Logo Passei Direto
Buscar

Literatura Infanto- Juvenil 2

User badge image
Malu Romasko

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia a passagem de texto a seguir: “[...] ler, mais do que um simples ato mecânico de decifração de signos gráficos, é antes de tudo um ato de raciocínio, já que se trata de saber orientar uma série de raciocínios no sentido da construção de uma interpretação da mensagem escrita a partir da informação proporcionada pelo texto e pelos conhecimentos do leitor e, ao mesmo tempo, iniciar outra série de raciocínios para controlar o progresso dessa interpretação [...]”. COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 31.)
No que se refere às habilidades que identificam um aluno com leitura crítica e coerente, marque a alternativa correta:
Organizar mentalmente o sentido do texto, fazendo aportes com demais textos e seu conhecimento de mundo.
Fazer resumos do texto, apontando todos os pontos-chave de leitura;
Dramatizar o texto com facilidade.
Ter dificuldade de identificar pontos-chave do texto; Não se conectar com o texto externo, ou seja, os referenciais de mundo, concentrando-se apenas nas informações da obra literária;
Reconhecer o autor;

Leia o fragmento de texto a seguir: “Definir literatura infantil pode parecer uma demarcação de território, mas apenas na medida em que o objeto necessita alguma delimitação para ser manejável. No entanto, a despeito da instabilidade da infância, o livro para criança pode ser definido em termos do leitor implícito.” HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 100.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos abordados no capítulo do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil sobre o que define a literatura infantil e juvenil, enquanto gênero literário, assinale a afirmativa correta:
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário são as obras que recebem indicação dos professores.
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário é o público a que se destina, definição não estável, uma vez que a noção de infância se modifica no decorrer da história.
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário são obras cuja tema sempre opta pelo universo da fantasia e do maravilhoso, ou seja, das fadas e duendes.
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário são as estruturas simples que facilitam a leitura para crianças no início da idade escolar.
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário é a necessidade e a presença de ilustrações nas obras.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O texto literário mais do que suas estruturas discursivas, ele extrapola esse universo concreto para adentrar-se nas construções do imaginário de cada leitor, realizado no poético que é da ordem do ontológico. Portanto, o elo que estabelece com a realidade é a possibilidade de sentido que a escritura proporciona”. CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002, p. 13.
Considerando os conteúdos abordados no capítulo do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil no que se refere à relação entre literatura e o que a realidade possibilita ao leitor, marque a afirmativa correta:
A literatura, por meio da linguagem, trata de temas humanos com os quais o leitor se identifica e é capaz de compreender a realidade.
A relação entre a literatura e a realidade é que a primeira é determinada pela segunda, pois os autores procuram retratar de forma documental essa realidade, possibilitando ao leitor um registro imparcial e histórico de determinadas épocas.
A relação entre literatura e realidade e o que ela possibilita ao leitor depende do tipo de abordagem dessa realidade. Obras mais realistas possibilitam ao leitor informações fidedignas do universo real, já obras de cunho mais fantasista, desvirtuam o leitor da realidade, mergulhando-o no faz de conta.
A literatura estabelece uma relação de distanciamento com o real, uma vez que a ficção legitima a criação, o não verdadeiro.
Não há uma relação da literatura com a realidade. Ao ler uma obra literária, o leitor projeta-se no universo do imaginário, o que possibilita a vivência da fantasia e do maravilhoso, o que o distancia do real.

Analisando os conteúdos abordados no capítulo do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil sobre a Literatura Brasileira e características da obra de Monteiro Lobato, autor que inovou a literatura brasileira direcionada ao público infantil, assinale a afirmativa correta:

( ) As personagens infantis, embora inteligentes e cheias de iniciativa, embora ainda continuam dependentes dos adultos para articular o conhecimento de mundo.
( ) Lobato renova a literatura infantil brasileira por meio de novas temáticas. No plano da linguagem, aproxima-se do coloquialismo, distanciando-se do excessivo referencial da gramática.
( ) O espaço do Sítio do Picapau Amarelo, criado na obra lobatiana, tem por objetivo como afastar o leitor dos problemas da realidade.
( ) Na obra de Lobato verifica-se um enaltecimento fantasioso e ufanista do Brasil.
( ) Monteiro Lobato propôs mudanças insignificantes na estrutura da obra literária, preocupando-se em manter o caráter didatizante da literatura infantil.

