Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO2 Legislação Civil e Processual Civil Especial para Analista Judiciário (TJ BA) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Legislação Civil e Processual Civil Especial para Analista Judiciário (TJ BA) 2023
A ação civil pública
a) não comporta ação cautelar.
b) independe da prévia instauração de inquérito civil.
c) será proposta no foro do domicílio do réu.
d) não poderá ter por objeto o cumprimento de obrigação de fazer.
e) não comporta antecipação de tutela.

A mediação de conflitos é atualmente uma abordagem metodológica de resolução de conflitos que tem como base o consenso, a autocomposição e ao mesmo tempo o distanciamento dos meios adversariais e a judicialização de controvérsias. Foi regulamentada no Brasil pela Lei no 13.140/2015. Alguns de seus princípios estão descritos como:
a) a boa-fé; a formalidade; a imparcialidade do mediador; a não confidencialidade.
b) a formalidade; a parcialidade do mediador; a isonomia entre as partes; a não confidencialidade.
c) a isonomia entre as partes; a oralidade; a informalidade; a confidencialidade.
d) a isonomia entre as partes; a boa-fé; a parcialidade do mediador; o sigilo.
e) o sigilo; a formalidade; a parcialidade do mediador; os interesses divergentes entre as partes.

Em uma cidade do Estado de Pernambuco, a concessão do serviço de transporte se tornou deficitária e desequilibrada no último biênio do contrato, instaurando uma situação de conflito entre as concessionárias, o poder público e os usuários, que passaram a ficar desatendidos. Diante de uma situação dessa natureza, as partes interessadas consideram que o meio mais adequado para a solução desse conflito não seria a judicialização.
Quanto a essa situação hipotética, é correto afirmar que:
a) a pessoa jurídica de direito público não poderá participar de mediações extrajudiciais fora do âmbito dos tribunais, pois o interesse público é indisponível e não pode ser objeto de transação;
b) a submissão do conflito à mediação extrajudicial demanda a resolução integral da questão, não podendo as partes fracionar o conflito;
c) a instauração de procedimento administrativo para a resolução consensual de conflito no âmbito da administração pública não suspende a prescrição;
d) conflitos que versem sobre o equilíbrio econômico-financeiro de contratos celebrados pela administração com particulares podem ser objeto de mediação perante as câmaras de prevenção e resolução administrativa de conflitos;
e) eventual acordo firmado entre a administração pública e o particular no âmbito das câmaras de prevenção e resolução administrativa de conflitos, ainda que envolva direitos disponíveis, demanda homologação judicial para ter força de título executivo extrajudicial, por envolver o interesse público.

De acordo com a Lei n.º 13.140/2015, os princípios que devem orientar a mediação incluem
a) a imparcialidade do mediador e a informalidade.
Certo
Errado

Quanto à mediação e conciliação, considere o seguinte:
I. Os procedimentos de conciliação e de mediação nos serviços notariais e de registro serão obrigatórios e deverão observar os requisitos previstos na Lei no 13.140/2015, no Provimento no 67, de 26 de março de 2018, da Corregedoria Nacional de Justiça, e nesse Provimento.
II. A confirmação da emissão da habilitação das delegações a que se refere o subitem 94.1, para a realização de conciliação e de mediação, poderá ser objeto de consulta exclusivamente pelo Conselho Nacional de Justiça.
III. Os conciliadores e mediadores autorizados a prestar o serviço deverão, a cada 3 (três) anos, contados da autorização, comprovar à Corregedoria Geral da Justiça e ao NUPEMEC a que estão vinculados a realização de curso de aperfeiçoamento em conciliação e em mediação.
IV. Toda e qualquer informação revelada na sessão de conciliação ou mediação será confidencial, inclusive quanto às hipóteses do art. 30 da Lei no 13.140/2015.
V. A conciliação e a mediação que envolvam direitos indisponíveis, mas transigíveis, deverão ser homologadas em Juízo, na forma do art. 725, VIII, do CPC e do art. 3o, § 2o, da Lei no 13.140/2015.
VI. Os serviços notariais e de registro optantes pela prestação do serviço manterão livro de protocolo exclusivo para recebimento de requerimentos de conciliação e de mediação.
a) III, V e VI.
b) I, II, III e V.
c) V e VI.
d) II, IV e VI.

De acordo com a Lei n.º 13.140/2015, os princípios que devem orientar a mediação incluem
a) a oralidade e a isonomia entre as partes.
Certo
Errado

Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
O mediador não poderá atuar como árbitro nem funcionar como testemunha em processos judiciais ou arbitrais pertinentes a conflito em que tenha atuado como mediador.
Certo
Errado

Considerando o disposto na Lei n.º 13.140/2015 acerca da mediação, julgue o item a seguir.
As mesmas hipóteses legais de impedimento e suspeição do juiz se aplicam ao mediador no âmbito do Poder Judiciário.
Certo
Errado

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
O mediador será sempre designado pela parte que primeiro tomar a iniciativa de buscar a solução do conflito pela mediação.
Certo
Errado

A Lei no 13.140/2015 regulamentou a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias. De acordo com o referido diploma legal,
a) a confidencialidade da mediação em relação a terceiros implica na impossibilidade de divulgação de suas informações em processo judicial, em qualquer hipótese.
b) ao mediador se aplicam as mesmas hipóteses legais de impedimento e suspeição do juiz.
c) a existência de processo judicial em curso impede que as partes se submetam à mediação.
d) o início do procedimento de mediação não implicará em suspensão do prazo prescricional.
e) decorrido o prazo de cento e oitenta dias, contado do término da última audiência em que atuou, o mediador poderá assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.

