Buscar

Avaliação II - Individual Análise de Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual o tamanho ideal de um projeto? Isso depende de vários elementos, mas a viabilidade deste dependerá de fatores externos como internos, tais como condições do mercado, da economia e dos recursos financeiros disponíveis. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O tamanho potencial do projeto fica em função da capacidade de absorção do mercado dentro da estrutura financeira para levantar os recursos necessários, isto é, viabilidade de mercado e financeira. ( ) O potencial mínimo de produção de um projeto fica em função das condições de economia de escala dos processos de produção desenhados na engenharia do projeto, permitindo uma margem operativa minima para gerar resultados econômicos. ( ) O tamanho potencial do projeto possui vínculo com as condições financeiras disponíveis para levantar fundos em função do resultado econômico desejado. O mercado sempre consegue absorver maiores volumes de produção, assim, o condicional do tamanho é financeiro. ( ) O tamanho mínimo é condicionado por uma série de fatores, entre eles um volume mínimo de produção que permita diluir os custos fixos recorrentes dos investimentos do projeto e um adequado resultado econômico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
V - V - F - V.
C
F - V - V - F.
D
V - F - F - V.
O orçamento dos investimentos necessários em infraestrutura e equipamento (ativo fixo) deve ser o mais detalhado e fundamentado possível, pois deste depende o sucesso da execução dos processos produtivos do projeto. Nesse contexto, é fundamental ter um controle na gestão do capital a ser investido. Considerando isso, assinale a alternativa CORRETA:
A
O detalhamento dos processos de engenharia está vinculado ao plano de investimento, pois, dependendo da qualidade do capital, poder-se-á definir o fluxo operativo do projeto.
B
Um dos fatores de sucesso é ter um referente do que deve ser gasto, em função do tempo e detalhamento do que será executado no plano de investimento.
C
Os tempos e os detalhes de investimento ficam em função da capacidade financeira de levantar recursos; assim, a análise da engenharia só poderá ser feita depois de efetuar os investimentos.
D
Um dos fatores de sucesso do capital a ser investido é ter valores referenciais do que deve ser comprado ao menor preço de compra possível, independentemente da engenharia desenhada.
O estudo de mercado é a base para determinar a base operacional de um projeto de empreendimento. Dados do mercado em questão devem estar bem fundamentos para serem o mais próximos possível da realidade dos cenários projetados. Com base nisso, observe as seguintes afirmações: I- Deve-se projetar o que, quanto e para quem produzir em função da capacidade produtiva do potencial projeto. II- Deve-se definir onde produzir em função da localização e a logística de onde estão as fontes de recursos financeiros. III- Deve-se definir como produzir, levando em consideração processos industriais (engenharia da produção) e a capacidade de terceirizar em função do potencial de vendas. IV- Deve-se definir quanto produzir, para assim tomar a decisão do potencial tamanho do projeto e, desse modo, sua estrutura orçamentária. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
O investimento em capital de giro dos projetos em empreendimentos visa provisionar recursos para as operações, ou seja, recursos para o ciclo operacional. Esse ciclo operacional é definido por meio da análise dos processos de produção, pelas políticas de vendas (exemplo: definir o prazo de pagamento das vendas) e pelo gestor do projeto. Sobre o ciclo operacional e financeiro, analise as seguintes sentenças: I- O ciclo financeiro define-se somando o prazo médio de estoques (PME) + o prazo médio de contas a receber (PMR). II- O PME define o prazo médio do estoques que visam manter o fluxo contínuo da produção. III- O PMR define o prazo médio das contas a receber, definido conforme as políticas de vendas. IV- O PMP define o prazo médio de pagamento das compras aos fornecedores, que visam manter os estoques de matérias-primas e insumos necessários à produção. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
O planejamento operacional é feito por meio de cronogramas de atividades e tempos de execução em função dos objetivos e metas do projeto. Assim, sem esse planejamento prévio, a parte da execução operacional e definição de recursos a serem usados serão mal feitos, correndo o risco de ter problemas de tempos, qualidade e excesso de custos. Sobre a análise de custos do projeto, assinale a alternativa CORRETA:
A
É por meio do conhecimento prévio dos bens de capital (ativos fixos produtivos) a serem adquiridos que o gestor do projeto poderá identificar a engenheira ideal de processos que possa se encaixar com esses bens produtivos, e assim determinar a estruturara de custos do projeto.
B
Antes de iniciar o fluxo de processos e seus custos respectivos, é necessário identificar os bens de capital produtivos (ativos fixos) que a empresa possui e que possam ser usados no projeto. Conhecendo a disponibilidade desses recursos, é viável fazer a estrutura de custos.