“[...] a escola é, hoje, o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E, nesse espaço, privilegiamos os estudos literários, pois, de maneira mais abrangente do que quaisquer outros, eles estimulam o exercício da mente [...]”. COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000, p.14.
A partir dos conteúdos abordados e do capítulo sugerido livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, no que se refere ao papel do professor no ensino da literatura, marque a alternativa correta:
As leituras na escola devem ser sempre coletivas, cabendo ao professor o papel de interventor no processo de leitura.
O professor deve sempre exigir a elaboração de um resumo, ao final da atividade de leitura.
As leituras devem ser individuais, cabendo ao professor o papel de interventor no processo de leitura.
O professor deve promover o desenvolvimento do leitor por meio do acesso à variados temas de leitura.
O professor deve corrigir os processos de leitura a partir da criação de um gabarito.

“Na escola, a leitura literária tem a função de nos ajudar a ler melhor, não apenas porque possibilita a criação do hábito de leitura ou porque seja prazerosa, mas sim, e sobretudo, porque nos fornece, como nenhum outro tipo de leitura faz, os instrumentos necessários para conhecer e articular com proficiência a mundo feito linguagem”. COSSON, Rildo. Letramento literário – teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006, p. 30.)
Levando-se em consideração os conteúdos abordados no material indicado pela disciplina e no livro Metodologia do ensino da literatura juvenil sobre o papel do professor, enquanto mediador de leitura junto aos seus alunos, pode-se afirmar que:
A literatura infantil, em sala de aula, deve estar vinculada, obrigatoriamente, aos demais conteúdos escolares.
O professor deve estimular e compreender a capacidade leitora do aluno, indicando livros com complexidades distintas. A literatura deve ser levada à escola sem o caráter pedagógico.
É papel do professor salientar os valores morais a serem apreendidos pelo leitor.
O professor não deve intervir na leitura feita pelo aluno. É papel do professor estipular o tempo em que as obras devem ser lidas e analisadas por cada aluno.

“Importa perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto, ativando sua biblioteca interna, jamais em repouso”.
A partir da videoaula e dos conteúdos abordados no capítulo do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil, avalie as seguintes afirmacoes sobre as estratégias de leitura utilizadas em sala de aula e marque a alternativa correta:
O repertório de leitura do aluno não precisa ser levado em consideração.
Utilizar os textos literários e analisar, a partir deles, as classes gramaticais.
Considerar o aspecto transdisciplinar da leitura e conhecer o estágio de leitura do aluno para tomá-lo como ponto de partida.
Valorizar os estudos e análises da norma culta padrão da língua português, a partir do texto literário.
Promover a leitura oral e a elaboração de questionários com perguntas diretivas sobre o texto.

Considerando as reflexões das unidades 1 e 2 sobre a história da literatura infanto-juvenil e os textos de apoio, como Metodologia do ensino da literatura juvenil, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas:
Leia a afirmação abaixo: "A Literatura Infantil e Infanto-juvenil tem sua origem relacionadas às mudanças sociais ocorridas no século XVIII, principalmente vinculadas à ascensão da burguesia e o processo de industrialização".
I. ( ) A literatura infantil e juvenil, originalmente, tinha como função consolidar a ideologia burguesa: propagação do estereótipo familiar, preservação da infância inocente e obrigatoriedade da escola como atividade natural.
II. ( ) Fábulas escolhidas, de La Fontaine, publicado originalmente em 1668, e Contos da mamãe gansa, de Charles Perrault, publicado originalmente em 1697, são consideradas as primeiras obras publicadas para o público infantil e juvenil.
III. ( ) Jacob Grimm e Wilhelm Grimm, conhecidos como os irmãos Grimm, são os autores dos Contos da mamãe gansa, obra publicada em 1897.
V – V – F
F – V – V
F – F – V
V – F – V
F – V – F

