Buscar

etapa10_modelo_entrega Patrick Guedes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Projeto Integrador IV – Etapa 10
	Estudante:Patrick Aparecido de Melo Guedes
	A Reforma Trabalhista trouxe mudanças significativas que impactaram as relações de trabalho nas empresas e o RH está diretamente envolvido neste processo. 
Na sua prática profissional, como técnico(a) em RH, haverá situações de divergência de opiniões entre as partes envolvidas (empresários, empregados e Sindicatos), onde poderá ser necessário fazer uma mediação imparcial, a fim de obter uma melhor resolução do conflito/ problema.
Considere a seguinte situação:
Você estava participando de uma reunião com a presença do Sindicato, representantes dos funcionários e o proprietário da empresa. Em um dado momento, surgiu a pauta “Reforma Trabalhista”, que trouxe diferentes opiniões, conforme abaixo:
Representante do Sindicato:
 “Achamos negativas as mudanças na Reforma Trabalhista. Afinal, como vamos garantir que o empresário vai pagar da forma correta, se não há mais a obrigatoriedade do nosso acompanhamento na homologação de contratos de trabalho? Como vamos manter nossos custos (sem as receitas das contribuições) para dar apoio à classe trabalhadora?”
Empregado:
“Acho até bom não ter o desconto da contribuição sindical, porque eu não vejo muito o que o Sindicato faz pela nossa classe. Por outro lado, se eu for demitido, acho complicado, afinal, como vou ter certeza de que meus direitos trabalhistas estão sendo respeitados?”
Empresário:
“A Reforma Trabalhista foi positiva, porque agora existe mais liberdade, rapidez e menos burocracia para negociar direto com meus funcionários. Sem falar da flexibilidade para contratações e para novos formatos de trabalho (como teletrabalho e trabalho intermitente, por exemplo)”.
	Agora chegou a hora de entender como você, representando o RH da empresa, se posicionaria neste tipo de situação, caso necessário. 
Para ajudar você a criar um posicionamento imparcial, ao representar o empregador, sugerimos pesquisar, refletir e responder as seguintes questões: 
1) O que são sindicatos e qual é a sua finalidade? 
Um Sindicato é uma associação de trabalhadores tendo como função defender
os seus interesses e direitos profissionais.
Os sindicatos são organizações formadas por trabalhadores de um determinado setor ou categoria profissional, cujo objetivo principal é a defesa dos interesses e direitos desses trabalhadores profissionais.
2) Considerando os impactos da Reforma Trabalhista, cite pelo menos:
· Estímulo à economia e geração de empregos:
· Flexibilização das relações de trabalho:
2Dois argumentos a favor da Reforma (prós); 
· As mudanças introduzidas permitiram maior flexibilidade nas relações trabalhistas, facilitando a contratação e demissão de trabalhadores, bem como a adaptação às necessidades do mercado.
· A flexibilização das leis trabalhistas pode incentivar a atividade econômica e estimular a criação de empregos, uma vez que as empresas teriam mais liberdade para contratar e ajustar suas operações de acordo com a demanda.
a) Dois argumentos a contrários à Reforma;
· A reforma trabalhista pode levar à precarização das condições de trabalho. As flexibilizações introduzidas, como a possibilidade de contratos intermitentes e a flexibilização das jornadas, podem resultar em salários mais baixos, insegurança ocupacional e diminuição dos direitos trabalhistas.
· A reforma trabalhista pode ser vista como uma redução dos direitos e proteções dos trabalhadores. A prevalência dos acordos individuais sobre os coletivos, por exemplo, pode enfraquecer o poder de negociação dos sindicatos e levar a condições desfavoráveis para os trabalhadores, como jornadas de trabalho mais longas e diminuição dos benefícios.
3) Como você se posicionaria, representando o empregador, de forma a equilibrar estas diferentes visões?
· Como representante do empregador, é importante buscar um equilíbrio entre as diferentes visões e interesses envolvidos. Algumas ações que podem ser tomadas incluem: Cumprir a legislação trabalhista: Certificar-se de que a empresa esteja em conformidade com as leis trabalhistas e respeite os direitos e garantias dos trabalhadores. Diálogo e negociação: Estabelecer um canal de comunicação aberto e construtivo com os representantes dos trabalhadores, como os sindicatos, para buscar soluções que atendam às necessidades de ambas as partes. A negociação coletiva pode ser uma forma eficaz de encontrar um equilíbrio entre os interesses empresariais e os direitos dos trabalhadores.
Observação: Como profissional de RH é importante embasar os argumentos, por isso lembre-se de trazer as referências na lei/ conteúdo/ órgãos/ regulamentos sobre as mudanças ocorridas.

Continue navegando