Buscar

Avaliação Pesquisa (Fundamentos em Finanças)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Fundamentos em Finanças
Aluno (a): 
Data: 
Avaliação de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação Final vale 10 pontos. 
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a avaliação.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1. O que é gasto e o que é desembolso?
2. Qual a diferença entre custo, despesas e perda?
3. De acordo com o que já foi exposto, elabore um conceito de Plano de Contas.
4. Qual a importância de um Plano de Contas?
5. Qual o objetivo do Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira?
6. Fale sobre a importância do Ponto de Equilíbrio Financeiro.
7. Qual a função dos indicadores? 
8. Quais são os índices de liquidez?
9. Fale sobre a taxa de retorno sobre investimentos.
10. Quais são os indicadores financeiros? 
RESPOSTAS
1. Gasto é a compra de um produto ou serviço qualquer que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). E o desembolso é a saída de dinheiro do caixa ou das contas bancárias das empresas, ou seja, entrega a terceiros de parte dos numerários da empresa. Os desembolsos ocorrem em virtude do pagamento de compras efetuadas à vista ou de uma obrigação assumida anteriormente.
2. Custo é todo gasto que representa a aquisição de um ou mais bens ou serviços usados na produção de outros bens e/ ou serviços. São exemplos de custos: matéria-prima utilizada no processo produtivo; salários, encargos e benefícios sociais da mão de obra que trabalha na fábrica; aluguel da fábrica; depreciação das máquinas e equipamentos referentes à produção. Despesa é o gasto que a empresa comete para manter a estrutura organizacional e também para obter receitas. São exemplos de despesas: aluguel do escritório central; seguro do imóvel da filial de vendas; salários, encargos e benefícios sociais do pessoal administrativo; iluminação do escritório central; bonificações (leve 4 e pague 3); comissões sobre vendas. Enquanto perda é todo gasto que a empresa faz quando um bem ou serviço é consumido de maneira anormal às atividades, como inundações, incêndios, greves, etc.
3. Plano de contas é o conjunto de contas criado pelo contador para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil. Assim, é um conjunto de determinadas contas em função de seu ramo de atividade e porte.
4. O plano de contas é importante para prover o registro dos fatos administrativos de forma a criar condições satisfatórias de classificação e acumulação de dados, além de possibilitar a adequada forma de controle do patrimônio da entidade contabilizada. Desta forma, facilita a identificação das contas, título e descrição de cada uma, bem como os regulamentos e convenções que regem o uso do plano e as contas integrantes do sistema contábil da entidade.
5. O Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira tem como objetivo ajudar o empresário a avaliar o plano de investimento a ser realizado, demonstrando a viabilidade ou inviabilidade do projeto.
6. O Ponto de Equilíbrio Financeiro informa ao empresário o faturamento anual mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis), informação esta que muitas vezes é vital para a análise da viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa em relação ao mercado.
7. Os indicadores tem a função de diagnosticar o desempenho das empresas, obtidos através do cálculo de dados fornecidos nas demonstrações contábeis das empresas, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício. Os indicadores fornecem informações claras, que não são fáceis de serem visualizadas de forma direta nas demonstrações financeiras.
8. Os quatro índices de liquidez estudados são índice de Liquidez Corrente, Seca, Imediata e Geral.
9. A taxa de retorno de investimento calcula o retorno financeiro de um investimento, assim como o recebimento de renda durante a posse dessa aplicação. É possível calcular essa taxa para investimentos de renda fixa e também para ações, fundos imobiliários, e qualquer outro tipo. Mostra o quanto a empresa obteve de Lucro Líquido em relação ao Ativo. É uma medida da capacidade da empresa em gerar Lucro Líquido e assim poder capitalizar-se.
10. Dentro da análise financeira, os indicadores financeiros de uma empresa podem ser agrupados em três categorias: indicadores de estrutura de capital, indicadores de liquidez e indicadores de rentabilidade.