A partir da leitura dos conteúdos abordados e do texto do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil, no que se refere às estratégias para um trabalho com o texto literário em sala de aula, marque a alternativa correta:
A partir da leitura dos conteúdos abordados e do texto do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil, no que se refere às estratégias para um trabalho com o texto literário em sala de aula, marque a alternativa correta:
O professor não precisa construir seu próprio repertório de leituras e de estratégia para trabalhar com os alunos, sem vincular-se às discussões teóricas e/ou metodológicas sobre o tema;
O teatro e a contação de história são as duas modalidades de literatura infantojuvenil que devem ser abordadas na escola.
O professor deve ter pouco conhecimento do acervo de obras representativas da literatura infantil brasileira.
O professor precisa reconhecer a importância do ensino de literatura pedagogizante, visto que ele é fundamental nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O professor deve trabalhar a leitura relacionando-a a demais leituras, estabelecendo reflexões e proposições criticas acerca do texto.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia a passagem de texto a seguir: “[...] ler, mais do que um simples ato mecânico de decifração de signos gráficos, é antes de tudo um ato de raciocínio, já que se trata de saber orientar uma série de raciocínios no sentido da construção de uma interpretação da mensagem escrita a partir da informação proporcionada pelo texto e pelos conhecimentos do leitor e, ao mesmo tempo, iniciar outra série de raciocínios para controlar o progresso dessa interpretação [...]”. COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 31.)
No que se refere às habilidades que identificam um aluno com leitura crítica e coerente, marque a alternativa correta:
Organizar mentalmente o sentido do texto, fazendo aportes com demais textos e seu conhecimento de mundo.
Fazer resumos do texto, apontando todos os pontos-chave de leitura;
Dramatizar o texto com facilidade.
Ter dificuldade de identificar pontos-chave do texto; Não se conectar com o texto externo, ou seja, os referenciais de mundo, concentrando-se apenas nas informações da obra literária;
Reconhecer o autor;

Leia o fragmento de texto a seguir: “Definir literatura infantil pode parecer uma demarcação de território, mas apenas na medida em que o objeto necessita alguma delimitação para ser manejável. No entanto, a despeito da instabilidade da infância, o livro para criança pode ser definido em termos do leitor implícito.” HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 100.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos abordados no capítulo do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil sobre o que define a literatura infantil e juvenil, enquanto gênero literário, assinale a afirmativa correta:
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário são as obras que recebem indicação dos professores.
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário é o público a que se destina, definição não estável, uma vez que a noção de infância se modifica no decorrer da história.
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário são obras cuja tema sempre opta pelo universo da fantasia e do maravilhoso, ou seja, das fadas e duendes.
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário são as estruturas simples que facilitam a leitura para crianças no início da idade escolar.
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário é a necessidade e a presença de ilustrações nas obras.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O texto literário mais do que suas estruturas discursivas, ele extrapola esse universo concreto para adentrar-se nas construções do imaginário de cada leitor, realizado no poético que é da ordem do ontológico. Portanto, o elo que estabelece com a realidade é a possibilidade de sentido que a escritura proporciona”. CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002, p. 13.
Considerando os conteúdos abordados no capítulo do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil no que se refere à relação entre literatura e o que a realidade possibilita ao leitor, marque a afirmativa correta:
A literatura, por meio da linguagem, trata de temas humanos com os quais o leitor se identifica e é capaz de compreender a realidade.
A relação entre a literatura e a realidade é que a primeira é determinada pela segunda, pois os autores procuram retratar de forma documental essa realidade, possibilitando ao leitor um registro imparcial e histórico de determinadas épocas.
A relação entre literatura e realidade e o que ela possibilita ao leitor depende do tipo de abordagem dessa realidade. Obras mais realistas possibilitam ao leitor informações fidedignas do universo real, já obras de cunho mais fantasista, desvirtuam o leitor da realidade, mergulhando-o no faz de conta.
A literatura estabelece uma relação de distanciamento com o real, uma vez que a ficção legitima a criação, o não verdadeiro.
Não há uma relação da literatura com a realidade. Ao ler uma obra literária, o leitor projeta-se no universo do imaginário, o que possibilita a vivência da fantasia e do maravilhoso, o que o distancia do real.

