Buscar

Andressa Lima da Silva Matos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Andressa Lima da Silva Matos
	RGM: 27564860
A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil 
O estágio é um dos momentos importantes para a formação do professor de educação infantil, já que possibilita o conhecimento das práticas pedagógica. Nesse sentido, podemos destacar que nesse período é onde temos a aproximação com a realidade profissional docente, como aprendizagem de novas práticas em sala de aula, desenvolvidas através do acompanhamento e participação vivenciada no dia a dia em sala de aula. 
Paralelo a isso, é significativo, pontuar o comentário da pedagoga Jane Soares de Almeida em uma entrevista para a revista ANDE, na qual traz a ideia de que no estágio é o momento em que ocorre o primeiro contato com a realidade escolar, na qual deve nos levar à reflexão sobre a formação que estamos recebendo. Este deve ser um momento de análise sobre a mediação da teoria e da prática, visando enriquecer a prática docente e torná-la significativa para os alunos, e assim oportunizar o fortalecimento da educação. Desta forma, o estágio é bastante marcante para a aprendizagem da prática profissional, porque durante esse período o universitário pode colocar em prática todo o conhecimento teórico que obteve durante a graduação. 
Além disso, os estudantes de pedagogia aprendem a desenvolver atividades que proporcionam uma experiência de aprendizagem na qual, práticas e situações são repassadas para poderem desenvolver habilidades e competência em seu campo de atividades escolhidas. Outro ponto relevante de pontuarmos, é que a formação também permite que os alunos entendam e compreendam essa realidade, o que está sendo feito e o que não está sendo feito em relação à rotina vivenciada no ambiente escolar.
Conclui-se então que o estágio é fundamental para a formação do professor, pois permite a real compreensão do que faz um regente de sala de aula no dia a dia e dentro de sua especialização, aliar a teoria aprendida na graduação com a prática escolar.
REFERÊNCIAS
(FRANÇA, 2005, p. 03). PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática, 1995 p.71. acessado em: 22/10/2022.
ALMEIDA, J. D. Estágio Supervisionado em prática de Ensino – relevância para a
formação ou mera atividade curricular? Revista ANDE, São Paulo: Cortez, ano 13, nº
20, p. 39-42, 1994. Acessado em: 22/10/2022.

Continue navegando