Buscar

Documento HISTORIA DA ARQUITETURA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Influência da cultura francesa com a vinda da Missão Artística Francesa na instalação do neoclassicismo no Brasil, no século XIX, em especial no Rio de Janeiro.
resposta; A missão tinha o objetivo de estabelecer o ensino oficial das artes plásticas no Brasil, e acabou influenciando o cenário artístico brasileiro, além de estabelecer um ensino acadêmico inexistente até então. A missão foi organizada por Joaquim Lebreton e composta por um grupo de artistas plásticos. Dela faziam parte os pintores Jean-Baptiste Debret e Nicolas Antoine Taunay, os escultores Auguste Marie Taunay, Marc e Zéphirin Ferrez e o arquiteto Grandjean de Montigny. Esse grupo organizou, em agosto de 1816, a Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios, transformada, em 1826, na Imperial Academia e Escola de Belas-Artes. Os artistas da Missão Artística Francesa pintavam, desenhava esculpiam e construíam à moda europeia, obedecendo ao estilo neoclássico.
2) A chegada tardia dos estilos classicistas em São Paulo e a influência na arquitetura paulista dos imigrantes italianos na arquitetura do século XIX ao início do século XX.
RESPOSTA) Foi lá que surgiu o movimento renascentista, que revolucionou a forma como os arquitetos criavam as obras — colocando suas ideias e estilo próprio.
Além disso, a Itália também é a responsável pelo surgimento do estilo barroco, que trouxe toda a riqueza dos detalhes, curvas e preciosidade dos materiais.
Sem dúvidas, as obras da arquitetura italiana antiga são as mais relevantes em sua história, mas as obras modernas também são um destaque desse país que está tão presente na cultura brasileira.
3) A retomada da cultura luso-portuguesa com o neocolonialismo e o desejo por um estilo brasileiro, uma identidade nacional que represente a independência do pais conquistada em 1822.
RESPOSTA; Em traços gerais, o luso-tropicalismo postula a especial capacidade de adaptação dos portugueses aos trópicos, não por interesse político ou económico, mas por empatia inata e criadora. A aptidão do português para se relacionar com as terras e gentes tropicais, a sua plasticidade intrínseca, resultaria da sua própria origem étnica híbrida, da sua “bi-continentalidade” e do longo contacto com mouros e judeus na Península Ibérica, nos primeiros séculos da nacionalidade, e manifesta-se sobretudo através da miscigenação e da interpenetração de culturas.
4) A chegada do modernismo como uma crítica ao passado, representando as ideias racionalistas, após o centenário da Independência do Brasil e o ideário preconizado pela Semana de Arte Moderna de 1922. Como isto culminou na transferência da capital federal e a criação de Brasília.
RESPOSTA; Conhecida como Fase Heroica, essa fase foi o mais radical do movimento, formada, sobretudo, por artistas rebeldes. O objetivo dos modernistas dessa fase era mostrar que não queriam nada do que já havia sido feito. Com um caráter essencialmente destruidor, essa geração buscava o moderno, o polêmico, o original e o nacionalismo, em uma da tentativa de representar o cotidiano da sociedade brasileira.

Outros materiais