Analisando os conteúdos abordados no capítulo do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil sobre a Literatura Brasileira e características da obra de Monteiro Lobato, autor que inovou a literatura brasileira direcionada ao público infantil, assinale a afirmativa correta:

( ) As personagens infantis, embora inteligentes e cheias de iniciativa, embora ainda continuam dependentes dos adultos para articular o conhecimento de mundo.
( ) Lobato renova a literatura infantil brasileira por meio de novas temáticas. No plano da linguagem, aproxima-se do coloquialismo, distanciando-se do excessivo referencial da gramática.
( ) O espaço do Sítio do Picapau Amarelo, criado na obra lobatiana, tem por objetivo como afastar o leitor dos problemas da realidade.
( ) Na obra de Lobato verifica-se um enaltecimento fantasioso e ufanista do Brasil.
( ) Monteiro Lobato propôs mudanças insignificantes na estrutura da obra literária, preocupando-se em manter o caráter didatizante da literatura infantil.

“[...] a escola é, hoje, o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E, nesse espaço, privilegiamos os estudos literários, pois, de maneira mais abrangente do que quaisquer outros, eles estimulam o exercício da mente [...]”. COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000, p.14.
A partir dos conteúdos abordados e do capítulo sugerido livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, no que se refere ao papel do professor no ensino da literatura, marque a alternativa correta:
As leituras na escola devem ser sempre coletivas, cabendo ao professor o papel de interventor no processo de leitura.
O professor deve sempre exigir a elaboração de um resumo, ao final da atividade de leitura.
As leituras devem ser individuais, cabendo ao professor o papel de interventor no processo de leitura.
O professor deve promover o desenvolvimento do leitor por meio do acesso à variados temas de leitura.
O professor deve corrigir os processos de leitura a partir da criação de um gabarito.

“Na escola, a leitura literária tem a função de nos ajudar a ler melhor, não apenas porque possibilita a criação do hábito de leitura ou porque seja prazerosa, mas sim, e sobretudo, porque nos fornece, como nenhum outro tipo de leitura faz, os instrumentos necessários para conhecer e articular com proficiência a mundo feito linguagem”. COSSON, Rildo. Letramento literário – teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006, p. 30.)
Levando-se em consideração os conteúdos abordados no material indicado pela disciplina e no livro Metodologia do ensino da literatura juvenil sobre o papel do professor, enquanto mediador de leitura junto aos seus alunos, pode-se afirmar que:
A literatura infantil, em sala de aula, deve estar vinculada, obrigatoriamente, aos demais conteúdos escolares.
O professor deve estimular e compreender a capacidade leitora do aluno, indicando livros com complexidades distintas. A literatura deve ser levada à escola sem o caráter pedagógico.
É papel do professor salientar os valores morais a serem apreendidos pelo leitor.
O professor não deve intervir na leitura feita pelo aluno. É papel do professor estipular o tempo em que as obras devem ser lidas e analisadas por cada aluno.

“Importa perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto, ativando sua biblioteca interna, jamais em repouso”.
A partir da videoaula e dos conteúdos abordados no capítulo do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil, avalie as seguintes afirmacoes sobre as estratégias de leitura utilizadas em sala de aula e marque a alternativa correta:
O repertório de leitura do aluno não precisa ser levado em consideração.
Utilizar os textos literários e analisar, a partir deles, as classes gramaticais.
Considerar o aspecto transdisciplinar da leitura e conhecer o estágio de leitura do aluno para tomá-lo como ponto de partida.
Valorizar os estudos e análises da norma culta padrão da língua português, a partir do texto literário.
Promover a leitura oral e a elaboração de questionários com perguntas diretivas sobre o texto.

