Buscar

RELATORIO 5 SEM

Prévia do material em texto

NOME: CATIANE REGO RODRIGUES ALVES
	MATRÍCULA: 04093493
	CURSO: FARMACIA
	POLO: SANTAREM-PA
	PROFESSOR: ANDREI FREITAS
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: COSMETICOS E SANIFICANTES – 27/05/2023
	TEMA DA AULA: FORMULACAO PARA HIGIENE E TRATAMENTO CUTANEO
01. O TRICLOSAN atua sobre estas bactérias existentes na pele, mesmo quando empregado em concentrações muito baixas. Além disso, apresenta boa compatibilidade com a pele humana, podendo ser utilizado com segurança como soluções e sabonetes anti-sépticos e cirúrgicos ou desodorantes.
02. Os padrões de pH para uso determinado, que seria entre 5 e 6 para utilização ideal para sabonetes faciais, a matéria prima pode ser utilizada regular a correção desta faixa para teor básico, utiliza-se solução aquosa de ácido cítrico na concentração de 50%.
FIGURA – FORMULACAO PARA HIGIENE E TRATAMENTO CUTANEO
FONTE: ACERVO ACADEMICO
	TEMA DA AULA: FORMULACAO COSMETICA PARA HIGIENEBUCAL
01. Os agentes conservantes encontrados na formulação de cosméticos para higiene bucal são o metilparabeno, propineloglicol, Glicerina e Carbonato de Cálcio. Os conservantes são usados em muitos cosméticos para aumentar a vida útil dos produtos, impedindo o desenvolvimento de bactérias, fungos, leveduras e mofos que podem causar doenças ou, simplesmente, prejudicar o bom aspecto do produto final. Os Quelantes são componentes muito utilizados em produtos cosméticos para evitar problemas de estabilidade como mudança de cor, cheiro e aparência. Os agentes quelantes encontrados na formulação são Sorbitol 70%, carbonato de cálcio.
02. Fluoreto de sódio (NaF) que é eficaz na prevenção de cáries, pois o íon fluoreto passa a fazer parte do esmalte dos dentes ao se combinar com o fosfato de cálcio presente nos mesmos e dá origem à fluoropatita. Essa substância garante maior proteção contra cáries dentárias, pois inibe a ação de bactérias.
FIGURA – FORMULACAO PARA HIGIENE BUCAL
FONTE: ACERVO ACADEMICO	
	TEMA DA AULA: CREME PARA RACHADURAS
01. A ureia ajuda a remover a pele morta, aumenta a absorção de água, aumenta a capacidade de retenção de água na camada córnea da pele e aumentam a elasticidade da pele. Na concentração a 20%, a ureia tem ação ceratolítica e queratolítica; influencia na expressão gênica reduzindo e regularizando a proliferação dos queratinócitos, promovendo o afinamento da pele. Fortalece a imunorregulação e expressão de lipoproteínas antimicrobianas, favorecendo ação anti-inflamatória e imunoprotetora na pele. Em suma, a uréia colabora para integridade da barreira de permeabilidade da pele e suas funções de proteção física, química, imunológica. 
02. Os hidratantes são classificados de acordo com mecanismo de ação de seus componentes. Os principais são oclusão e umectação. Os hidratantes oclusivos formam na epiderme um filme hidrofóbico na superfície cutânea, impedindo a evaporação e a perda de água, contribuindo para a manutenção da hidratação da pele. Entre os diversos tipos de substâncias hidratantes pode-se citar o colágeno, ácido hialurônico, glicerina e ureia, além dos que são essenciais, como ceramidas.
FIGURA – CREME PARA RACHADURAS
FONTE: ACERVO ACADEMICO
	TEMA DA AULA: SHAMPOO PARA CASPAS
01. Os parabenos como o nipagin e nipazol são utilizados como conservantes. O sulfeto de selênio é um ativo com ação antifúngica e bactericida. 
02. O sulfeto de selênio é um composto utilizado no tratamento das seborreias do couro cabeludo. Sua concentração nas formulações está entre 0,5 e 2,5. Na forma de xampu, o sulfeto de selênio apresenta-se eficaz para o tratamento da dermatite seborreica e caspa. O sulfeto de selênio tem um efeito antimitótico, por isso reduz a renovação das células epidérmicas. Possui também atividades irritante, antibacteriana e antifúngica leve. nipagin e nipazol, possuírem atividade antimicrobiana.
03. Os tensoativos são os principais componentes dos xampus e são responsáveis pela limpeza dos cabelos. Eles são classificados em aniônicos, catiônicos, anfóteros e não-iônicos. Os tensoativos aniônicos são os mais utilizados em xampus para caspas, pois possuem maior poder de limpeza. os tensoativos aniônicos também possuem forte poder espumante e umectante.