C
A análise de custos deve levar em consideração o conhecimento prévio do gestor sobre os custos da empresa. Ele será o responsável por identificar os custos reais à medida que vai se executando o projeto.
D
A análise de custos consegue determinar as bases para analisar o potencial da recompensa do projeto, mas para isso acontecer, deve ser feito, antes de tudo, a identificação da estrutura de custos do projeto.
Uma das maneiras para projetar o preço de venda dos produtos a serem desenvolvidos em um empreendimento é por meio do Mark-up, palavra que em português quer dizer literalmente marcar para cima. Neste caso, marcar para cima dos custos. Sobre esse procedimento para marcar os preços de venda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Mark-up está baseado nas perspectivas de vendas. Assim, poder-se-á determinar um referente de preços de venda em um projeto. ( ) Por meio do Mark-up, aplica-se uma taxa de marcação de gastos e lucros referenciais sobre o custo do produto e/ou serviço. ( ) Na marcação para cima dos custos, deve-se considerar: custos de produção, impostos sobre a venda, despesas financeiras, margem de lucro desejado, entre outros. ( ) Na marcação para cima dos custos, deve-se considerar: impostos sobre a venda, comissões e despesas de vendas, despesas administrativas e financeiras, margem de lucro desejado, entre outros. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
F - F - V - V.
C
F - V - F - V.
D
V - F - V - F.
Nas atividades operacionais, os gastos que servem de ajuda são considerados despesas, os essenciais custos. As atividades operacionais são fundamentais para a dinâmica de qualquer tipo de gestão. Sobre os consumos de recursos a serem definidos como despesas, analise as sentenças a seguir: I- A folha de pagamento do serviço de segurança da fábrica e de seus equipamentos. II- A folha de pagamento dos líderes que supervisam os processos de transformação da fábrica. III- O desgaste dos bens que fazem parte dos processos de transformação. IV- A depreciação dos bens que servem para executar os sistemas de informação dos processos de produção e sua integração à gestão da empresa. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
Quando houver necessidade de escolher a melhor localização para um empreendimento, é necessário pensar otimização de recursos, logística e facilidade de distribuição. Para uma escolha efetiva, e logísticaadequada, podemos dividir a análise da localização entre macrolocalização e microlocalização. Sobre a microlocalização, analise as sentenças a seguir: I- Os detalhes do local fazem parte da determinação da microlocalização do projeto, detalhes que devem levar em consideração questões como o volume e as características de águas residuais. II- Faz parte do detalhe da microlocalização a disponibilidade dos insumos. Assim, em muitas ocasiões, uma localização próxima de sua origem pode ser uma boa escolha. III- O estudo do impacto de poluição sonora de processos industriais e a revisão das regulamentações da zona industrial fazem parte dos detalhes da análise da microlocalização. IV- Muitas vezes, a localização fica em função da disponibilidade e nível profissional dos Recursos Humanos. Nesse sentido, é importante pesquisar os níveis de competência da mão de obra da localização próxima. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
Uma empresa está almejando obter o preço de venda em função dos custos, despesas e demais elementos que fazem parte da estrutura do preço de seu novo empreendimento, objetivando aumentar a participação nos seus mercados diferenciados. Para isso, a equipe de projetos apresentou os dados apresentados no quadro a seguir. Baseando-se nesses valores e nos custos por unidade, mark-up e preço de venda do produto, analise as sentenças a seguir: I- O preço de venda é de R$ 269,95. II- O custo por unidade é de R$ 159, sendo que seu mark-up é de 58,90%. III- O custo por unidade é de R$ 118,00, sendo que seu mark-up é de 73,69%. IV- O preço de venda é de R$ 386,86. V- O preço de venda é de R$ 448,50. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças II e V estão corretas.
C
As sentenças III e V estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
Uma vez definidas as necessidades do projeto e a sua estrutura, é necessário analisar escolhas de localização ideal deste. Dependendo desta escolha, poder-se-á ter uma maior eficiência logística e, portanto, uma melhor produtividade. Sobre uma boa escolha da localização, assinale a alternativa CORRETA:
A
Há a necessidade de vincular questões financeiras e ambientais para se escolher uma boa localização.
B
Uma boa localização depende das oportunidades empresarias que a empresa possa ter para definir potencialidades.
C
Uma boa localização depende de vários elementos a serem analisados em função do estudo do mercado, ou de uma necessidade específica operativa a ser aprimorada.
D
Há a necessidade de fazer uma análise das oportunidades de desenvolvimento empresarial da organização para se determinar uma localização ideal.

Continue navegando