Considerando as reflexões das unidades 1 e 2 sobre a história da literatura infanto-juvenil e os textos de apoio, como Metodologia do ensino da literatura juvenil, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas:
Leia a afirmação abaixo: "A Literatura Infantil e Infanto-juvenil tem sua origem relacionadas às mudanças sociais ocorridas no século XVIII, principalmente vinculadas à ascensão da burguesia e o processo de industrialização".
I. ( ) A literatura infantil e juvenil, originalmente, tinha como função consolidar a ideologia burguesa: propagação do estereótipo familiar, preservação da infância inocente e obrigatoriedade da escola como atividade natural.
II. ( ) Fábulas escolhidas, de La Fontaine, publicado originalmente em 1668, e Contos da mamãe gansa, de Charles Perrault, publicado originalmente em 1697, são consideradas as primeiras obras publicadas para o público infantil e juvenil.
III. ( ) Jacob Grimm e Wilhelm Grimm, conhecidos como os irmãos Grimm, são os autores dos Contos da mamãe gansa, obra publicada em 1897.
V – V – F
F – V – V
F – F – V
V – F – V
F – V – F

A partir da leitura dos conteúdos abordados e do texto do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil, no que se refere às estratégias para um trabalho com o texto literário em sala de aula, marque a alternativa correta:
A partir da leitura dos conteúdos abordados e do texto do livro Metodologia do ensino da literatura juvenil, no que se refere às estratégias para um trabalho com o texto literário em sala de aula, marque a alternativa correta:
O professor não precisa construir seu próprio repertório de leituras e de estratégia para trabalhar com os alunos, sem vincular-se às discussões teóricas e/ou metodológicas sobre o tema;
O teatro e a contação de história são as duas modalidades de literatura infantojuvenil que devem ser abordadas na escola.
O professor deve ter pouco conhecimento do acervo de obras representativas da literatura infantil brasileira.
O professor precisa reconhecer a importância do ensino de literatura pedagogizante, visto que ele é fundamental nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O professor deve trabalhar a leitura relacionando-a a demais leituras, estabelecendo reflexões e proposições criticas acerca do texto.

Prévia do material em texto

11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 1/15
Seu Progresso: 100 %
Prova Eletrônica
Entrega 22 abr em 23:59 Pontos 30 Perguntas 10
Disponível 10 abr em 0:00 - 22 abr em 23:59 Limite de tempo 60 Minutos
Tentativas permitidas 3
Instruções
Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MANTIDO Tentativa 2 30 minutos 27 de 30
MAIS RECENTE Tentativa 2 30 minutos 27 de 30
Tentativa 1 24 minutos 27 de 30
 As respostas corretas estarão disponíveis em 23 abr em 0:00.
Pontuação desta tentativa: 27 de 30
Enviado 11 abr em 21:13
Esta tentativa levou 30 minutos.
A Prova Eletrônica tem peso 30 e é composta por:
10 (dez) questões objetivas (cada uma com o valor de 3 pontos);
Você terá 60 (sessenta) minutos para finalizar esta atividade
avaliativa e as respostas corretas serão apresentadas um dia após
a data encerramento da Prova Eletrônica.
Fazer o teste novamente
3 / 3 ptsPergunta 1
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873/history?version=2
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873/history?version=2
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873/history?version=1
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873/take?user_id=40336
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 2/15
Leia a passagem de texto a seguir: “[...] ler,
mais do que um simples ato mecânico de
decifração de signos gráficos, é antes de tudo
um ato de raciocínio, já que se trata de saber
orientar uma série de raciocínios no sentido da
construção de uma interpretação da
mensagem escrita a partir da informação
proporcionada pelo texto e pelos
conhecimentos do leitor e, ao mesmo tempo,
iniciar outra série de raciocínios para controlar
o progresso dessa interpretação [...]”.
COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto
Alegre: Artmed, 2002, p. 31.)
No que se refere às habilidades que
identificam um aluno com leitura crítica e
coerente, marque a alternativa correta:
 
Organizar mentalmente o sentido do texto, fazendo aportes com
demais textos e seu conhecimento de mundo.
 Ter dificuldade de identificar pontos-chave do texto; 
 
Não se conectar com o texto externo, ou seja, os referenciais de
mundo, concentrando-se apenas nas informações da obra literária;
 Dramatizar o texto com facilidade. 
 Reconhecer o autor; 
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 3/15
 
Fazer resumos do texto, apontando todos os pontos-chave de leitura; 
3 / 3 ptsPergunta 2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Definir literatura infantil pode parecer uma
demarcação de território, mas apenas na
medida em que o objeto necessita alguma
delimitação para ser manejável. No entanto, a
despeito da instabilidade da infância, o livro
para criança pode ser definido em termos do
leitor implícito”.
HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify,
2010, p. 100.
 
