Buscar

Portifolio 1 - Atuaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TAMIRIS CRISTINA DOS SANTOS PORCEL
 R.A 8059751
 CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1) Explique a importância da matemática dentro da atuária.
R: Sua principal função na matemática, principalmente na área de seguros, é conseguir calcular qual o risco está contido ao se segurar determinado procedimento, e assim, calcular o valor e o prêmio compatível que deve ser cobrado para tal seguro.
2) Explique a origem da matemática.
R: A origem da matemática e a sua aplicação na área atuarial, esta interligada nas razões de sua existência e de sua utilização sua origem nas evidências primitivas de contagem da pré-história, que eram baseadas em pedaços de madeiras, ossos e pedras, já que para realizar atividades como cozinhar ou construir os homens necessitavam de conhecimentos matemáticos.
3) Explique a evolução da matemática atuarial.
R: O ser humano identificou a necessidade de possuir os conhecimentos matemáticos, por meio das noções de números, medidas, geometria e espaço, a fim de resolver os problemas surgidos em cada época, concluímos que a definição da matemática esteve sempre ligada ao estudo da magnitude, quantidade e relação entre números e símbolos. Portanto, a ciência atuarial dedica-se ao estudo de eventos econômico-sociais que envolvem riscos e incertezas, calcular probabilidades de eventos, avaliar riscos e fixar prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas, desenvolvendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações para o mercado de seguros (privado e social).
4) Apresente a finalidade da estatística atuarial.
R: A probabilidade estatística é o principal elemento que a Matemática Atuarial acrescenta em seus cálculos que, de resto, se apoiam na Matemática Financeira convencional, ela tem como objetiva a estimativa e projeção das populações, relativo ao número de nascimentos e mortes. Tornando-se importante na formação do atuário e requer uma atualização permanente, por envolver a avaliação de riscos futuros, nas aplicações em cálculos das taxas, dos prêmios de seguros e dos planos previdenciários. Além de ser utilizada para o cálculo das probabilidades, da matemática financeira e da demografia.
5) Explique a diferença entre seguro público e privado.
R: O seguro público caracteriza-se por ter o risco segurado assumido por pessoa jurídica de direito público, sem finalidades lucrativas. Já o Já o seguro privado ocorre quando o risco segurado é assumido por pessoa jurídica de direito privado com fins lucrativos. 
6) Apresente a diferença entre o ramo vida e o elementar.
R: Ramo vida que tem características de longo prazo e estuda os modelos relacionados a benefícios de aposentadoria, pensões, seguro de vida e saúde. Já elementar com características de curto prazo, estuda os modelos relacionados a seguros em geral, como, por exemplo, incêndios, transportes, acidentes pessoais, automóveis, responsabilidades civis. 
7) Explique a finalidade do Instituto de Resseguro do Brasil (IRB).
R: É uma sociedade de economia mista com personalidade jurídica própria de direito privado, além de desfrutar de autonomia para fiscalizar (regular) o cosseguro, o resseguro (obrigatório e facultativo) e a retrocessão, organizar e administrar consórcios, proceder à liquidação de sinistros e distribuir pelas seguradoras a parte dos resseguros que não retiver, bem como promover o desenvolvimento das operações de seguro no país. 
8) Apresente quais são os quatro instrumentos formais que compõem o contrato de seguro.
R: Os principais instrumentos formais que compõem o contrato de seguro e a Proposta é a base do contrato representando a vontade do segurado de transferir o risco para a seguradora; Apólice é o contrato propriamente dito, emitido a partir da proposta. Inclui todas as cláusulas pactuadas, em vigor por determinado período, geralmente um ano; Endosso: é o documento que atualiza o contrato, isso quando for necessário modificar a apólice; aditivos ou averbações: são documentos emitidos pelo segurado para informar à seguradora sobre bens e verbas a garantir. 
9) Explique a diferença entre previdência oficial e previdência privada.
R: O valor da previdência social só é liberado através da aposentadoria, invalidez ou tempo de contribuição, algo que pode demorar muito, diferente da previdência privada, cujos valores podem ser resgatados antecipadamente e você pode usar o resgate a pequeno, médio ou longo prazo. 
10) Realize um comentário (opinião pessoal) de no mínimo 10 linhas sobre o
aprendizado na atividade e como ela vai contribuir para a sua formação acadêmica
e profissional.
R: A atuária é uma profissão qualificado para identificar, analisar, mensurar/quantificar, eliminar, prevenir, mitigar, transferir, monitorar eventos que possam ter alguma consequência financeira adversa para pessoas ou empresas. O atuário tem uma imensa importância porque realiza o cálculo das reservas matemáticas e do custo dos planos, determinando o fluxo de recursos necessários para garantia de sua liquidez, equilíbrio e solvência. Além de ser fundamental os conhecimentos em todos os segmentos do mundo econômico, tais como: administração, contabilidade, legislação, processamento de dados, economia, comunicações e outros, podendo contribuir para o crescimento das empresas de segmentos como Seguradoras, Consultorias Bancos privados e estatais e Empresas de capitalização, etc.

Outros materiais