeiras a criança assume diversos papéis sociais , preve problemas, busca melhorias no desempenho motor corporal e realiza situações com seu imaginário através do seu pensamento.
· Qual é o papel dos jogos e brincadeiras nas aulas de educação física
Trazer o aluno através de seu imaginário ao mundo de fantasia, mas também com a convivência saber lidar com frustações ,e se concentrar no que esta a sua volta.
O jogo e as brincadeiras são aspectos fundamentais no desenvolvimento motor das crianças. Ao jogar, a criança, estimula a curiosidade e aprende a ter confiança. Aprende a conviver em grupo e a lidar com frustrações, aperfeiçoa a concentração e a atenção no que está a passar à sua volta. Brincar é fundamental para a saúde física, emocional e intelectual da criança (KISHIMOTO, 2007)..
· O que é desenvolvimento motor, quais as fases e estágios;
De 0 a 1 ano de idade, os movimentos são involuntários, pois esta é a fase dos movimentos reflexos que são a base para as fases do desenvolvimento motor. A partir da atividade de reflexos, o bebê adquire informações sobre o ambiente, sendo que esses movimentos involuntários exercem um papel importante para a sobrevivência da criança. Os estágios dessa fase são de codificação de informação de 0 a 4 meses e de decodificação de informações 4 meses a 1 ano (GALLAHUE; OZMUN, 2005).
Nessa fase o a criança reconhece o ambiente geral e começa a interagir por meio das percepções através de reflexos.
De 0 a 2 anos de idade, os movimentos reflexos e rudimentares representam as formas básicas de movimentos voluntários que são necessários para sobrevivência. Os movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos são importantes para que as crianças comecem a obter o controle da cabeça, do pescoço e dos músculos do tronco, pois inicia a arrastar-se, engatinhar e caminhar (GALLAHUE; DONNELLY, 2008).
Nessa fase a criança expressa através de gestos suas vontades e opiniões.
A fase rudimentar de desenvolvimento motor pode ser dividida em dois estágios, que representam ordens superiores de controle motor. O estágio de inibição de reflexos de 0 a 1 ano e o estágio de pré-controle de 1 a 2 anos (GALLAHUE; OZMUN, 2005).
No início dos 3 anos de vida, as crianças passam a dominar as habilidades motoras desenvolvidas na primeira infância,as habilidades motoras formam a base sobre a qual cada criança desenvolve ou refina os padrões motores fundamentais do início da infância. (Gallahue e Donnelly.2008)
Até os 3 anos de idade ela já desenvolve uma coordenação motora regular pulando, brincando, e realizando atividades como pegar os brinquedos do chão e até mesmo aprender a conviver com outras crianças.
De 3 a 7 anos de idade, a criança desenvolve as "habilidades motoras fundamentais" que são de extrema importância para a realização de movimentos especializados.
Nessa fase a criança desenvolve sua coordenação motora pois ela já realiza movimentos repetitivos como pegar,soltar,pular entre outros, além de já entender e acatar ordens, também se pode iniciar nessa fase o ensino da transmissão do conhecimento passado nas escolas para que a criança se torne mais independente dos pais através do convívio no ambiente escolar..
Esta fase representa um período no qual as crianças estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos. Os padrões de movimento fundamentais são padrões observáveis básicos de comportamento como, por exemplo: correr, saltar, arremessar, receber, dentre outras. Essa fase é constituída pelo estágio inicial de 2 a 3 anos, estágio elementar de 4 a 5 anos e pelo estágio maduro de 6 a 7 anos (GALLAHUE; OZMUN, 2005).
Nessa fase a criança começa a descoberta de suas capacidades intelectuais e motoras experimentando novos desafios como ajudar os pais na limpeza de casa, tentar fazer o dever de casa sozinho ,buscar soluções devido a curiosidade existente dessa fase e etc.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como foi dito no trabalho, as brincadeiras auxiliam na coordenação motora das crianças pois através das brincadeiras a riança consegue perceber quais são os obstáculos , frustações e papéis dela . No imaginário de uma criança , ela cria expectativas, sonhos, e é capaz de conviver com outras pessoas pelos vínculos estabelecidos durante as brincadeiras e jogos, aproveitando assim para fazer novos amigos e reconhecer o ambiente escolar inserido.
Conclui-se que toda criança possui limitações mas todas com esforço são capazes de realizar diversas atividades mas isso depende do estágio e da fase em que se encontra pois o professor deve avaliar de acordo com esses critérios para saber se a criança esta se desenvolvendo ou não .
4 REFERÊNCIAS
https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/10768/1/21339820.pdf,Jogos e Brincadeiras e o Desenvolvimento Motor na Educação Infantil
	CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA CORREÇÃO DO 
ARTIGO ESTÁGIO II
Valor: 5,0 (cinco pontos)
	Por gentileza, peço que verifique os apontamentos realizados na sua atividade de estudo.
	CRITÉRIO
	
	Sua nota
	Formatação: fonte, tamanho da fonte, utilização do modelo disponibilizado. 
	0,5
	
	Conteúdo: Equilíbrio entre o tema proposto e o desenvolvimento do texto.
	1,0
	
	Resumo e palavras-chave: apresentar concisamente todos os pontos relevantes do texto e em seguida as palavras-chave que expressam os principais termos do texto; 
	0,5
	
	Introdução: apresentar o tema, o objetivo, o problema e a justificativa do texto que será desenvolvido em forma de texto coeso e coerente. 
	0,5
	
	Fundamentação Teórica (Desenvolvimento): apresentar citações diretas e indiretas que dê subsídios ao desenvolvimento do texto, intercalando com parágrafos escritos com suas palavras; uso de 4 autores diferentes; 
	1,0
	
	Considerações finais: finalização das principais ideias apresentadas no decorrer do texto e o seu posicionamento a respeito do assunto abordado (não use primeira pessoa do singular).
	0,5
	
	Referências: apresentar todos os materiais (livros, artigos científicos, documentos oficiais) utilizados na pesquisa citados no seu artigo, utilizando as Normas da ABNT. 
	0,5
	
	Clareza e coerência na linguagem: utilização da norma padrão culta da Língua Portuguesa, ortografia, concordância verbal e nominal, vocabulário. 
	0,5
	
	Total
	5,0

Continue navegando

Outros materiais