Considerando o disposto na Lei n.º 13.140/2015 acerca da mediação, julgue o item a seguir.
O mediador será designado pelo tribunal e não poderá ser escolhido pelas partes.
Certo
Errado

Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
Pode ser objeto de mediação o conflito que verse sobre direitos disponíveis ou sobre direitos indisponíveis que admitam transação.
Certo
Errado

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
A mediação deve ser orientada pelo princípio da publicidade.
Certo
Errado

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e as estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
Certo
Errado

Sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da Administração Pública, nos termos da Lei nº 13.140/2015, assinale a afirmativa correta.
a) Na resolução consensual de conflito no âmbito da Administração Pública, a instauração de procedimento administrativo não suspende a prescrição.
b) Não implica a renúncia tácita à prescrição nem sua interrupção ou suspensão, a formalização de resolução administrativa destinada à transação por adesão.
c) Os servidores públicos que participarem do processo de composição extrajudicial de conflito serão responsabilizados criminalmente quando agirem com dolo ou culpa.
d) Poderão ser objeto de transação por adesão, com fundamento em parecer da Controladoria-Geral da União, as controvérsias jurídicas que envolvam interesses da União.

No que tange à Lei nº 13.140/2005, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da Administração Pública, assinale a afirmativa correta.
a) O mediador, no desempenho de sua função, poderá reunir-se com as partes em conjunto, vedado ouvi-las separadamente, ainda que para facilitar o entendimento entre aquelas.
b) Para atuar como mediador judicial, é preciso deter capacidade civil e ser graduado, há pelo menos um ano, em curso de ensino superior em Direito, com capacitação em mediação.
c) Qualquer pessoa capaz poderá atuar como mediador extrajudicial, se tiver a confiança das partes, independentemente de capacitação, desde que integre conselho, entidade de classe ou associação.
d) Equipara-se a servidor público, para fins da legislação penal, tanto o mediador quanto as pessoas que o assessoram no procedimento de mediação, quando no exercício de suas funções ou em razão delas.

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
O convite para iniciar o procedimento de mediação extrajudicial deverá ser feito por meio de oficial de justiça ou notificação encaminhada pelo Cartório de Notas e Registros.
Certo
Errado

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
No desempenho de sua função, o mediador poderá reunir-se com as partes, em conjunto ou separadamente, bem como solicitar das partes as informações que entender necessárias para facilitar o entendimento entre aquelas.
Certo
Errado

Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se.
Certo
Errado

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
Na mediação extrajudicial, as partes não poderão ser assistidas por advogados ou defensores públicos.
Certo
Errado

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Legislação Civil e Processual Civil Especial para Analista Judiciário (TJ BA) 2023
A ação civil pública
a) não comporta ação cautelar.
b) independe da prévia instauração de inquérito civil.
c) será proposta no foro do domicílio do réu.
d) não poderá ter por objeto o cumprimento de obrigação de fazer.
e) não comporta antecipação de tutela.

A mediação de conflitos é atualmente uma abordagem metodológica de resolução de conflitos que tem como base o consenso, a autocomposição e ao mesmo tempo o distanciamento dos meios adversariais e a judicialização de controvérsias. Foi regulamentada no Brasil pela Lei no 13.140/2015. Alguns de seus princípios estão descritos como:
a) a boa-fé; a formalidade; a imparcialidade do mediador; a não confidencialidade.
b) a formalidade; a parcialidade do mediador; a isonomia entre as partes; a não confidencialidade.
c) a isonomia entre as partes; a oralidade; a informalidade; a confidencialidade.
d) a isonomia entre as partes; a boa-fé; a parcialidade do mediador; o sigilo.
e) o sigilo; a formalidade; a parcialidade do mediador; os interesses divergentes entre as partes.

Em uma cidade do Estado de Pernambuco, a concessão do serviço de transporte se tornou deficitária e desequilibrada no último biênio do contrato, instaurando uma situação de conflito entre as concessionárias, o poder público e os usuários, que passaram a ficar desatendidos. Diante de uma situação dessa natureza, as partes interessadas consideram que o meio mais adequado para a solução desse conflito não seria a judicialização.
Quanto a essa situação hipotética, é correto afirmar que:
a) a pessoa jurídica de direito público não poderá participar de mediações extrajudiciais fora do âmbito dos tribunais, pois o interesse público é indisponível e não pode ser objeto de transação;
b) a submissão do conflito à mediação extrajudicial demanda a resolução integral da questão, não podendo as partes fracionar o conflito;
c) a instauração de procedimento administrativo para a resolução consensual de conflito no âmbito da administração pública não suspende a prescrição;
d) conflitos que versem sobre o equilíbrio econômico-financeiro de contratos celebrados pela administração com particulares podem ser objeto de mediação perante as câmaras de prevenção e resolução administrativa de conflitos;
e) eventual acordo firmado entre a administração pública e o particular no âmbito das câmaras de prevenção e resolução administrativa de conflitos, ainda que envolva direitos disponíveis, demanda homologação judicial para ter força de título executivo extrajudicial, por envolver o interesse público.

De acordo com a Lei n.º 13.140/2015, os princípios que devem orientar a mediação incluem
a) a imparcialidade do mediador e a informalidade.
Certo
Errado

Quanto à mediação e conciliação, considere o seguinte:
I. Os procedimentos de conciliação e de mediação nos serviços notariais e de registro serão obrigatórios e deverão observar os requisitos previstos na Lei no 13.140/2015, no Provimento no 67, de 26 de março de 2018, da Corregedoria Nacional de Justiça, e nesse Provimento.
II. A confirmação da emissão da habilitação das delegações a que se refere o subitem 94.1, para a realização de conciliação e de mediação, poderá ser objeto de consulta exclusivamente pelo Conselho Nacional de Justiça.
III. Os conciliadores e mediadores autorizados a prestar o serviço deverão, a cada 3 (três) anos, contados da autorização, comprovar à Corregedoria Geral da Justiça e ao NUPEMEC a que estão vinculados a realização de curso de aperfeiçoamento em conciliação e em mediação.
IV. Toda e qualquer informação revelada na sessão de conciliação ou mediação será confidencial, inclusive quanto às hipóteses do art. 30 da Lei no 13.140/2015.
V. A conciliação e a mediação que envolvam direitos indisponíveis, mas transigíveis, deverão ser homologadas em Juízo, na forma do art. 725, VIII, do CPC e do art. 3o, § 2o, da Lei no 13.140/2015.
VI. Os serviços notariais e de registro optantes pela prestação do serviço manterão livro de protocolo exclusivo para recebimento de requerimentos de conciliação e de mediação.
a) III, V e VI.
b) I, II, III e V.
c) V e VI.
d) II, IV e VI.

