Buscar

Prévia do material em texto

2 As primeiras notícias da descoberta da eletricidade remontam ao séc. VII a. C., quando Tales de Mileto (640 a 548 a.C.), um dos grandes sábios da Grécia Antiga, descobriu que, ao esfregar um pedaço de âmbar (resina fossilizado) com um pano de lã ou uma pele, adquiriu a propriedade de atrair pequenos corpos leves. Interpretando essa propriedade hoje, dizemos que o âmbar adquiriu uma carga elétrica ou que ficou carregado eletricamente.
 
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Uma haste metálica apoiada com a mão e esfregada com a pele não é carregada. No entanto, é possível carregá-la ao esfregá-la usando um cabo de vidro ou plástico, e o metal não é tocado pelas mãos ao esfregá-lo.
PORQUE
II. As cargas podem se mover livremente entre o metal e o corpo humano, que as descarregaria assim que fossem produzidas, enquanto o vidro e o plástico não permitem a circulação de cargas porque isolam eletricamente a haste metálica do corpo humano.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 A asserção I é uma proposição verdadeira, pois alguns materiais são isolantes, e outros são condutores de eletricidade; assim, o metal e o corpo humano são exemplos de condutores, e o vidro e o plástico são isolantes. A asserção II é, também, uma proposição verdadeira e justifica a asserção I, pois os condutores (metal e corpo humano) permitiriam a passagem de carga elétrica, já os isolantes (vidro e plástico) impediram tal passagem, justificando o comportamento diferenciado das cargas elétricas nos materiais.