Buscar

projeto integrador etapa 10 RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto Integrador IV – Etapa 10
	Estudante: Elen Carolina Ferraz Pereira 
	A Reforma Trabalhista trouxe mudanças significativas que impactaram as relações de trabalho nas empresas e o RH está diretamente envolvido neste processo. 
Na sua prática profissional, como técnico(a) em RH, haverá situações de divergência de opiniões entre as partes envolvidas (empresários, empregados e Sindicatos), onde poderá ser necessário fazer uma mediação imparcial, a fim de obter uma melhor resolução do conflito/ problema.
Considere a seguinte situação:
Você estava participando de uma reunião com a presença do Sindicato, representantes dos funcionários e o proprietário da empresa. Em um dado momento, surgiu a pauta “Reforma Trabalhista”, que trouxe diferentes opiniões, conforme abaixo:
Representante do Sindicato:
 “Achamos negativas as mudanças na Reforma Trabalhista. Afinal, como vamos garantir que o empresário vai pagar da forma correta, se não há mais a obrigatoriedade do nosso acompanhamento na homologação de contratos de trabalho? Como vamos manter nossos custos (sem as receitas das contribuições) para dar apoio à classe trabalhadora?”
Empregado:
“Acho até bom não ter o desconto da contribuição sindical, porque eu não vejo muito o que o Sindicato faz pela nossa classe. Por outro lado, se eu for demitido, acho complicado, afinal, como vou ter certeza de que meus direitos trabalhistas estão sendo respeitados?”
Empresário:
“A Reforma Trabalhista foi positiva, porque agora existe mais liberdade, rapidez e menos burocracia para negociar direto com meus funcionários. Sem falar da flexibilidade para contratações e para novos formatos de trabalho (como teletrabalho e trabalho intermitente, por exemplo)”.
	Agora chegou a hora de entender como você, representando o RH da empresa, se posicionaria neste tipo de situação, caso necessário. 
Para ajudar você a criar um posicionamento imparcial, ao representar o empregador, sugerimos pesquisar, refletir e responder as seguintes questões: 
1) O que são sindicatos e qual é a sua finalidade? 
Sindicatos são organizações formadas por trabalhadores de uma mesma categoria profissional ou setor econômico, que têm como objetivo principal a defesa e representação dos interesses coletivos dos trabalhadores. Eles atuam como intermediários entre os trabalhadores e os empregadores, buscando garantir melhores condições de trabalho, salários justos, benefícios sociais, segurança no ambiente laboral, entre outros direitos.
As finalidades dos sindicatos podem variar dependendo do contexto e das necessidades dos trabalhadores, mas geralmente incluem:
Negociação coletiva: Os sindicatos representam os trabalhadores nas negociações com os empregadores para estabelecer condições de trabalho, salários, benefícios e outras questões relacionadas ao emprego.
Defesa dos direitos trabalhistas: Os sindicatos lutam pela garantia e manutenção dos direitos trabalhistas conquistados, como jornada de trabalho, férias remuneradas, licença-maternidade, segurança no trabalho, entre outros.
Formação e educação: Muitos sindicatos oferecem programas de formação e educação profissional para seus membros, visando melhorar suas habilidades e qualificações no mercado de trabalho.
Mobilização e representação política: Os sindicatos podem se envolver em atividades de mobilização política para defender os interesses dos trabalhadores em níveis local, regional e nacional. Eles também podem representar os trabalhadores em órgãos governamentais e participar de debates sobre políticas públicas relacionadas ao emprego e trabalho.
Solidariedade e apoio mútuo: Os sindicatos promovem a solidariedade entre os trabalhadores, oferecendo apoio mútuo em situações de conflito no trabalho, como greves ou demissões injustas.
Essas são algumas das principais finalidades dos sindicatos, que desempenham um papel importante na proteção dos direitos dos trabalhadores e na busca por condições dignas de trabalho.