De acordo com a Lei n.º 13.140/2015, os princípios que devem orientar a mediação incluem
a) a oralidade e a isonomia entre as partes.
Certo
Errado

Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
O mediador não poderá atuar como árbitro nem funcionar como testemunha em processos judiciais ou arbitrais pertinentes a conflito em que tenha atuado como mediador.
Certo
Errado

Considerando o disposto na Lei n.º 13.140/2015 acerca da mediação, julgue o item a seguir.
As mesmas hipóteses legais de impedimento e suspeição do juiz se aplicam ao mediador no âmbito do Poder Judiciário.
Certo
Errado

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
O mediador será sempre designado pela parte que primeiro tomar a iniciativa de buscar a solução do conflito pela mediação.
Certo
Errado

A Lei no 13.140/2015 regulamentou a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias. De acordo com o referido diploma legal,
a) a confidencialidade da mediação em relação a terceiros implica na impossibilidade de divulgação de suas informações em processo judicial, em qualquer hipótese.
b) ao mediador se aplicam as mesmas hipóteses legais de impedimento e suspeição do juiz.
c) a existência de processo judicial em curso impede que as partes se submetam à mediação.
d) o início do procedimento de mediação não implicará em suspensão do prazo prescricional.
e) decorrido o prazo de cento e oitenta dias, contado do término da última audiência em que atuou, o mediador poderá assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.

Considerando o disposto na Lei n.º 13.140/2015 acerca da mediação, julgue o item a seguir.
O mediador será designado pelo tribunal e não poderá ser escolhido pelas partes.
Certo
Errado

Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
Pode ser objeto de mediação o conflito que verse sobre direitos disponíveis ou sobre direitos indisponíveis que admitam transação.
Certo
Errado

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
A mediação deve ser orientada pelo princípio da publicidade.
Certo
Errado

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e as estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
Certo
Errado

Sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da Administração Pública, nos termos da Lei nº 13.140/2015, assinale a afirmativa correta.
a) Na resolução consensual de conflito no âmbito da Administração Pública, a instauração de procedimento administrativo não suspende a prescrição.
b) Não implica a renúncia tácita à prescrição nem sua interrupção ou suspensão, a formalização de resolução administrativa destinada à transação por adesão.
c) Os servidores públicos que participarem do processo de composição extrajudicial de conflito serão responsabilizados criminalmente quando agirem com dolo ou culpa.
d) Poderão ser objeto de transação por adesão, com fundamento em parecer da Controladoria-Geral da União, as controvérsias jurídicas que envolvam interesses da União.

No que tange à Lei nº 13.140/2005, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da Administração Pública, assinale a afirmativa correta.
a) O mediador, no desempenho de sua função, poderá reunir-se com as partes em conjunto, vedado ouvi-las separadamente, ainda que para facilitar o entendimento entre aquelas.
b) Para atuar como mediador judicial, é preciso deter capacidade civil e ser graduado, há pelo menos um ano, em curso de ensino superior em Direito, com capacitação em mediação.
c) Qualquer pessoa capaz poderá atuar como mediador extrajudicial, se tiver a confiança das partes, independentemente de capacitação, desde que integre conselho, entidade de classe ou associação.
d) Equipara-se a servidor público, para fins da legislação penal, tanto o mediador quanto as pessoas que o assessoram no procedimento de mediação, quando no exercício de suas funções ou em razão delas.

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
O convite para iniciar o procedimento de mediação extrajudicial deverá ser feito por meio de oficial de justiça ou notificação encaminhada pelo Cartório de Notas e Registros.
Certo
Errado

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
No desempenho de sua função, o mediador poderá reunir-se com as partes, em conjunto ou separadamente, bem como solicitar das partes as informações que entender necessárias para facilitar o entendimento entre aquelas.
Certo
Errado

Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se.
Certo
Errado

Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
Na mediação extrajudicial, as partes não poderão ser assistidas por advogados ou defensores públicos.
Certo
Errado

Prévia do material em texto

401) 
402) 
403) 
Legislação Civil e Processual Civil Especial para Analista Judiciário (TJ BA) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2enFT
Ordenação: Por Matéria
www.tecconcursos.com.br/questoes/1992424
FCC - PJus (MPE AL)/MPE AL/1ª Entrância/2012
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Da Ação Civil Pública (Lei nº
7.347/1985 e CF/1988)
A ação civil pública
a) não comporta ação cautelar.
b) independe da prévia instauração de inquérito civil.
c) será proposta no foro do domicílio do réu.
d) não poderá ter por objeto o cumprimento de obrigação de fazer.
e) não comporta antecipação de tutela.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1988132
FCC - AASDH (Pref Recife)/Pref Recife/Psicólogo/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
A mediação de conflitos é atualmente uma abordagem metodológica de resolução de conflitos que
tem como base o consenso, a autocomposição e ao mesmo tempo o distanciamento dos meios
adversariais e a judicialização de controvérsias. Foi regulamentada no Brasil pela Lei no 13.140/2015.
Alguns de seus princípios estão descritos como:
a) a boa-fé; a formalidade; a imparcialidade do mediador; a não confidencialidade.
b) a formalidade; a parcialidade do mediador; a isonomia entre as partes; a não confidencialidade.
c) a isonomia entre as partes; a oralidade; a informalidade; a confidencialidade.
d) a isonomia entre as partes; a boa-fé; a parcialidade do mediador; o sigilo.
e) o sigilo; a formalidade; a parcialidade do mediador; os interesses divergentes entre as partes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2201415
FGV - JE TJPE/TJ PE/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Em uma cidade do Estado de Pernambuco, a concessão do serviço de transporte se tornou
deficitária e desequilibrada no último biênio do contrato, instaurando uma situação de conflito entre as
concessionárias, o poder público e os usuários, que passaram a ficar desatendidos. Diante de uma
situação dessa natureza, as partes interessadas consideram que o meio mais adequado para a solução
desse conflito não seria a judicialização.
 
