Logo Passei Direto
Buscar

Exercícios 1 - GESTÃO DA DIVERSIDADE

User badge image
Jeif Karaf

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As relações assimétricas entre homens e mulheres, ou pretos e brancos, não são elaborações inatas de nenhuma população humana, mas de comportamento culturalmente aprendido e ensinado (BUTLER, 2017). Neste sentido, evidenciam-se assimetrias sociais para o tratamento de mulheres brancas e negras, homens negros e mulheres negras em várias perspectivas. Assim, é possível observar na figura abaixo a representação desta assimetria evidenciada pela ANCHAM Brasil (2021, n.p.)
Analise as afirmativas a seguir que revelam o panorama das pessoas negras no trabalho, conteúdo da Rota 3 da disciplina de Gestão da Diversidade em consonância com o texto acima, e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Os cargos hierárquicos de liderança são ocupados por homens brancos e de classe média alta e, na maioria das vezes, sem o conhecimento sobre a questão racial no Brasil — o que leva à falta de conscientização e o engajamento sobre a assimetria existente.
II. ( ) Quando existe a ocupação de cargos de maior nível hierárquico por pessoas negras, geralmente, são confundidas com trabalhadores (ras) de funções operacionais.
III. ( ) A discriminação indireta em processos seletivos: inúmeras publicações e pesquisas relevam que trabalhadores (ras) negros (ras) tem sua capacidade questionada e são avaliados com notas inferiores com relação aos colaboradores brancos.
IV. ( ) A discriminação pela aparência: situação que ocorre com pedidos da liderança imediata para que trabalhadores (ras) negros (ras) cortem e ou alisem o cabelo afro.
A V – V – V – V
B V – F – V – V
C F – V – V – F
D V – V – F – F

A implementação de políticas cujo objetivo é o estímulo à diversidade nas organizações tem se consolidado na pauta empresarial em todo o mundo. Uma das principais razões é a diferença na força de trabalho. As questões como gênero, etnia, orientação sexual, idade, crença religiosa ou deficiências, por exemplo, evidenciam a heterogeneidade (FLEURY, 2000; NKOMO; COX, 1994), demandando práticas que harmonizem lucro e justiça social (ROBINS; COULTER, 1998).
Analise as assertivas a seguir que revelam os benefícios da diversidade para as organizações do trabalho, conteúdo da disciplina de Gestão da Diversidade em consonância com o texto acima, e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Criatividade e inovação facilitadas pelo perfil heterogêneo dos colaboradores.
II. ( ) Competência de liderança para que os gerentes estejam preparados para as possíveis situações de tensão nas relações interpessoais do ambiente de trabalho em função das diferenças.
III. ( ) Intercâmbio de conhecimento e valores nos relacionamentos entre os colaboradores. Intensifica-se, assim, a reflexão e identificação de novos valores pessoais.
IV. ( ) Enriquecimento do clima organizacional positivo nos relacionamentos e retenção de talentos pela valorização da diversidade.
A V – F – V – F
B V – F – V – V
C F – V – V – F
D V – V – F – F

No conteúdo da Rota 6 da Disciplina de Gestão da Diversidade, sobre as tendências da gestão de diversidade nas organizações, nos é revelado que o futuro e a diversidade precisam ser pensados para trazerem indícios importantes sobre os novos contornos da diversidade e inclusão nos cenários futuros. Considerando o contexto atual, as organizações precisam se atentar para as grandes mudanças sociais introduzidas em 2020, principalmente pela influência da pandemia do novo coronavírus que impulsionou novas formas de trabalho e profissões, entre outros.
Analise as afirmativas a seguir que contemplem as tendências:
I. Os efeitos do Covid-19 vieram para ficar e uma dessas grandes mudanças se refere ao processo de diversidade e inclusão nas organizações, que deverá estar cada vez mais alinhado às tendências do mundo e ao core business (negócio principal em tradução livre) para garantir a sua existência a longo prazo em mercados futuros.
II. Haverá a diminuição no número de empresas brasileiras interessadas no tema da diversidade e crescimento do debate sobre as Interseccionalidades, ou seja, um olhar cruzado que considera de forma mais ampla as necessidades de alguns sujeitos.
III. A formalização de uma carreira em Diversidade e Inclusão com a criação de funções como o de Chief Inclusion Officer, gerentes e analistas de Diversidade e Inclusão passam a ser uma nova realidade e também uma oportunidade de carreira.
IV. Os grupos de afinidade passaram a colaborar com a estratégia de atração e retenção de talentos das companhias. São chamados de ERGs (Employee Resource Groups).
A I,II e III
B I, III e IV
C Somente I e IV
D Somente III e IV