Considerando o fragmento acima e os
conteúdos abordados no capítulo do livro
Metodologia do ensino da literatura juvenil
sobre o que define a literatura infantil e juvenil,
enquanto gênero literário, assinale a afirmativa
correta:
 
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário é o
público a que se destina, definição não estável, uma vez que a noção
de infância se modifica no decorrer da história.
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 4/15
 
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário são
obras cuja tema sempre opta pelo universo da fantasia e do
maravilhoso, ou seja, das fadas e duendes.
 
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário é a
necessidade e a presença de ilustrações nas obras.
 
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário são
as estruturas simples que facilitam a leitura para crianças no início da
idade escolar.
 
O que define a literatura infantil e juvenil enquanto gênero literário são
as obras que recebem indicação dos professores.
0 / 3 ptsPergunta 3IncorretaIncorreta
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O texto literário mais do que suas estruturas
discursivas, ele extrapola esse universo
concreto para adentrar-se nas construções do
imaginário de cada leitor, realizado no poético
que é da ordem do ontológico. Portanto, o elo
que estabelece com a realidade é a
possibilidade de sentido que a escritura
proporciona”.
CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas
e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002, p. 13.
 
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 5/15
Considerando os conteúdos abordados no
capítulo do livro Metodologia do ensino da
literatura juvenil no que se refere à relação
entre literatura e o que a realidade possibilita
ao leitor, marque a afirmativa correta:
 
 
Não há uma relação da literatura com a realidade. Ao ler uma obra
literária, o leitor projeta-se no universo do imaginário, o que possibilita a
vivência da fantasia e do maravilhoso, o que o distancia do real.
 
A literatura estabelece uma relação de distanciamento com o real, uma
vez que a ficção legitima a criação, o não verdadeiro.
 
A relação entre a literatura e a realidade é que a primeira é
determinada pela segunda, pois os autores procuram retratar de forma
documental essa realidade, possibilitando ao leitor um registro
imparcial e histórico de determinadas épocas.
 
 
A relação entre literatura e realidade e o que ela possibilita ao leitor
depende do tipo de abordagem dessa realidade. Obras mais realistas
possibilitam ao leitor informações fidedignas do universo real, já obras
de cunho mais fantasista, desvirtuam o leitor da realidade,
mergulhando-o no faz de conta.
 
A literatura, por meio da linguagem, trata de temas humanos com os
quais o leitor se identifica e é capaz de compreender a realidade.
3 / 3 ptsPergunta 4
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 6/15
“Espaços de leitura extrapolam, portanto, os
limites de simples recursos de apoio, meros
canais físicos de distribuição de signos e
objetos culturais diversos. Cantos e salas de
leitura, bibliotecas (físicas ou virtuais) são
instâncias discursivas, portadoras de sentidos.
Significam”.
PERROTTI, E. A organização dos espaços de leitura na educação
infantil. Disponível em: < http://www.mieib.org.br/wp-
content/uploads/2017/06/Literatura-na-Educac%CC%A7a%CC%83o-
Infantil-acervos-espac%CC%A7os-e-
mediac%CC%A7o%CC%83es.pdf#page=127> Acesso em 01/12/2019,
p.131.
 
Sobre a criação de salas de leitura, de acordo
com o livro Metodologia do ensino da
literatura juvenil, pode-se afirmar que:
 
A sala de leitura não deve conter mobiliário aconchegantes evitando
assim outras atividades que não sejam a leitura.
 
Muitas vezes a criação de uma sala de leitura é o espeço ideal,
principalmente quando a escola não tem biblioteca ou a biblioteca é
muito antiga e austera.
 
Nos espaços de leitura é importante que haja a imposição do silêncio. 
 