Quanto a essa situação hipotética, é correto afirmar que:
a) a pessoa jurídica de direito público não poderá participar de mediações extrajudiciais fora do
âmbito dos tribunais, pois o interesse público é indisponível e não pode ser objeto de transação;
b) a submissão do conflito à mediação extrajudicial demanda a resolução integral da questão, não
podendo as partes fracionar o conflito;
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2enFT
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1992424
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1988132
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2201415
404) 
405) 
c) a instauração de procedimento administrativo para a resolução consensual de conflito no âmbito
da administração pública não suspende a prescrição;
d) conflitos que versem sobre o equilíbrio econômico-financeiro de contratos celebrados pela
administração com particulares podem ser objeto de mediação perante as câmaras de prevenção e
resolução administrativa de conflitos;
e) eventual acordo firmado entre a administração pública e o particular no âmbito das câmaras de
prevenção e resolução administrativa de conflitos, ainda que envolva direitos disponíveis, demanda
homologação judicial para ter força de título executivo extrajudicial, por envolver o interesse público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2065282
CEBRASPE (CESPE) - ASoc (Pires do Rio)/Pref Pires do Rio/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
De acordo com a Lei n.º 13.140/2015, os princípios que devem orientar a mediação incluem
 
a imparcialidade do mediador e a informalidade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1925683
VUNESP - NeR (TJ SP)/TJ SP/Remoção/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Quanto à mediação e conciliação, considere o seguinte:
 
I. Os procedimentos de conciliação e de mediação nos serviços notariais e de registro serão
obrigatórios e deverão observar os requisitos previstos na Lei no 13.140/2015, no Provimento no 67,
de 26 de março de 2018, da Corregedoria Nacional de Justiça, e nesse Provimento.
 
II. A confirmação da emissão da habilitação das delegações a que se refere o subitem 94.1, para a
realização de conciliação e de mediação, poderá ser objeto de consulta exclusivamente pelo
Conselho Nacional de Justiça.
 
III. Os conciliadores e mediadores autorizados a prestar o serviço deverão, a cada 3 (três) anos,
contados da autorização, comprovar à Corregedoria Geral da Justiça e ao NUPEMEC a que estão
vinculados a realização de curso de aperfeiçoamento em conciliação e em mediação.
 
IV. Toda e qualquer informação revelada na sessão de conciliação ou mediação será confidencial,
inclusive quanto às hipóteses do art. 30 da Lei no 13.140/2015.
 
V. A conciliação e a mediação que envolvam direitos indisponíveis, mas transigíveis, deverão ser
homologadas em Juízo, na forma do art. 725, VIII, do CPC e do art. 3o, § 2o, da Lei no
13.140/2015.
 
VI. Os serviços notariais e de registro optantes pela prestação do serviço manterão livro de protocolo
exclusivo para recebimento de requerimentos de conciliação e de mediação.
 
Estão corretas apenas:
a) III, V e VI.
b) I, II, III e V.
c) V e VI.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2065282
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1925683
406) 
407) 
408) 
409) 
410) 
d) II, IV e VI.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2065280
CEBRASPE (CESPE) - ASoc (Pires do Rio)/Pref Pires do Rio/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
De acordo com a Lei n.º 13.140/2015, os princípios que devem orientar a mediação incluem
 
a oralidade e a isonomia entre as partes.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2137757
QUADRIX - Psico Fisc (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
 
O mediador não poderá atuar como árbitro nem funcionar como testemunha em processos judiciais ou
arbitrais pertinentes a conflito em que tenha atuado como mediador.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2065276
CEBRASPE (CESPE) - ASoc (Pires do Rio)/Pref Pires do Rio/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
De acordo com a Lei n.º 13.140/2015, os princípios que devem orientar a mediação incluem
 
a confidencialidade e a busca da verdade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2210250
CEBRASPE (CESPE) - AGE (SEE PE)/SEE PE/Serviço Social/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Considerando o disposto na Lei n.º 13.140/2015 acerca da mediação, julgue o item a seguir.
 
As mesmas hipóteses legais de impedimento e suspeição do juiz se aplicam ao mediador no âmbito do
Poder Judiciário.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2137755
QUADRIX - Psico Fisc (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2065280
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2137757
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2065276
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2210250
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2137755
411) 
412) 
413) 
414) 
O mediador será sempre designado pela parte que primeiro tomar a iniciativa de buscar a solução do
conflito pela mediação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2230487
FCC - DP MT/DPE MT/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
A Lei no 13.140/2015 regulamentou a mediação entre particulares como meio de solução de
controvérsias. De acordo com o referido diploma legal,
a) a confidencialidade da mediação em relação a terceiros implica na impossibilidade de divulgação
de suasinformações em processo judicial, em qualquer hipótese.
b) ao mediador se aplicam as mesmas hipóteses legais de impedimento e suspeição do juiz.
c) a existência de processo judicial em curso impede que as partes se submetam à mediação.
d) o início do procedimento de mediação não implicará em suspensão do prazo prescricional.
e) decorrido o prazo de cento e oitenta dias, contado do término da última audiência em que atuou,
o mediador poderá assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2210252
CEBRASPE (CESPE) - AGE (SEE PE)/SEE PE/Serviço Social/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Considerando o disposto na Lei n.º 13.140/2015 acerca da mediação, julgue o item a seguir.
 
