Buscar

Projeto Executivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O papel do projeto executivo é necessariamente alinhar o conjunto de processos desenvolvidos e proposto para os clientes e para os executores (gestores de obras) no canteiro de obras, onde se passa pelo estudo de viabilidade para saber tudo o que pode ou não ser feito, com isso se inicia a etapa de estudo preliminar que se refere aos primeiros croquis/esboços para a mudança ou criação de um ambiente, desenvolvendo algumas possibilidades, tendo a aprovação do cliente, passa para o anteprojeto, onde se desenvolve com mais refinamento a proposta anterior com visualização de cenas 3D para auxiliar o entendimento do projeto como posições de mobiliários, tamanhos, paredes, pisos e cores de paredes, aprimorando a proposta com o embasamento de normas que são necessárias para um bom projeto perante o cliente, pois este projeto se enquadra como um documento para fins de registro e precaução de ambas as partes. Estando de acordo, então, se inicia o projeto executivo que se divide em vários tópicos, que são:
- Planta de Demolição – Que determina todos os fatores que serão retirados da reforma, seja pisos, paredes, portas, janelas. – Plantas com cotas bem amarradas (que tenha pontos sólidos de partida, de parede a parede).
- Planta de Construção – Todas as etapas que pretendem executar, seja novas paredes, bases de alvenaria, nichos de banheiros, muretas de para balcões, portas, janelas e pisos. – Plantas com cotas bem amarradas (que tenha pontos sólidos de partida, de parede a parede).
- Planta de Decoração – A proposta definida para o novo Layout da construção, com todos os mobiliários, fixos e móveis. – Plantas com cotas bem amarradas (que tenha pontos sólidos de partida, de parede a parede).
- Planta de Pisos – Projeto que define o tipo, tamanho, onde será o inicio e a inclinação que será utilizada para melhor distribuição. – Plantas com cotas bem amarradas caso tenha diferenciação de pisos ou ângulos diferentes no mesmo ambiente e simbologia que fale o que tem nesta planta com indicações em planta e legenda (piso, rodapé, parede predominante e o forro utilizado)
- Planta de Hidráulica – Projeto proposto quando existe a criação ou a reforma de banheiro, cozinha e área de serviço pelo qual é necessário fazer novos pontos de água ou remanejamento de pontos. – Plantas com cotas bem amarradas para maior precisão na execução poupando erros. Indicar símbolos e legenda.
- Planta de Forro – Definição do tipo de forro, seja em gesso, seja de madeira ou PVC. Se terá sanca ou cortineiro, demostrando em planta se terá algum forro existente a ser mantido ou se será um completamente novo em tonalidades para fácil entendimento e identificando na legenda - Plantas com cotas bem amarradas que tenha pontos sólidos de partida, de parede a parede e os pontos de sancas ou cortineiro.
- Planta de Iluminação – Projeto de Iluminação se faz presente no Layout desenvolvido na planta de Decoração para um projeto luminotécnico de precisão alterando ou acrescentando novos pontos de iluminação, demonstrando o que será mantido ou se será totalmente novo. – Plantas com cotas bem amarradas que tenha pontos sólidos de partida, de parede a parede. Com os símbolos das luminárias e legenda com quantidade 
- Planta de Elétrica – Projeto que consiste nos pontos necessários nas paredes devidos aos eletrodomésticos e novos pontos de iluminação sendo necessário esse estudo para ver a necessidade de novos pontos ou apenas remaneja-los, demonstrando o que está sendo proposto como novo, os que estarão sendo removidos e os que serão mantidos. – Plantas com cotas bem amarradas (que tenha pontos sólidos de partida).
- Elevações – Etapa que auxilia no entendimento do projeto, pois é necessário visualizar as paredes para entender os móveis, os pontos de tomadas, interruptores, painéis, alturas, pontos de água, inicio de revestimento ou cor de pinturas. 
- Detalhamentos - Os Detalhamentos como o próprio nome já fala, é o detalhe de algum ponto especifico do qual nas plantas ou nas elevações não estão claros ou com uma boa visualização, tornando necessário esta etapa para quando chegar a um marceneiro, serralheiro, eletricista, encanador, gesseiro ou pedreiro, seja possível entender e executar conforme solicitado em projeto.
Portanto, com todas essas informações que foram apresentadas qualquer pessoa que tenha algum tipo de dificuldade conseguira se guiar por cada etapa sem muitos desafios, pois foi classificada em tópicos o que por sua vez facilita todo entendimento em seus processos para saber etapa por etapa e concluir com logica e precisão, pois se encontra em ordem de execução.

Outros materiais