Buscar

3 2 - Neurofarmacologia hipnóticos e sedativosFerramenta externa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neurofarmacologia: hipnóticos e sedativos
Desafio
Uma jovem de 24 anos é levada ao serviço de emergência por ambulância devido a uma tentativa de suicídio. O namorado da paciente relata que, depois de um passeio, houve uma discussão entre eles; logo após, ela o chamou dizendo que havia tomado muitas pílulas para dormir. Durante o exame, ela está hemodinamicamente estável e não tem déficits neurológicos focais; encontra-se letárgica, mas geme e move todas as extremidades sob estímulos dolorosos. Sua pressão arterial é de 110/70 mmHg, a frequência cardíaca é de 80 bpm e a saturação de oxigênio é de 99%. Suas pupilas têm tamanho normal e são reativas à luz. Seus reflexos tendíneos profundos estão normais bilateralmente. Na unidade de serviço de emergência, a paciente recebeu um bólus intravenoso de dextrose e uma ampola de naloxona, mas não manifestou resposta e permaneceu no mesmo quadro clínico. Seu namorado trouxe o vidro do medicamento usado, em que se lê “lorazepam”.
a) Qual é o perigo, os sinais e sintomas de uma dosagem excessiva com essa classe de medicamentos?
b) Qual é o mecanismo celular de ação do lorazepam?
c) Que agente farmacológico pode ser usado para tratar essa paciente? Qual é seu mecanismo de ação e via de administração?
Padrão de resposta esperado
a) O lorazepam é um benzodiazepínico que pertence a uma classe de fármacos conhecidos como sedativo-hipnóticos. Tais substâncias podem deprimir a atividade do SNC, desencadeando sedação excessiva e depressão respiratória. A superdosagem de benzodiazepínico raramente é fatal, mas uma overdose de benzodiazepínico, em particular na presença de outro depressor do SNC, como o álcool, pode causar sedação, depressão respiratória, coma e morte.
b) O lorazepam liga-se a um local distinto do receptor benzodiazepínico no complexo do canal de ácido γ-aminobutírico (GABA)-cloreto, aumentando alostericamente a afinidade e a frequência de interações GABA com receptores neuronais GABAA (ver figura a seguir).
c) O flumazenil é um antídoto específico utilizado clinicamente para reverter os sintomas de superdosagem de benzodiazepínicos. Atua como um antagonista competitivo nos receptores benzodiazepínicos (ver figura). O flumazenil é administrado por via intravenosa com início em torno de dois minutos após a administração.
1. As afirmações abaixo correspondem às vantagens de fármacos sedativo-hipnóticos, exceto:
C. c) Os hipnóticos chamados de "compostos Z" (zopiclona, zolpidem, eszopiclona), em função de maior seletividade pelos receptores GABAA, apresentam melhor atividade sedativo-hipnótica, anticonvulsivante e miorrelaxante muscular quando comparados aos benzodiazepínicos.
Apesar de maior seletividade pelos receptores GABAA e menor potencial para induzir dependência e uso abusivo, os hipnóticos Z não têm atividade anticonvulsivante e relaxante muscular.
2. Os benzodiazepínicos constituem uma das classes farmacológicas mais amplamente utilizadas como sedativos e hipnóticos. Qual das seguintes afirmativas está correta?
D. d) Todos os benzodiazepínicos apresentam algum efeito sedativo.
Todos os benzodiazepínicos apresentam efeito sedativo, dependendo da dose administrada.
3. Qual dos seguintes fármacos é um hipnótico de ação curta?
D. d) Triazolam.
O triazolam é um hipnótico de ação curta usado no tratamento da insônia.
4. Com relação aos fármacos sedativo-hipnóticos com propriedades anticonvulsivantes, qual das seguintes afirmativas está correta?
D. d) O fenobarbital causa depressão respiratória, que é potencializada pela ingestão concomitante de álcool.
O uso concomitante de fenobarbital e álcool é uma associação letal, podendo causar depressão respiratória e morte.
5. Uma mulher de 34 anos sofre de insônia. Qual das seguintes opções é uma contraindicação para o tratamento com um benzodiazepínico?
D. d) Apneia do sono.
A apneia do sono é uma condição dos tecidos moles relaxados da faringe posterior, que obstrui as vias respiratórias durante o sono. Os benzodiazepínicos têm atividades relaxantes musculares e são contraindicados nesses pacientes, pois pode ocorrer apneia grave, levando à morte.

Continue navegando