O mediador será designado pelo tribunal e não poderá ser escolhido pelas partes.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2137754
QUADRIX - Psico Fisc (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
 
Pode ser objeto de mediação o conflito que verse sobre direitos disponíveis ou sobre direitos
indisponíveis que admitam transação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2137753
QUADRIX - Psico Fisc (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
 
A mediação deve ser orientada pelo princípio da publicidade.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2230487
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2210252
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2137754
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2137753
415) 
416) 
417) 
418) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2137752
QUADRIX - Psico Fisc (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que,
escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e as estimula a identificar ou desenvolver soluções
consensuais para a controvérsia.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178909
CONSULPLAN - Aux (MPE PA)/MPE PA/Administração/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a
autocomposição de conflitos no âmbito da Administração Pública, nos termos da Lei nº
13.140/2015, assinale a afirmativa correta.
a) Na resolução consensual de conflito no âmbito da Administração Pública, a instauração de
procedimento administrativo não suspende a prescrição.
b) Não implica a renúncia tácita à prescrição nem sua interrupção ou suspensão, a formalização de
resolução administrativa destinada à transação por adesão.
c) Os servidores públicos que participarem do processo de composição extrajudicial de conflito serão
responsabilizados criminalmente quando agirem com dolo ou culpa.
d) Poderão ser objeto de transação por adesão, com fundamento em parecer da Controladoria-Geral
da União, as controvérsias jurídicas que envolvam interesses da União.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178506
CONSULPLAN - Ana Jur (MPE PA)/MPE PA/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
No que tange à Lei nº 13.140/2005, que dispõe sobre a mediação entre particulares
como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da
Administração Pública, assinale a afirmativa correta.
a) O mediador, no desempenho de sua função, poderá reunir-se com as partes em conjunto, vedado
ouvi-las separadamente, ainda que para facilitar o entendimento entre aquelas.
b) Para atuar como mediador judicial, é preciso deter capacidade civil e ser graduado, há pelo menos
um ano, em curso de ensino superior em Direito, com capacitação em mediação.
c) Qualquer pessoa capaz poderá atuar como mediador extrajudicial, se tiver a confiança das partes,
independentemente de capacitação, desde que integre conselho, entidade de classe ou associação.
d) Equipara-se a servidor público, para fins da legislação penal, tanto o mediador quanto as pessoas
que o assessoram no procedimento de mediação, quando no exercício de suas funções ou em razão
delas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2137763
QUADRIX - Psico Fisc (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2137752
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178909
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178506
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2137763
419) 
420) 
421) 
422) 
 
O convite para iniciar o procedimento de mediação extrajudicial deverá ser feito por meio de oficial de
justiça ou notificação encaminhada pelo Cartório de Notas e Registros.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2137762
QUADRIX - Psico Fisc (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
 
No desempenho de sua função, o mediador poderá reunir-se com as partes, em conjunto ou
separadamente, bem como solicitar das partes as informações que entender necessárias para facilitar o
entendimento entre aquelas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2137761
QUADRIX - Psico Fisc (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
 
Poderá funcionar como mediador judicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja
capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de
classe ou associação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2137760
QUADRIX - Psico Fisc (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
 
Na mediação extrajudicial, as partes não poderão ser assistidas por advogados ou defensores públicos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2090298
FUMARC - Ana Pol (PC MG)/PC MG/Psicologia/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
A mediação de conflitos, apesar de ser uma prática antiga, foi regulamentada no Brasil a partir da
Lei nº 13.140 de 2015 (Lei da Mediação), que regulou efetivamente a prática na administração pública.
 
De acordo com essa Lei, podemos afirmar, EXCETO:
a) “A mediação deverá ser orientada pelos seguintes princípios: imparcialidade do mediador,
heterogeneidade entre as partes, moralidade, informalidade, autonomia da vontade das partes, busca
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2137762
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2137761
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2137760
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2090298
423) 
424) 
425) 
de consenso, boa fé e confidencialidade”.
b) “A requerimento das partes ou do mediador, e com anuência daquelas, poderão ser admitidos
outros mediadores para funcionarem no mesmo procedimento, quando isso for recomendável em
razão da natureza e da complexidade do conflito”.
c) “As partes poderão ser assistidas por advogados ou defensores públicos”.
d) “Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório,
que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções
consensuais para a controvérsia”.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2137759
QUADRIX - Psico Fisc (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Segundo as disposições da Lei n.º 13.140/2015, julgue o item.
 
O mediador e todos aqueles que o assessoramno procedimento de mediação, quando no exercício de
suas funções ou em razão delas, são equiparados a servidor público, para os efeitos da legislação penal.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2038290
FCC - DP CE/DPE CE/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Segundo disposição expressa da Lei nº 13.140/2015,
a) a mediação é regida, entre outros, pelos princípios da proporcionalidade, razoabilidade,
celeridade, economia processual e imediatidade.
b) a mediação é admissível em conflitos que versem sobre qualquer interesse transacionável, exceto
se relacionado a direitos indisponíveis.
c) o mediador deve atuar com imparcialidade e observar a isonomia entre as partes, sendo-lhe
vedado reunir-se separadamente com alguma delas.
d) solucionado o conflito em qualquer momento processual antes da sentença, não serão devidas
custas judiciais finais.
e) a mediação poderá ser feita pela internet ou por outro meio de comunicação que permita a
transação à distância.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1865247
FGV - PJ (MPE GO)/MPE GO/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Maria e Joana, sócias de uma empresa de eventos especializada em casamentos, firmam uma
parceria com um fornecedor de bolos e doces, com cláusula de exclusividade. Os advogados de Maria e
Joana decidem incluir na minuta do contrato cláusula de mediação extrajudicial prévia, além de cláusula
de eleição de foro. Os advogados do fornecedor concordam com as cláusulas e ambas as partes assinam
o instrumento, sem qualquer vício de vontade ou déficit de compreensão do que restou ajustado.
 
