Buscar

Questao 1 Psicologia do Desenvolvimento e da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questao 1
Leia atentamente as informações a seguir:
I - Etimologicamente "Psicologia" é definida como o "estudo da alma", uma vez que trata-se da junção de dois termos gregos: “psique” (alma) e “logos” (conhecimento/estudo).
II - Embora a psicologia, enquanto ciência só surgiu mais tarde, o termo psicologia foi encontrado pela primeira vez em livros filosóficos do século XVI. 
III - O estabelecimento formal da Psicologia deu-se em 1879, na Grécia, com o laboratório de Psicologia Experimental de Wundt.
IV - A psicologia está relacionada às ciências humanas, às ciências biológicas e apresenta elementos comuns às ciências sociais e às ciências exatas. 
Assinale a alternativa correta:
a)
Somente as afirmações I, II e III estão corretas.
b)
Somente as afirmações I, III e IV estão corretas.
c)
Somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
d)
Todas as demais alternativas estão corretas.
e)
Somente as afirmações I, II e IV estão corretas.
Questao 2
São alguns dos fatores que influenciam o desenvolvimento humano:
a)
Mídia, sociedade, cultura, grupo/comunidade em que vive um indivíduo e família nuclear.  
b)
Psicológicos, sociais, econômicos, políticos, históricos e antropológicos.  
c)
Hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio. 
d)
Físicos, mentais, intelectuais, sociais, emocionais e espirituais.  
e)
Familiares, condições de saúde do indivíduo, deficiências ou necessidades especiais e a opinião de terceiros. 
Questao 3
(FUNCERN/IFRNA, 2014) A psicologia da educação, no decorrer das duas primeiras décadas do século XX, identificou-se com as tentativas de utilizar e de aplicar na educação todos os conhecimentos potencialmente relevantes proporcionados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito da psicologia científica. Nesse período, existiram três áreas de pesquisa psicológica que se sobressaíram pelo seu interesse potencial na educação escolar, a saber:
a)
Os estudos dos processos de aprendizagem, os estudos filosóficos sobre desenvolvimento humano e a psicologia da infância.
b)
Nenhuma das alternativas anteriores.
c)
A psicologia da criança e do adolescente, a análise das diferenças individuais e a psicologia da personalidade.
d)
A elaboração de testes psicológicos, a psicologia da criança e a análise filosófica do desenvolvimento cognitivo.
e)
O estudo das diferenças individuais e a elaboração de testes, análise dos processos de aprendizagem e a psicologia da criança.
Questao 4
Dentre outras importantes contribuições para o contexto educacional, a psicologia:  
a)
Possibilita a retomada e a discussão da reflexão crítica sobre o contexto educacional e as situações dele decorrentes, bem como nos cursos de formação de professores, contribuindo para que os futuros educadores possam atribuir novos significados às práticas docentes.
b)
Denuncia a função das instituições educacionais de legitimadoras das desigualdades sociais, possibilitando uma proposta transformadora para estas instituições. 
c)
Infere técnicas de ensinar e trata sobre os preceitos científicos que orientam a atividade educativa em si, buscando torná-la mais efetiva (eficiente e eficaz).
d)
Auxilia a compreensão (dos indivíduos, como se desenvolvem, como aprendem, as relações que estabelecem entre si etc.), a proposição de ações preventivas, cotidianas e interventivas nos processos de ensino e aprendizagem.
e)
Permite olhar para o passado e rever experiências mal e as bem-sucedidas nos contextos educacionais, aprendendo com os erros e evitando a reincidência, bem como possibilitando uma evolução das instituições educacionais.
Questao 5
Etimologicamente o que é patologia? Atualmente, qual a definição mais aceita pelas comunidades acadêmica e científica?
a)
"Estudo da doença", o termo tem origem grega sendo a junção da palavra "pathos" que significa "doença", com a palavra "logos" que significa "estudo". Atualmente, diante de inúmeras definições e entendimentos, podemos pensar na patologia como "as doenças e as enfermidades que atingem diversos indivíduos em todo o mundo, incluindo as deficiências e necessidades especiais". 
b)
"Estudo da enfermidade", o termo tem origem grega sendo a junção da palavra "pathos" que significa "enfermidade", com a palavra "logos" que significa "estudo". Atualmente, diante de inúmeras definições e entendimentos, podemos pensar na patologia como "enfermidades graves ocasionadas por vírus, bactérias, acidentes, picadas de animais peçonhentos ou exposição a produtos químicos que podem levar o indivíduo a morte". 
c)
"Estudo da enfermidade", termo tem origem grega sendo a junção da palavra "pathos" que significa "enfermidade", com a palavra "logos" que significa "estudo". Atualmente, diante de inúmeras definições e entendimentos, podemos pensar na patologia como "enfermidades gerais ocasionadas por diferentes razões, conhecidas ou não". 
d)
"Estudo da saúde fisiológica", o termo tem origem grega sendo a junção da palavra "pathos" que significa "saúde fisiológica", com a palavra "logos" que significa "estudo". Atualmente, diante de inúmeras definições e entendimentos, podemos pensar na patologia como "estado de boa disposição física e psíquica". 
e)
"Estudo da doença", o termo tem origem grega sendo a junção da palavra "pathos" que significa "doença", com a palavra "logos" que significa "estudo". Atualmente, diante de inúmeras definições e entendimentos, podemos pensar na patologia tanto como uma "especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo", quanto "qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença".

Outros materiais