Buscar

ROTEIRO DE ESTUDOSINTERVENÇÕES

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE ESTUDOS
1. O que é vontade de sentido e frustração existencial?
R: vontade de sentido é o ser humano ter o desejo de encontrar o sentido da vida, é a força motriz da humanidade. A frustação existencial é a ausência de sentido na vida/sua existência, sentimento de fracasso.
2. O que é a dimensão noológica?
R: é a dimensão que atravessa todos os aspectos da vida. Parte da perspectiva de que nós somos capazes de dar um sentido a tudo o que experimentamos. É o sentido de ser humano.
3. O que são neuroses noogênicas?
R: é um sentimento de falta de significado da vida, uma frustração existencial, na medida em que a vontade de dar um sentido à própria existência permanece frustrada
4. O que significa Logoterapia?
R: uma das abordagens humanistas que foca no sentido da vida. A principal força motivadora no ser humano é a busca do sentido da vida. Quando não se encontra esse sentido, as pessoas são acometidas pelo vazio existencial.
5. Como é o trabalho com a Logoterapia?
R: contribui para uma visão do ser humano mais completa, é uma terapia centrada no sentido da vida, direcionada para um ser livre e responsável, criando possibilidades para a construção de sua própria história, capaz de se posicionar diante dos condicionamentos biológicos, psicológicos e sociológicos.
6. Como é realizada a primeira entrevista em fenô/Gestalt?
R: O estabelecimento do vínculo é a primeira etapa da entrevista. Este estabelecimento é necessário, pois, sem ele, a exploração de dados fica seriamente comprometida, bem como o planejamento diagnóstico, pois sem o vínculo o cliente não traz os dados de forma clara e ampla, assim a conclusão do "diagnóstico" fica difícil, comprometendo a efetivação da Primeira Entrevista. Se o vínculo não ocorre, raramente o cliente permanece vindo às sessões.
O Terapeuta deve se posicionar não na frente, mas na lateral do mesmo, pois através desta posição o Terapeuta propicia ao cliente a possibilidade de movimentar-se entre uma relação mais direta ou confrontativa e uma relação mais indireta e menos confrontativa com o Terapeuta. Este processo vai se dando desde a primeira sessão e se efetiva ao final da Primeira Entrevista.
7. Quais são as três partes da entrevista?
8. O que é percepção diagnóstica?
9. Como se constitui um problema?
10. Que é Plantão Psicológico?
R: é um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no exato momento de sua urgência, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites.
11. Como é o sofrimento humano?
R: é um estado de aflição severa, associado a acontecimentos que ameaçam a integridade (manter-se intacto) de uma pessoa.
12. O que é Aconselhamento?
R: modalidade de atendimento emergencial, com foco na solução de um problema ou sintoma gerado por algum conflito.
13. O que é Psicoterapia?
R: é um processo de tratamento que oferece o cuidado e reestabelecer pessoas em algum tipo de sofrimento emocional.
14. Para a Gestalt como se dá o processo de figura e fundo?
R: A figura e o fundo se relacionam a tudo que pode se tornar objeto de nossa atenção num determinado momento. Acontece com mais constância de forma espontânea e de acordo com nossas necessidades. As necessidades determinam a figura de um determinado momento. O fundo engloba as possibilidades de outras vivências, necessidades e percepções, direcionando para o surgimento e configuração de uma necessidade dominante.
15. O que é ser Gestalt-terapeuta?
R: é olhar para o cliente como um todo. É também suspender o julgamento sobre os fenômenos que ele enxerga no cliente
16. Explique Awareness no processo de terapia
R: é a tomada de consciência do sujeito de forma global no momento presente, no setting da terapia faz com que o cliente descubra o mecanismo pelo qual ele aliena parte dos processos do seu self e, assim, evita estar consciente de si e de seu ambiente.
17. Explique como é o trabalho clínico do Gestalt-terapeuta
R: O Gestalt-Terapeuta procura investigar o que, e como está ocorrendo com o cliente, através de uma postura interessada, presente e acolhedora, sem julgamentos, conhecimentos anteriores, pré-conceitos, focalizar no que o cliente manifesta no momento presente, no aqui-agora. O Terapeuta procura facilitar o processo de autoconhecimento do cliente, a fim de que ele possa conhecer e experimentar aquilo que ele pode ser naquele momento, seus recursos, suas habilidades, como também suas dificuldades, na busca pela satisfação das suas necessidades na relação com o mundo.
18. O que é autorregulação e ajustamento criativo?
R: autorregulação é habilidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento. Ajustamentos criativos que atuam no processo de autorregulação do organismo na medida em que é através do potencial criativo de inventar novos modos de interação com o meio que se estabelece o equilíbrio entre aquilo que se necessita com aquilo que o meio dá como possibilidade
19. Quais são as características da Dasein análise?
R: Dasein – Da: Aí – Sein: Ser – “Ser Aí”. O Dasein deve transformar sua existência em projeto, que só terminará com a morte. Dasein: “Ser no Mundo”, rompe com a dicotomia: Homem e Mundo. É no mundo, é no outro, é no tempo (passado, presente, futuro). Psicoterapia: “Descortinar o encoberto”, significados e sentidos. Apropriar-se e Expandir-se. O Ser Humano não é constituído, se constitui se construindo, existindo e caminhando em direção ao futuro. É lançado no mundo e deve cuidar de sua existência, atentando para as possibilidades em seu horizonte. Dentre as possibilidades que possui a morte apresenta-se como possibilidade última, impondo um limite ao seu Ser.
20. O que é congruência e incongruência para Rogers?
R: a congruência consiste em expressar abertamente seus sentimentos e intenções, estando presente inteiramente na relação, comunicando como se sente. A incongruência é um estado de diferenças entre a tomada de consciência, a experiência e a comunicação desta.
21. Qual a concepção da Gestalt-terapia?
R: interação com as partes conhecidas e desconhecidas do indivíduo, fazendo com que possa desenvolver o seu potencial, o autoconhecimento e o crescimento como ser humano.
22. Quais são os ajustamentos disfuncionais da Gestalt-terapia?

Continue navegando