Havendo desentendimento entre as partes contratantes no curso da contratação, é correto afirmar que:
a) o procedimento de mediação extrajudicial não suspende o prazo prescricional do direito discutido,
devendo a parte que requereu a instauração da mediação ajuizar ação em paralelo, observando o
prazo prescricional;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2137759
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2038290
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1865247
426) 
427) 
b) o procedimento de mediação extrajudicial deverá ser concluído em até sessenta dias, contados da
primeira sessão, salvo quando as partes, de comum acordo, requererem sua prorrogação;
c) não havendo previsão contratual completa da cláusula de mediação, deve ser observado o prazo
mínimo de dez dias úteis e o prazo máximo de três meses, contados a partir do recebimento do
convite, para a realização da primeira reunião;
d) o não comparecimento da parte convidada à primeira reunião de mediação enseja a assunção da
integralidade das custas processuais e dos honorários sucumbenciais, caso seja vencedora em
demanda que envolva o escopo da mediação;
e) considera-se instituída a mediação na data de protocolo do pedido da parte interessada perante
qualquer centro de mediação conveniado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2121821
FGV - JE TJSC/TJ SC/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Em um contrato comercial firmado entre as pessoas jurídicas Obras e Reparos Ltda. e Eletro
Eletricidade Ltda., restou ajustada a inclusão de cláusula de mediação extrajudicial prévia entre as
empresas, em caso de eventual divergência sobre o cumprimento das obrigações indicadas no
instrumento. No curso da relação contratual, as partes passaram a divergir sobre os pagamentos
relativos aos serviços prestados. Diante disso, a Eletro Eletricidade Ltda. instaurou o procedimento de
mediação extrajudicial, em estrito cumprimento ao contrato.
 
Sobre essa situação, é correto afirmar que:
a) por se tratar de litígio decorrente de contrato comercial com cláusula de mediação, o mediador
extrajudicial estará impedido de cobrar por seus serviços antes da conclusão do procedimento de
mediação;
b) o convite para o procedimento de mediação extrajudicial deve observar as formalidades da câmara
de mediação escolhida e considerar-se-á rejeitado se não for respondido pela Obras e Reparos Ltda.
no prazo de quarenta e cinco dias;
c) o mediador que conduzirá a mediação deve integrar conselho, entidade de classe ou associação
que tenha relação com o objeto do procedimento, além de gozar da confiança das partes envolvidas
na mediação;
d) se o representante legal da Eletro Eletricidade Ltda. comparecer acompanhado de advogado e o
representante legal da Obras e Reparos Ltda. estiver sem patrono, o mediador, sem suspender o
curso do procedimento, oficiará o respectivo tribunal para indicação de advogado dativo;
e) o não comparecimento do representante legal da Obras e Reparos Ltda. à primeira reunião de
mediação acarretará a assunção por parte dessa pessoa jurídica de 50% das custas e honorários
sucumbenciais, caso venha a ser vencedora em ação judicial posterior, que envolva o escopo da
mediação para a qual foi convidada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2196958
IDECAN - AJ (TJ PI)/TJ PI/Judiciária/Analista Judicial/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Em decorrência do princípio da confidencialidade, é correto afirmar que o mediador
a) não poderá revelar qualquer dado da sessão de mediação a terceiros em nenhuma hipótese.
b) deve guardar sigilo sobre todas as informações recebidas, exceto se instado a revelá-las pelo juiz.
c) deve manter sigilo acerca do procedimento de mediação, a despeito do que registrar a lei.
d) poderá não respeitar o princípio se houver grave ameaça a direito de uma das partes em conflito.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2121821
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2196958
428) 
429) 
430) 
431) 
e) nada revelará em relação à mediação, sendo exceção a hipótese de necessidade de cumprimento
do acordo obtido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187734
QUADRIX - AOF (CRP18)/CRP 18 (MT)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
 
A instauração de procedimento administrativo para a resolução consensual de conflito no âmbito da
Administração Pública não suspende a prescrição.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187735
QUADRIX - AOF (CRP18)/CRP 18 (MT)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
 
É vedado aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, às suas autarquias e às fundações públicas,
bem como às empresas públicas e às sociedades federais de economia mista, submeter seus litígios com
órgãos ou entidades da Administração Pública Federal à Advocacia-Geral da União, para fins de
composição extrajudicial do conflito.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187732
QUADRIX - AOF (CRP18)/CRP 18 (MT)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
 
No desempenho de sua função, o mediador somente poderá reunir-se com as partes em conjunto, sob
pena de prejudicar sua imparcialidade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1973739
CEBRASPE (CESPE) - AAAJ (DP DF)/DP DF/Serviço Social/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base na Lei n.º 13.140/2015, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de
solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública,
julgue o item a seguir.
 
A mediação dever ser orientada pelos princípios da formalidade, oralidade, boa-fé e publicização, no
Diário Oficial da União, dos conflitos no âmbito da administração pública.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187734
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187735
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187732
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1973739
432) 
433) 
434) 
435) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187733
QUADRIX - AOF (CRP18)/CRP 18(MT)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
 
O procedimento de mediação será encerrado com a lavratura do seu termo final, quando for celebrado
acordo ou quando não se justificarem novos esforços para a obtenção de consenso, seja por declaração
do mediador nesse sentido, seja por manifestação de qualquer uma das partes.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1973738
CEBRASPE (CESPE) - AAAJ (DP DF)/DP DF/Serviço Social/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base na Lei n.º 13.140/2015, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de
solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública,
julgue o item a seguir.
A escolha do mediador é uma prerrogativa das partes ou precedente da elegibilidade pelo tribunal.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187730
QUADRIX - AOF (CRP18)/CRP 18 (MT)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
 
No início da primeira reunião de mediação, e sempre que julgar necessário, o mediador deverá alertar as
partes acerca das regras de confidencialidade aplicáveis ao procedimento.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187731
QUADRIX - AOF (CRP18)/CRP 18 (MT)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
 
Será vedada a mediação quando as partes já estiverem envolvidas em processo arbitral ou judicial
pendente de julgamento.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187733
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1973738
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187730
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187731
436) 
437) 
438) 
439) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1973740
CEBRASPE (CESPE) - AAAJ (DP DF)/DP DF/Serviço Social/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base na Lei n.º 13.140/2015, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de
solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública,
julgue o item a seguir.
 
