Buscar

etapa10_modelo_entrega

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto Integrador IV – Etapa 10
	Estudante: Ludymilla Christina Barbosa De Caldas
	A Reforma Trabalhista trouxe mudanças significativas que impactaram as relações de trabalho nas empresas e o RH está diretamente envolvido neste processo. 
Na sua prática profissional, como técnico(a) em RH, haverá situações de divergência de opiniões entre as partes envolvidas (empresários, empregados e Sindicatos), onde poderá ser necessário fazer uma mediação imparcial, a fim de obter uma melhor resolução do conflito/ problema.
Considere a seguinte situação:
Você estava participando de uma reunião com a presença do Sindicato, representantes dos funcionários e o proprietário da empresa. Em um dado momento, surgiu a pauta “Reforma Trabalhista”, que trouxe diferentes opiniões, conforme abaixo:
Representante do Sindicato:
 “Achamos negativas as mudanças na Reforma Trabalhista. Afinal, como vamos garantir que o empresário vai pagar da forma correta, se não há mais a obrigatoriedade do nosso acompanhamento na homologação de contratos de trabalho? Como vamos manter nossos custos (sem as receitas das contribuições) para dar apoio à classe trabalhadora?”
Empregado:
“Acho até bom não ter o desconto da contribuição sindical, porque eu não vejo muito o que o Sindicato faz pela nossa classe. Por outro lado, se eu for demitido, acho complicado, afinal, como vou ter certeza de que meus direitos trabalhistas estão sendo respeitados?”
Empresário:
“A Reforma Trabalhista foi positiva, porque agora existe mais liberdade, rapidez e menos burocracia para negociar direto com meus funcionários. Sem falar da flexibilidade para contratações e para novos formatos de trabalho (como teletrabalho e trabalho intermitente, por exemplo)”.
	Agora chegou a hora de entender como você, representando o RH da empresa, se posicionaria neste tipo de situação, caso necessário. 
Para ajudar você a criar um posicionamento imparcial, ao representar o empregador, sugerimos pesquisar, refletir e responder as seguintes questões: 
1) O que são sindicatos e qual é a sua finalidade? 
· São organizações de representação dos interesses dos trabalhadores, eles nascem como reação às precárias condições de trabalho e remuneração a que estão submetidos os trabalhadores no capitalismo. Sua finalidade é nortear as ações como função política, assistencial, econômica e pôr fim a função de representação.
2) Considerando os impactos da Reforma Trabalhista, cite pelo menos:
a) Dois argumentos a favor da Reforma (prós); e
· Parcelamento de férias em até três vezes. , desde que haja concordância de ambas as partes. (Lei 13.467/2017)
· Permissão de rescisão do contrato de trabalho por comum acordo. (Lei 13.467/2017). Onde trouxe mais liberdade às partes para operar sobre o contrato.
b) Dois argumentos a contrários à Reforma; 
· Fim da assistência gratuita na rescisão do contrato de trabalho. (Lei nº 4.066) Com isso o empregado deixa de saber se as verbas estão sendo pagas corretamente.
· Autorização da dispensa coletiva sem intervenção sindical. (Lei 13.467/2017), isto afastou a necessidade de autorização prévia do sindicato para dispensas coletivas.
3) Como você se posicionaria, representando o empregador, de forma a equilibrar estas diferentes visões?
· Como representante do empregador, é importante buscar um equilíbrio entre as diferentes visões, levando em consideração tanto os interesses da empresa quanto os direitos e necessidades dos trabalhadores. É fundamental respeitar as leis trabalhistas e as negociações coletivas, buscando sempre o diálogo e a transparência nas relações de trabalho.
Observação: Como profissional de RH é importante embasar os argumentos, por isso lembre-se de trazer as referências na lei/ conteúdo/ órgãos/ regulamentos sobre as mudanças ocorridas.

Continue navegando