Buscar

2 2 - Neurofarmacologia transtornos de ansiedadeFerramenta externa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neurofarmacologia: transtornos de ansiedade
Desafio
Há dois anos, Joana, uma estudante de 23 anos, foi assaltada no percurso entre sua casa e a faculdade. Oito meses atrás, ela procurou auxílio médico, pois vinha apresentando episódios de transtorno de estresse pós-traumático. O médico aconselhou-a fazer psicoterapia, prescreveu alprazolam e solicitou que ela retornasse 30 dias após para avaliação. Porém, a paciente continuou usando o medicamento prescrito e retornou ao médico somente seis meses após a primeira consulta. Após avaliação, o médico verificou que a paciente estava estabilizada e suspendeu a medicação. Em torno de 24 a 36 horas após a suspensão de uso, Joana começou a apresentar sintomas de ansiedade, tremores e convulsões.
a) Qual o diagnóstico para os sinais e sintomas que a paciente passou a apresentar após a suspensão do uso do alprazolam?
b) Qual é o mecanismo celular de ação dessa classe de medicamentos?
c) Quais os efeitos adversos e as precauções relacionadas ao uso dessa classe de medicamentos?
Padrão de resposta esperado
a) A paciente desenvolveu sinais e sintomas de abstinência devido à retirada abrupta do benzodiazepínico alprazolam.
b) O alprazolam se liga a um local distinto do receptor benzodiazepínico no complexo do canal de ácido γ-aminobutírico (GABA)-cloreto, aumentando alostericamente a afinidade e a frequência de interações GABA com receptores neuronais GABAA.
c) Os benzodiazepínicos causam sonolência, prejudicam o desempenho cognitivo e a memória e afetam o controle motor. Devido a esses efeitos adversos, recomenda-se que o paciente faça uso ao deitar-se. As precauções estão relacionadas à dose administrada e ao tempo de uso, pois tais medicamentos apresentam potencial de abuso e dependência. Também não devem ser usados em gestantes e mães que estejam amamentando.
Exercícios
1. Um homem de 41 anos está apresentando sintomas de ansiedade generalizada devido a preocupações de trabalho. Ele recebe um benzodiazepínico, o qual melhora o quadro de ansiedade através de um mecanismo celular que atua através de qual das seguintes opções?
B. Liga-se aos receptores GABAA.
Os benzodiazepínicos ligam-se a receptores GABAA aumentando o influxo de cloreto e diminuindo a estimulação dos neurônios por neurotransmissores excitatórios.
2. Os benzodiazepínicos constituem uma das classes farmacológicas mais amplamente utilizadas como ansiolíticos. Qual das seguintes afirmativas está correta?
D. Todos os benzodiazepínicos apresentam algum efeito sedativo.
Todos os benzodiazepínicos apresentam efeito sedativo, dependendo da dose administrada.
3. Um idoso de 72 anos é diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada. Qual das seguintes opções é uma contraindicação para o tratamento desse paciente com um benzodiazepínico?
E. Apneia do sono.
A apneia do sono é uma condição dos tecidos moles relaxados da faringe posterior, que obstrui as vias respiratórias durante o sono. Os benzodiazepínicos possuem atividades relaxantes musculares e são contraindicados nesses pacientes, porque é possível ocorrer apneia grave e morte.
4. Os transtornos de ansiedade acometem cerca de 10% da população, e uma variedade de fármacos proporciona efeitos ansiolíticos. Com relação as ações farmacológicas das diferentes classes de fármacos usados no tratamento dos transtornos de ansiedade, qual das afirmações abaixo é correta? 
E. Antidepressivos, ISRSs e IRSNs constituem tratamento de primeira linha para a maioria dos tipos de transtornos de ansiedade, exceto quando é necessário na clínica um efeito ansiolítico agudo.
ISRSs e IRSNs constituem fármacos de primeira escolha no tratamento de transtornos de ansiedade (como transtorno de ansiedade generalizada, fobias sociais, transtorno obsessivo-compulsivo), mas suas atividades ansiolíticas manifestam-se somente após o tratamento crônico.
5. Sr. João, um motorista de taxi de 51 anos queixa-se de ver aranhas gigantes no quarto do hospital. Ele está trêmulo e agitado, é hipertenso e admite ser usuário de álcool há muitos anos, mas informou que faz cinco dias que não ingere nenhum tipo de bebida alcoólica. De acordo com avaliação do paciente, baseando-se em seu histórico de consumo de álcool e sintomas que vem apresentando, é consenso que ele está apresentando síndrome de abstinência ao álcool e foi-lhe prescrito diazepam (20 mg/dia por via oral). No entanto, o médico alertou que ele ingerisse o medicamento somente ao se deitar pois devido ao tratamento com o diazepam ele poderia se acidentar durante o trabalho. Qual das seguintes afirmativas é a principal razão para a recomendação do médico ao Sr. João?
C. Sedação
Os efeitos sedativos dos benzodiazepínicos podem ser úteis para acalmar o paciente durante a crise aguda de agitação e pesadelos referentes a abstinência ao álcool, mas, no dia a dia, pode interferir nas atividades laborais do indivíduo, como por exemplo o ato de dirigir.

Continue navegando