O mediador poderá ser designado por particulares envolvidos em controvérsias para funcionar como
testemunha em processos judiciais oriundos de conflito previamente mediado por ele.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187728
QUADRIX - AOF (CRP18)/CRP 18 (MT)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
 
O mediador não poderá atuar como árbitro nem funcionar como testemunha em processos judiciais ou
arbitrais pertinentes a conflito em que tenha atuado como mediador.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187729
QUADRIX - AOF (CRP18)/CRP 18 (MT)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
 
Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e
seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade
de classe ou associação, ou nele inscrever-se.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187726
QUADRIX - AOF (CRP18)/CRP 18 (MT)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
 
A mediação deverá ser orientada pelo princípio da publicidade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2187727
QUADRIX - AOF (CRP18)/CRP 18 (MT)/2022
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1973740
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187728
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187729
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187726
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2187727
440) 
441) 
442) 
Com base nas disposições da Lei n.o 13.140/2015, julgue o item.
 
Pode ser objeto de mediação o conflito que verse sobre direitos disponíveis ou sobre direitos
indisponíveis que admitam transação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1862576
CETAP - Tec Proc (PGE PA)/PGE PA/Administração/2021
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
A Lei n.º 13.140/2015 (Lei da Mediação) trata da Autocomposição de Conflitos em que for parte
pessoa jurídica de direito público. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão criar
câmaras de prevenção e resolução administrativa de conflitos, no âmbito dos respectivos órgãos da
Advocacia Pública, onde houver, com competência para realizar algumas atividades, exceto:
a) se houver consenso entre as partes, reduzir o acordo a termo que constituirá título executivo
judicial.
b) dirimir conflitos entre órgãos e entidades da administração pública.
c) promover, quando couber, a celebração de termo de ajustamento de conduta.
d) avaliar a admissibilidade dos pedidos de resolução de conflitos, por meio de composição, no caso
de controvérsia entre particular e pessoa jurídica de direito público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1788019
FGV - NeR (TJ SC)/TJ SC/Provimento/2021
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
João e Maria, casados sob o regime de comunhão parcial de bens e sem filhos, decidem se
divorciar. Porém, o casal firmou pacto pré-nupcial em cartório, estabelecendo que, em caso de
separação, não poderiam requerer imediatamente o divórcio, devendo aguardar o prazo de seis meses e,
não havendo reconciliação, estariam obrigados a se submeter à mediação extrajudicial antes de requerer
medidas judiciais ou extrajudiciais para concretizar o divórcio. Nessa hipótese, é correto afirmar que:
a) caso Maria concorde em respeitar o prazo pactuado, mas se recuse a participar da sessão de
mediação com João, a vontade de Maria deve ser respeitada, pois a autonomia da vontade das partes
deve ser aferida no momento da realização do ato, sob pena de subverter os princípios norteadores
da mediação;
b) o acordo firmado entre as partes viola o princípio constitucional de acesso à justiça, o que macula
todos os seus termos, incluindo o prazo e a necessidade de as partes se submeterem à mediação
extrajudicial, pois não se admitem condicionantes para acesso ao Poder Judiciário;
c) João e Maria estão vinculados aos termos do pacto pré nupcial, sendo obrigados a cumprir o
prazo de seis meses e a comparecer a, ao menos, uma sessão de mediação extrajudicial como
condição para procurarem o Poder Judiciário ou um cartório para formalizar o divórcio;
d) o acordo não pode ser considerado válido quanto à previsão de mediação extrajudicial, diante da
ausência de previsão contratual completa em relação aos prazos, local, critérios de escolha do
mediador e penalidade em caso de não comparecimento da parte à primeira reunião de mediação;
e) caso João opte por não observar os termos do acordo pré nupcial e ingresse com divórcio
judicial, o juiz da causa, ao tomar ciência da existência desse instrumento, deverá julgar desde logo
extinto o feito, sem julgamento de mérito, por falta de interesse de agir do autor.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1862576
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1788019
443) 
444) 
445) 
446) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1718409
CEBRASPE (CESPE) - AFRE CE/SEFAZ CE/2021
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Relativamente à mediação, julgue o item a seguir.
 
Em decorrência da aplicação do princípio da indisponibilidade do interesse público, as câmaras de
prevenção e resolução administrativas de conflitos não têm competência para decidir as contendas
relativas a cláusulas de equilíbrio econômico-financeirode contratos celebrados pela administração
pública com particulares.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1862606
CETAP - Ass Proc (PGE PA)/PGE PA/"Sem Área"/2021
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Nos termos da Lei n. 13.140/2015, a mediação será orientada pelos seguintes princípios, exceto:
a) oralidade.
b) publicidade.
c) boa-fé.
d) informalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1885194
CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE CE)/PGE CE/2021
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Poderá atuar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que, necessariamente, além de
ser capacitada para fazer mediação,
a) seja especializada na matéria objeto da controvérsia.
b) tenha a confiança das partes.
c) integre entidade de classe ou conselho.
d) possua formação de nível superior.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1718408
CEBRASPE (CESPE) - AFRE CE/SEFAZ CE/2021
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Relativamente à mediação, julgue o item a seguir.
 