Nas salas de leitura devem ser proibidos qualquer tipo de material
eletrônico, sendo o espaço reservado para livros.
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 7/15
 As salas de leitura devem ter um caráter bastante formal. 
3 / 3 ptsPergunta 5
Analisando os conteúdos abordados no
capítulo do livro Metodologia do ensino da
literatura juvenil sobre a Literatura Brasileira
e características da obra de Monteiro Lobato,
autor que inovou a literatura brasileira
direcionada ao público infantil, assinale a
afirmativa correta:
 
Lobato renovaa literatura infantil brasileira por meio de novas
temáticas. No plano da linguagem, aproxima-se do coloquialismo,
distanciando-se do excessivo referencial da gramática.
 
Na obra de Lobato verifica-se um enaltecimento fantasioso e ufanista
do Brasil.
 
As personagens infantis, embora inteligentes e cheias de iniciativa,
embora ainda continuam dependentes dos adultos para articular o
conhecimento de mundo.
 
O espaço do Sítio do Picapau Amarelo, criado na obra lobatiana, tem
por objetivo como afastar o leitor dos problemas da realidade.
 
Monteiro Lobato propôs mudanças insignificantes na estrutura da obra
literária, preocupando-se em manter o caráter didatizante da literatura
infantil.
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 8/15
3 / 3 ptsPergunta 6
“[...] a escola é, hoje, o espaço privilegiado, em
que deverão ser lançadas as bases para a
formação do indivíduo. E, nesse espaço,
privilegiamos os estudos literários, pois, de
maneira mais abrangente do que quaisquer
outros, eles estimulam o exercício da mente
[...]”.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São
Paulo: Moderna, 2000, p.14.
 
A partir dos conteúdos abordados e do capítulo
sugerido livro-base Metodologia do ensino da
literatura juvenil, no que se refere ao papel do
professor no ensino da literatura, marque a
alternativa correta:
 
O professor deve corrigir os processos de leitura a partir da criação de
um gabarito.
 
As leituras devem ser individuais, cabendo ao professor o papel de
interventor no processo de leitura.
 
O professor deve sempre exigir a elaboração de um resumo, ao final da
atividade de leitura.
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 9/15
 
O professor deve promover o desenvolvimento do leitor por meio do
acesso à variados temas de leitura.
 
As leituras na escola devem ser sempre coletivas, cabendo ao
professor o papel de interventor no processo de leitura.
3 / 3 ptsPergunta 7
“Na escola, a leitura literária tem a função de
nos ajudar a ler melhor, não apenas porque
possibilita a criação do hábito de leitura ou
porque seja prazerosa, mas sim, e sobretudo,
porque nos fornece, como nenhum outro tipo
de leitura faz, os instrumentos necessários
para conhecer e articular com proficiência a
mundo feito linguagem”.
COSSON, Rildo. Letramento literário – teoria e prática. São Paulo:
Contexto, 2006, p. 30.)
 
Levando-se em consideração os conteúdos
abordados no material indicado pela disciplina
e no livro Metodologia do ensino da
literatura juvenil sobre o papel do professor,
enquanto mediador de leitura junto aos seus
alunos, pode-se afirmar que:
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 10/15
 
O professor deve estimular e compreender a capacidade leitora do
aluno, indicando livros com complexidades distintas. A literatura deve
ser levada à escola sem o caráter pedagógico.
 
É papel do professor salientar os valores morais a serem apreendidos
pelo leitor.
 
A literatura infantil, em sala de aula, deve estar vinculada,
obrigatoriamente, aos demais conteúdos escolares
 
É papel do professor estipular o tempo em que as obras devem ser
lidas e analisadas por cada aluno.
 O professor não deve intervir na leitura feita pelo aluno. 
3 / 3 ptsPergunta 8
“Importa perguntar qual o papel da escola na
formação do leitor. Não o leitor obediente que
preenche devidamente fichas de livros ou
reproduz com propriedade enunciados
textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto,
produz sentidos, dialoga com o texto que lê,
seus intertextos e seu contexto, ativando sua
biblioteca interna, jamais em repouso”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em:
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 11/15
WALTY, I. L. C. Literatura e escola: antilições. In: EVANGELISTA,
A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Orgs.) A
escolarização da leitura literária – O jogo do livro infantil e juvenil. Belo
Horizonte: Autêntica, 2011, p. 52.
 
