Buscar

ANTIPSICÓTICOS - base

Prévia do material em texto

PSICOSES E ANTIPSICÓTICOS
As psicoses são sintomas de diferentes transtornos como: esquizofrenia, esquizoafetivo, bipolar, transtornos causados por uso de substancias, etc. Suas principais características são delírios, alucinações, fala e comportamento agitado. Geralmente, os indivíduos acometidos pela psicose não possuem noção do que está acontecendo.
Existem dois tipos de sintomas na esquizofrenia (psicose mais comum):
· Positivos: Delírios, alucinações, fala e comportamento desorganizados, afeto incongruente.
· Negativos: avolição (perda de motivação), disfunção da comunicação, disfunção do afeto, disfunção da socialização, anedonia (falta de prazer)
Os sintomas acima estão ligados com algumas regiões cerebrais, sendo elas:
· Sintomas positivos: mesolimbico;
· Sintomas negativos: Cortex pré-frontal e mesocortical e núcleo accumbens (sistema de recompensa);
· Sintomas cognitivos: córtex pré-frontal;
· Sintomas agressivos: córtex erbifrontal e amigdala;
· Sintomas afetivos: córtex pré-frontal ventromedial.
ANTIPSICÓTICOS TÍPICOS:
 Bloqueio dos receptores D2 por todo cérebro.
Efeitos colaterais neurologicos:
· Neurolepsia: os pacientes ficam apáticos, com anedonia e falta de motivação, de interesse e de alegria com as interações sociais, um estado que se assemelha muito ao dos sintomas negativos da esquizofrenia (isso ocorre com o bloqueio dos receptores D2 no núcleo accumbens);
· Sintomas extrapiramidais (SEP): Distonia - espasmos musculares - face, pescoço, língua, costas, crises oculogíricas; Acatisia - sensação subjetiva de aflição e desconforto, necessidade de ficar em movimento; Parkinsonismo - acinesia, rigidez muscular, máscara facial, marcha arrastada. (Bloqueio do D2 na via nigroestriatal);
· Discinesia tardia: movimentos faciais e da língua. Mastigação constante, protrusão da língua, caretas e movimentação dos membros – que podem ser rápidos, espasmódicos ou coreiformes. (causada pelo uso prolongado de antipsicóticos);
· Elevação da prolactina: Essa condição está associada a galactorreia (i. e., secreção mamária) e amenorreia (i. e., períodos menstruais irregulares ou ausentes);
 os antipsicóticos conhecidos ligam-se ao receptor de dopamina D2, cujo grau de ligação determina se o indivíduo apresentará efeitos terapêuticos e/ou efeitos colaterais. No caso da maioria dos antipsicóticos convencionais, o grau de ligação aos receptores D2 na via mesolímbica, necessário para produzir efeitos antipsicóticos, é de quase 80%, enquanto uma ocupação de mais de 80% dos receptores D2 no estriado dorsal está associada a efeitos colaterais extrapiramidais (SEP) e, na hipófise, ao desenvolvimento de hiperprolactinemia. No caso dos antipsicóticos convencionais, postula-se que o mesmo número de receptores D2 seja bloqueado em todas as áreas do cérebro. Assim, existe uma janela estreita entre o limiar para a eficácia antipsicótica e para os efeitos colaterais em termos de ligação aos receptores D2.
Efeitos colaterais adversos: 
· aumento do apetite e obesidade;
· amenorreia-galactorréia, infertilidade, diminuição da libido e ginecomastia
· boca seca, perda da acomodação visual e constipação;
· hipotensão ortostática, impotência, dificuldade de ejaculação.
ANTIPSICÓTICOS ATÍPICOS:
 Antagonistas do sistema serotonina-dopamina. 
os antipsicóticos atípicos têm o perfil clínico de ações antipsicóticas iguais sobre os sintomas positivos, porém com poucos sintomas extrapiramidais e menos hiperprolactinemia, em comparação com os antipsicóticos convencionais.
· Clozapina: Não causa SEP, não eleva a prolactina, pode causar agranulocitose, Ganho de peso, Efeito sedativo, podem ocorrer convulsões.
· Olanzapina: Não causa SEP, Mais potente, Tratamento muito caro, Ganho de peso, Menor efeito sedativo, Melhora o humor.
· Quetiapina: Não causa SEP (qualquer dose), Não eleva a prolactina, Algum ganho de peso, Efeito sedativo, Pode melhorar o humor e a função cognitiva.
· Risperidona: Não causa SEP (dependendo da dose), eleva a prolactina, menor ganho de peso, melhora o humor e a função cognitiva.
· Ziprasidona: baixo SEP, Não eleva a prolactina, pouco ou nenhum ganho de peso, Efeito sedativo, Pode melhorar a função cognitiva.

Continue navegando