2) Considerando os impactos da Reforma Trabalhista, cite pelo menos:
a) Dois argumentos a favor da Reforma (prós); e
· Flexibilização das relações de trabalho: Uma das principais vantagens apontadas pelos defensores da Reforma é a flexibilização das relações de trabalho. Isso permite que empregadores e empregados negociem condições específicas que se adequem melhor às suas necessidades e às demandas do mercado, como jornadas de trabalho diferenciadas, banco de horas, entre outros. A flexibilidade pode aumentar a competitividade das empresas e contribuir para a geração de empregos.
· Modernização das leis trabalhistas: A Reforma Trabalhista também visa modernizar as leis e regulamentações relacionadas ao trabalho, adequando-as às mudanças tecnológicas, econômicas e sociais. Isso pode simplificar processos, reduzir burocracias e facilitar a adaptação das empresas às novas dinâmicas do mercado, estimulando a inovação e o desenvolvimento econômico.
b) Dois argumentos a contrários à Reforma; 
Contras da Reforma Trabalhista:
Fragilização dos direitos trabalhistas: Um dos principais argumentos contra a Reforma é que ela pode fragilizar os direitos trabalhistas conquistados ao longo do tempo, como jornada de trabalho, férias remuneradas, horas extras, entre outros. Alguns críticos afirmam que as mudanças podem favorecer os empregadores em detrimento dos trabalhadores, aumentando a precarização do trabalho.
Aumento da informalidade e da desigualdade: Outra preocupação em relação à Reforma Trabalhista é o possível aumento da informalidade no mercado de trabalho e o aprofundamento das desigualdades socioeconômicas. A flexibilização excessiva das leis pode levar à contratação de trabalhadores sem garantias mínimas, ampliando a vulnerabilidade e a exclusão social, especialmente para grupos mais vulneráveis.
É importante ressaltar que os argumentos a favor e contra a Reforma Trabalhista são objeto de debates e análises em diferentes contextos sociais, econômicos e políticos, e as opiniões podem variar dependendo das perspectivas e interesses envolvidos. 
3) Como você se posicionaria, representando o empregador, de forma a equilibrar estas diferentes visões?
Respeito aos direitos trabalhistas: É importante reconhecer e respeitar os direitos trabalhistas fundamentais, como jornada de trabalho adequada, remuneração justa, férias remuneradas, entre outros. Manter um ambiente de trabalho que valorize e proteja os direitos dos funcionários contribui para o bem-estar e a motivação da equipe.
Negociação coletiva e diálogo aberto: Incentive a negociação coletiva entre empregadores e trabalhadores, permitindo que ambas as partes expressem suas necessidades e preocupações. Um diálogo aberto e transparente pode levar a acordos que atendam aos interesses de ambas as partes, garantindo um equilíbrio entre flexibilidade e proteção dos direitos trabalhistas.
Investimento em qualificação e desenvolvimento profissional: Promova programas de qualificação e desenvolvimento profissional para os funcionários, visando melhorar suas habilidades e competências. Isso não apenas beneficia os trabalhadores em termos de empregabilidade e progressão na carreira, mas também fortalece a competitividade da empresa no mercado.
Adoção de práticas trabalhistas responsáveis: Adote práticas trabalhistas responsáveis que promovam um ambiente de trabalho seguro, saudável e inclusivo. Isso inclui garantir condições adequadas de segurança no trabalho, respeitar a diversidade e a igualdade de oportunidades, e combater qualquer forma de discriminação ou assédio no local de trabalho.
Observação: Como profissional de RH é importante embasar os argumentos, por isso lembre-se de trazer as referências na lei/ conteúdo/ órgãos/ regulamentos sobre as mudanças ocorridas. 
Modernização das leis trabalhistas:
Referência Legal: Além da Lei nº 13.467/2017, outras normativas podem ser citadas para embasar argumentos sobre modernização das leis trabalhistas, como a Lei nº 13.874/2019, conhecida como Lei da Liberdade Econômica, que trouxe medidas para desburocratizar esimplificar as relações de trabalho e atividades empresariais.
Órgão Regulamentador: Tribunal Superior do Trabalho (TST) - Como órgão responsável por uniformizar a interpretação das leis trabalhistas no país, o TST tem jurisprudência relevante sobre questões relacionadas à modernização das leis trabalhistas pós-Reforma.

Outros materiais