A partir da videoaula e dos conteúdos
abordados no capítulo do livro Metodologia do
ensino da literatura juvenil, avalie as
seguintes afirmações sobre as estratégias de
leitura utilizadas em sala de aula e marque a
alternativa correta:
 
Considerar o aspecto transdisciplinar da leitura e conhecer o estágio de
leitura do aluno para tomá-lo como ponto de partida.
 
O repertório de leitura do aluno não precisa ser levado em
consideração.
 
Valorizar os estudos e análises da norma culta padrão da língua
português, a partir do texto literário.
 
Promover a leitura oral e a elaboração de questionários com perguntas
diretivas sobre o texto.
 
Utilizar os textos literários e analisar, a partir deles, as classes
gramaticais.
3 / 3 ptsPergunta 9
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 12/15
Leia a afirmação abaixo:
 
"A Literatura Infantil e Infanto-juvenil tem sua
origem relacionadas às mudanças sociais
ocorridas no século XVIII, principalmente
vinculadas à ascensão da burguesia e o
processo de industrialização". 
 
Considerando as reflexões das unidades 1 e 2
sobre a história da literatura infanto-juvenil e os
textos de apoio, como Metodologia do ensino
da literatura juvenil, analise as afirmativas a
seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F
para as falsas:
 
I. ( ) A literatura infantil e juvenil, originalmente,
tinha como função consolidar a ideologia
burguesa: propagação do estereótipo familiar,
preservação da infância inocente e
obrigatoriedade da escola como atividade
natural.
II. ( ) Fábulas escolhidas, de La Fontaine,
publicado originalmente em 1668, e Contos da
mamãe gansa, de Charles Perrault, publicado
originalmente em 1697, são consideradas as
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 13/15
primeiras obras publicadas para o público
infantil e juvenil.
III. ( ) Jacob Grimm e Wilhelm Grimm,
conhecidos como os irmãos Grimm, são os
autores dos Contos da mamãe gansa, obra
publicada em 1897.
 
 F – F – V 
 V – F – V 
 F – V – V 
 V – V – F 
 F – V – F 
3 / 3 ptsPergunta 10
“Importa perguntar qual o papel da escola na
formação do leitor. Não o leitor obediente que
preenche devidamente fichas de livros ou
reproduz com propriedade enunciados
textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto,
produz sentidos, dialoga com o texto que lê,
seus intertextos e seu contexto, ativando sua
biblioteca interna, jamais em repouso”.
 
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 14/15
WALTY, I. L. C. Literatura e escola: antilições. In: EVANGELISTA,
A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Orgs.) A
escolarização da leitura literária – O jogo do livro infantil e juvenil. Belo
Horizonte: Autêntica, 2011, p. 52.
 
A partir da leitura dos conteúdos abordados e
do texto do livro Metodologia do ensino da
literatura juvenil, no que se refere às
estratégias para um trabalho com o texto
literário em sala de aula, marque a alternativa
correta:
 
O professor não precisa construir seu próprio repertório de leituras e de
estratégia para trabalhar com os alunos, sem vincular-se às discussões
teóricas e/ou metodológicas sobre o tema;
 
O teatro e a contação de história são as duas modalidades de literatura
infantojuvenil que devem ser abordadas na escola.
 
O professor deve ter pouco conhecimento do acervo de obras
representativas da literatura infantil brasileira.
 
O professor precisa reconhecer a importância do ensino de literatura
pedagogizante, visto queele é fundamental nos anos iniciais do Ensino
Fundamental.
 
O professor deve trabalhar a leitura relacionando-a a demais leituras,
estabelecendo reflexões e proposições criticas acerca do texto.
Pontuação do teste: 27 de 30
11/04/2023, 21:13 Prova Eletrônica: Literatura Infanto- Juvenil
https://dombosco.instructure.com/courses/12960/quizzes/31873 15/15
(https://portal.rybena.com.br)
https://portal.rybena.com.br/

Mais conteúdos dessa disciplina