Situação hipotética: Determinada sociedade empresária figura como parte em procedimento de
mediação movido por determinado estado da Federação. No curso da audiência de mediação, presente o
procurador do referido estado, o preposto da sociedade empresária divulgou resultado financeiro
relevantemente diferente do que constava de livro contábil inserido em sistema eletrônico da Fazenda
Públicaestadual. Assertiva: Nessa situação, a regra da confidencialidade não afasta da citada sociedade
empresária o dever de prestar informações à administração tributária após o termo final da mediação.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1718409
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1862606
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1885194
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1718408
447) 
448) 
449) 
450) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1718512
CEBRASPE (CESPE) - AF (SEFAZ CE)/SEFAZ CE/Jurídico da Receita Estadual/2021
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
A respeito da vigência de lei, dos direitos da personalidade, das associações, da mediação e da
responsabilidade do fornecedor de serviços, julgue o item seguinte.
 
Levado à câmara de conciliação um conflito em que seja parte o Estado, havendo consenso, o acordo
será reduzido a termo e constituirá título executivo, independentemente de homologação judicial.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1752273
CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2021
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Com relação a bem de família, investigação de paternidade, interpretação de normas, mediação e
autocomposição de conflitos, julgue o próximo item.
 
Considera-se instaurado o procedimento administrativo para a resolução consensual de conflito no
âmbito da administração pública quando o órgão emitir o juízo de admissibilidade, retroagindo a
suspensão da prescrição à data da formalização do pedido.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1718410
CEBRASPE (CESPE) - AFRE CE/SEFAZ CE/2021
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Relativamente à mediação, julgue o item a seguir.
 
A decisão que admite pedido de resolução consensual do conflito formalizado por autarquia do estado do
Ceará proferida por órgão da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC)
suspende a prescrição.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1812637
CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE AL)/PGE AL/2021
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Considere que um servidor público e um empregado público do estado de Alagoas participem de
processo de composição extrajudicial de conflito no âmbito da Câmara de Prevenção e Resolução
Administrativa de Conflito. Nessa situação, eles poderão ser responsabilizados, civil, administrativa ou
criminalmente, se receberem qualquer vantagem patrimonial indevida, permitirem ou facilitarem sua
recepção por terceiro, ou para tal concorrerem, mediante
a) dolo ou culpa.
b) fraude, apenas.
c) fraude ou culpa.
d) dolo ou fraude.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1718512
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1752273
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1718410
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1812637
451) 
e) dolo, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1739384
FGV - JE TJPR/TJ PR/2021
Legislação Civil e Processual Civil Especial - Lei nº 13.140/2015 - Mediação
Após mais de duas décadas de parceria na condução de obras e reformas, diante da necessidade
de renovar mais uma vez O contrato no ano de 2016, as empresas Tudo Azul em Obras Ltda. e
Construção Quero Outro Bem Ltda. decidiram atualizar algumas cláusulas do contrato, à luz do CPC/2015
e da Lei nº 13.140/2015. Assim, além da cláusula de eleição de foro, restou pactuada cláusula de
mediação extrajudicial prévia obrigatória ao ajuizamento de qualquer ação judicial, assim como pacto de
impenhorabilidade, de forma que cada uma das empresas parceiras indicou um bem como impenhorável.
As partes ainda ajustaram que, em caso de prova pericial, não poderiam indicar assistentes técnicos.
Com a crise econômica decorrente da pandemia do novo Coronavírus, as partes se depararam com
alguns impasses na parceria, que não puderam ser resolvidos amigavelmente. Diante disso, a Construção
Quero Outro Bem Ltda. convidou a Tudo Azul em Obras Ltda. para sessão de mediação extrajudicial, em
estrito cumprimento ao contrato. Como os ânimos já estavam acirrados entre os parceiros, a Tudo Azul
em Obras Ltda., confiante de que tinha razão no objeto litigioso, optou por não comparecer à sessão de
mediação e resolveu aguardar a citação para eventual ação judicial. A ação foi proposta por Construção
Quero Outro Bem Ltda. em face de Tudo Azul em Obras Ltda. Após a realização de perícia técnica, a
sentença julgou improcedentes os pedidos formulados, condenando a parte autora ao pagamento das
custas processuais e dos honorários advocatícios sucumbenciais.
 
Diante dessa situação, é correto afirmar que:
a) por se tratar de procedimento voluntário, norteado pelo princípio da autonomia da vontade, Tudo
Azul em Obras Ltda. tinha o direito de recusar o convite para a sessão de mediação, sem qualquer
ônus;
b) o princípio da autonomia da vontade não afasta o dever de comparecer à primeira sessão de
mediação, mas a aplicação de eventual penalidade depende de previsão específica na cláusula que
estabeleceu a mediação extrajudicial prévia;
c) a sentença deve ser reformada, ao menos no que diz respeito ao capítulo dos ônus
sucumbenciais, pois a Tudo Azul em Obras Ltda. deve arcar com o pagamento de metade desse valor
a título de penalidade pelo não comparecimento à primeira reunião de mediação;
d) a sentença não merece qualquer reparo, pois os princípios da independência e da
confidencialidade aplicados à mediação extrajudicial impedem que o Judiciário aplique qualquer
penalidade;
e) em caso de apelação, a Construção Quero Outro Bem Ltda. ficará dispensada do pagamento de
50% das custas recursais, por ter comprovado a tentativa de mediação extrajudicial.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1739384
Gabarito
401) B 402) C 403) D 404) Certo 405) C 406) Certo 407) Certo
408) Errado 409) Certo 410) Errado 411) B 412) Errado 413) Certo 414) Errado
415) Certo 416) B 417) D 418) Errado 419) Certo 420) Errado 421) Errado
422) A 423) Certo 424) E 425) C 426) E 427) E 428) Errado
429) Errado 430) Errado 431) Errado 432) Certo 433) Certo 434) Certo 435) Errado
436) Errado 437) Certo 438) Certo 439) Errado 440) Certo 441) A 442) C
443) Errado 444) B 445) B 446) Certo 447) Certo 448) Certo 449) Certo
450) D 451) C

Mais conteúdos dessa disciplina