Os tensoativos catiônicos são agentes tensioativos que possuem um ou mais grupamentos funcionais que, ao se ionizar em solução aquosa, fornece íons orgânicos carregados positivamente. Destacam-se Cloreto de cetil trimetil amônio que é aplicado para produtos de pré-lavagem, possui pouco efeito bactericida, usado em aplicações de amaciantes de roupas com efeito de amaciamento e lubrificação. 
Os tensoativos anfóteros apresentam características do tensoativo catiônico (pH entre 4 e 9) como também podem apresentar caracteristicas dos tensoativos aniônicos (pH entre 9 e 10) pois possui ambas as cargas em uma molécula.  Os tensoativos anfóteros promovem espuma moderada e suave detergência.
Tensoativos não iônicos são moléculas com maior afinidade com a água, não liberam íons quando estão contidos em solução aquosa, estabilizam a espuma, trazendo uma cremosidade, são sobre-engordurantes, emulsionantes de condicionadores bem como agentes solubilizantes em xampus e sabonetes líquidos. 
FIGURA – SHAMPOO PARA CASPAS
FONTE: ACERVO ACADEMICO
	TEMA DA AULA: LOCAO CAPILAR DE MINOXIDIL
01. Os principais possíveis mecanismos que justificam o mecanismo de ação do Minoxidil sobre o crescimento capilar são a ação sobre os vasos e a síntese de DNA das células foliculares, energizando seu crescimento por ação agonística sobre os canais de potássio sensíveis ao ATP e prolongamento da fase anágena folicular
02. Os principais e mais relevantes efeitos adversos do uso do Minoxidil tópico são dermatite de contato, taquicardia e hipertricose. A irritação na pele é menos proeminente com a solução a 2%.
FIGURA – LOCAO CAPILAR DE MINOXIDIL
FONTE: ACERVO ACADEMICO
	TEMA DE AULA: FORMULACAO PARA LIMPEZA CAPILAR E PROTECAO SOLAR
01. O óxido de zinco é um filtro físico que atua impedindo que os raios solares atinjam diretamente a pele a ser protegida. Ele tem ação eficaz no bloqueio da radiação UVA e UVB, pois suas partículas refletem essa radiação impedindo que a mesma atinja o organismo. O óxido de zinco é uma substância inorgânica e insolúvel, que em protetores solares é encontrada em minúsculas partes para potencializar a ação refletora da radiação ultravioleta
02. Os agentes conservantes encontrados na formulação são o Metilparabeno, propilparabeno, Glicerina. O uso de conservantes é importante para inibir o crescimento de microrganismos durante a fabricação e estocagem dos produtos de higiene pessoal e cosméticos.
03. O Fator de Proteção Solar pode ser definido, conforme proposto pelo FDA em 1978, como sendo a razão numérica entre a Dose Eritematosa Mínima (DEM) da pele protegida pelo fotoprotetor em questão, aplicado na quantidade de 2 mg/cm2, e a Dose Eritematosa Mínima da pele não protegida, numa relação matemática que pode ser apresentada conforme equação abaixo:
FPS = DEM (pele protegida) / DEM (pele não protegida)
FIGURA – FORMULACAO PARA LIMPEZA CAPILAR E PROTECAO SOLAR
FONTE: ACERVO ACADEMICO
Referencias
Sergio SchalkaVitor, Manoel Silva dos Reis. Fator de proteção solar: significado e controvérsias. Revisão An. Bras. Dermatol. 86 (3). Jun 2011. Disponivel: https://doi.org/10.1590/S0365-05962011000300013. Acesso em :12/06/2023. 
PAZ, Thaiana da Silva; VARGAS, Ana Paula Carvalho; CASTRO, Andriele Batista; SANTOS, Tainá Maiara; BORBA, Tainá Tolentino; DEUSCHLE, Viviane Nunes. ATIVOS HIDRATANTES E SUAS FUNÇÕES. Disponivel: https://www.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2015/XX%20SEMIN%C3%81RIO%20INTERINSTITUCIONAL%202015%20-%20ANAIS/Graduacao/Graduacao%20-%20Resumo%20Expandido%20-%20Ciencias%20Biologicas%20e%20da%20Saude/ATIVOS%20HIDRATANTES%20E%20SUAS%20FUNCOES.pdf. Acesso em: 13/06/2023.
Erick de Almeida Gonçalves, Priscila de Faria Pinto. Avaliação da eficácia antimicrobiana dos enxaguatórios bucais contendo como princípios ativoso triclosan, cloreto de cetilpiridínio e óleos essenciais. HU Revista, Juiz de Fora, v. 39, n. 3 e 4, p. xx-xx, jul./dez. 2013. Disponível: file:///C:/Users/Sim/Downloads/2145-Manuscrito%20sem%20identifica%C3%A7%C3%A3o%20dos%20autores-12863-1-10-20141218.pdf. Acesso em: 10/06/2023.
THALIANE PINHEIRO DOS SANTOS. PRODUÇÃO DE SABONETE FACIAL COM ÓLEO DE PRACAXI (Pentaclethra macroloba (Willd.) Kuntze). SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ANANINDEUA FACULDADE DE QUÍMICA. ANANINDEUA - PA 2022. Disponível: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/4869/6/TCC_ProducaoSaboneteFacial.pdf. Aceso em: 15/06/2023
https://www.braseq.com.br/tensoativos-anionicos
https://dermomanipulacoes.vteximg.com.br/arquivos/Triclosan.pdf

Mais conteúdos dessa disciplina