Buscar

C 06

Prévia do material em texto

Introdução Atuarial
Nesta unidade, estudaremos a importância dos cálculos atuariais, bem como sua aplicabilidade e importância nos segmentos de seguros e previdência. Para tanto, apresentaremos os conceitos de Esperança Matemática, Tábua de Mortalidade, Vida Média, seguros e rendas, para, assim, aprendermos a quantificar itens ligados à atuária na vida das pessoas, em que abordaremos tópicos importantes para a contabilidade atuarial, mais especificamente no segmento de seguros.
EXERCÍCIOS
QUESTÃO 1
As ciências atuariais se caracterizam como uma área do conhecimento que analisa os riscos e as expectativas futuras, sejam elas financeiras ou econômicas, sendo de suma importância, principalmente, nas áreas de:
A gestão de seguros, pensões, previdência e aposentadoria.
B gestão de seguros, pensões e contabilidade.
C gestão de seguros, estatística e aposentadoria.
D gestão de pensões, administração e aposentadoria.
E gestão de pensões, aposentadoria e atuária.
QUESTÃO 2
A Esperança Matemática é também conhecida por um valor ou um resultado esperado. É um conceito estatístico que caracteriza as probabilidades de um determinado episódio acontecer, como resultado de um experimento aleatório multiplicado pelo seu valor inicial. Aplicando-se o conceito da esperança matemática em operações de seguros, podemos dizer que ela representa:
A o resultado esperado no futuro, que atenda à expectativa do segurado.
B o resultado esperado no futuro, que atenda ou não à expectativa do segurador.
C o objetivo da Gestão de Pessoas.
D o objetivo da Gestão de Pessoas na atividade seguradora.
E o objetivo da Aplicabilidade da Gestão Atuarial na atividade rural.
· QUESTÃO 3
“Tabela específica utilizada no cálculo atuarial, tanto no setor público como no privado, e que se aplica aos Seguros de vida, Planos de previdência, Pensões e aposentadorias e se baseia em dados estatísticos de nascimentos e mortes e, também, nas idades em que se morre.”
A que tipo de tabela o trecho acima se refere?
A Tábua de Mortalidade.
B Expectativa de Vida.
C Tábua de Esperança Matemática.
D Tábua de Expectativa de Vida.
E Esperança Matemática.
QUESTÃO 4
Pelo estudo da ciência atuária, é possível quantificar, em média, quanto tempo viverá um indivíduo de um determinado grupo de pessoas, considerando-se que elas tenham nascido e convivido em um mesmo cenário de condições, econômicas, demográficas, sociais e financeiras. A essa experiência, damos o nome de:
A Vida Média Completa.
B Ciclo de Vida Social.
C Esperança Matemática.
D Tábua Atuarial.
E Ciclo de Vida Econômica.
QUESTÃO 5
Seguros, previdência e pensões se utilizam da ciência atuarial e do estudo da estatística na elaboração de seus produtos. Por meio dos dados obtidos na Tábua de Mortalidade, elaborada com dados estatísticos e considerando a expectativa de vida obtida, é possível criar um produto que venha atender à expectativa de um consumidor que pretende se prevenir de uma situação futura. São exemplos desses produtos:
A Planos de Previdência e Aposentadoria.
B Planos de Seguros e Financiamentos.
C Planos de Pensões e Empréstimos Imobiliários.
D Planos de Seguros e Consórcios.
E Planos de Previdência e Composição de Dívida.
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, G. H. W. Seguros, matemática atuarial e financeira: uma abordagem introdutória. São Paulo: Saraiva, 2008.
 
BRASIL. Decreto nº 3.266, de 29 de novembro de 1999. Atribui competência e fixa a periodicidade para a publicação da tábua completa de mortalidade de que trata o § 8º do art. 29 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, com a redação dada pela Lei nº 9.876, de 26 de novembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3266.htm. Acesso em: 23 set. 2019.
 
______. Ministério da Fazenda. Tábua de mortalidade divulgada pelo IBGE hoje (29) altera cálculo do Fator Previdenciário 2019. Disponível em: http://www.fazenda.gov.br/noticias/2018/novembro/tabua-de-mortalidade-divulgada-pelo-ibge-hoje-29-altera-calculo-do-fator-previdenciario-2019. Acesso em: 23 set. 2019.
 
IBGE. Expectativa de vida no Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pPE19OI38qE. Acesso em: 23 set. 2019.
 
______. Tábua completa de mortalidade para o Brasil – 2017: breve análise da evolução da mortalidade no Brasil. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101628.pdf. Acesso em: 23 set. 2019.

Continue navegando