Buscar

Atendimento psicopedagógico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Saulo- N1
O trabalho de um psicopedagogo é extremamente importante para uma criança como Saulo, os distúrbios de aprendizado como no caso dessa criança são facilmente confundidos com uma mera dificuldade de atenção. A psicopedagogia institucional tem como objetivo diferenciar esses casos e proporcionar um tratamento diferenciado aos portadores cognitivos.
 	Para diferenciar estes casos em clínicas psicopedagógicas seriam através de:
· anamneses que são entrevistas realizada como ponto inicial de um diagnóstico.
· testes psicopedagógicos que apenas um psicopedagogo consegue auferir os resultados
· EOCA que seria uma técnica que a criança mostra para o especialista o que ele sabe fazer,
· provas operatórias de Piaget que ajudam na observação do aspecto cognitivo da criança.
· teste de desempenho escolar que seria um instrumento que possibilita a avaliação das capacidades que são essenciais para o desempenho no contexto da escola e atividades de leitura e escrita aritmética e interpretação de texto, pois assim a criança pode aproveitar o aspecto lúdico que muitas atividades têm, para que assim o profissional possa observar o nível de aprendizagem da criança e detectar alguma dificuldade que esteja em evidência.
 	Com esses processos é possível distinguir a raiz do déficit que pode ser psicomotor ou psicológico, ao contrário do que muitas pessoas pensam raramente são evidentes ao ponto de serem facilmente identificados como um distúrbio cognitivo. 
 	Em todos os casos o psicopedagogo é obrigado a respeitar o sigilo profissional, assim protegendo a confidencialidade dos dados obtidos em decorrência dos instrumentos de avaliação, não revelando fatos que possam comprometer a intimidade das pessoas, grupos e instituição que está sob seu atendimento. 
 	Para ter um bom diagnóstico do caso dependera da competência, da habilidade e da sensibilidade do psicopedagogo ao se articular com seu paciente, com a família, com a escola e os com os profissionais envolvidos no caso.
COMO REALIZAR UMA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA. Disponível em: https://blog.rhemaeducacao.com.br/como-realizar-uma-avaliacao-psicopedagogica/#:~:text=Eles%20tamb%C3%A9m%20podem%20fazer%20o,aritm%C3%A9tica%20e%20interpreta%C3%A7%C3%A3o%20de%20texto. Acessado em: 14 mar. 2021
PSICOPEDAGOGIA TERAPEUTICA. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/psicopedagogia-terapeutica-qual-a-sua-funcionalidade/52786. Acessado em: 14 mar. 2021
O DIAGNÓTICO PSICOPEDAGOGICO. Disponível em: http://sandrarebel.com.br/images/noticias/psicopedagoga-clinica-niteroi-007-artigo-a-relevancia-do-diagnostico-psicopedagogico.pdf. Acessado em: 14 mar. 2021.
CÓDIGO DE ÉTICA. Disponível em: https://blog.psiqueasy.com.br/2017/09/10/codigo-de-etica-do-psicopedagogo/#:~:text=O%20psicopedagogo%20est%C3%A1%20obrigado%20a,e%20institui%C3%A7%C3%B5es%20sob%20seu%20atendimento. Acessado em: 14 mar. 2021.

Outros materiais