Segundo a Gestão Kairós (2020, p. 6), um programa de diversidade bem-sucedido é aquele capaz de incorporar à cultura de uma organização os conceitos mais importantes da Diversidade e Inclusão. Espera-se que, a partir deste modelo, crie-se um ambiente em que todos os funcionários possam conviver de forma harmônica e no qual todas as pessoas tenham oportunidades iguais de desenvolvimento profissional.
Como estudado no conteúdo da Rota 6 da disciplina de Gestão da Diversidade, o plano de ação apresenta alguns elementos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Aspectos do programa
2. Elementos do Plano de Ação
3. Metodologia 5W2H
4. Diagnóstico de diversidade
I. ( ) Posicionamento da organização irá lidar com as questões relacionadas à Diversidade e Inclusão. Criação de diretrizes e objetivos a serem seguidos por todos os líderes e pelos funcionários. Definição dos temas, indicadores e metas de diversidade que serão trabalhados.
II. ( ) Indicadores de gestão sobre os grupos minoritários; identificação dos pontos fortes e fragilidades, riscos, oportunidades e benefícios com base na equidade; diálogos com os funcionários e pesquisas de gestão de clima organizacional.
III. ( ) O que (What); Por que (Why); Quem (Who); Onde (Where); Como (How); Quanto ( How Much).
IV. ( ) Posicionamento da empresa sobre o tema; situação atual com dados, análises e comentários, e situação desejada com definição do cenário futuro com ações para o atingimento das metas; cronograma e responsáveis; cronograma; responsáveis pelas atividades es recursos financeiros.
A 3 – 2 – 1 – 4
B 4 – 1 – 2 – 3
C 1 – 4 – 3 – 2

Analise os exemplos a seguir sobre as práticas em empresas em que há o engajamento das lideranças para a criação de organizações inclusivas:
São corretas apenas as afirmativas:
I. Uma das estratégias de incentivo à diversidade é que a alta liderança (modelo conhecido como top-down, que em tradução livre significa “de cima para baixo”) demande ações em prol da diversidade.
II. Uma outra estratégia é agregar a sensibilização de todas as lideranças (modelo conhecido como bottom-up, “de baixo para cima”, em tradução livre), tendo alcance em todos os níveis hierárquicos da organização.
III. A “Carta de Compromissos com a Diversidade e a Inclusão” é um documento que incorpora os compromissos com os quais uma empresa deve estar alinhada para que, de fato, seja capaz de abraçar a Diversidade e Inclusão de forma abrangente em seu cotidiano; tais ações devem ser patrocinadas pela alta liderança.
IV. Os compromissos norteadores da “Carta de Compromissos com a Diversidade e a Inclusão” compreendem seis compromissos gerais e cinco específicos para cada grupo de diversidade, tais como: negros, mulheres, LGBT+, PcD, geração e religião.
A I,II e III
B I, III e IV
C II, III e IV
D Todas as assertivas estão corretas

Conforme o conteúdo da Rota 5 da disciplina de Gestão da Diversidade, sobre a apropriação do discurso da diversidade nas organizações, com a realização do “Fórum de Diversidade 2021”, o Instituto Ethos (2021) teve o propósito de favorecer discussões e gerar conexões transformadoras sobre a diversidade nas organizações.
Analise as sentenças abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas, sobre os 4 pilares para a promoção da diversidade:
I. ( ) Engajamento da Liderança: os líderes empresariais devem assumir seu papel na gestão da diversidade. O apoio, investimento e engajamento da alta liderança é crucial e urgente para construir empresas diversas e transformar negócios.
II. ( ) Comunicação e marketing propagando a diversidade: investir em estratégias de employer branding e endomarketing contribui para que os colaboradores e clientes se identifiquem com a cultura da empresa, estejam cientes das ações de diversidade e inclusão da organização e priorizem o respeito às diferenças.
III. ( ) Cultura: transformando empresas em comunidades. Diversidade e inclusão são peças-chave na construção de uma cultura de tolerância, em que o diferente é respeitado e valorizado. Portanto, para transformar negócios, é preciso transformar cultura.
IV. ( ) Futuro: diversidade e inclusão são o DNA da empresa do amanhã. As empresas precisam, com certa urgência, se transformar para receber essa nova geração de colaboradores, mais exigentes no que diz respeito à responsabilidade e posicionamento social das organizações em que trabalham e das marcas que consomem.
A V- V- V- V
B V- V- V- F
C F- F- V- F
D F- V- V- V

A deficiência é uma condição humana. Pode-se dizer que quase todas as pessoas terão uma deficiência temporária ou permanente em algum momento de suas vidas. Aqueles que sobreviverem ao envelhecimento enfrentarão dificuldades cada vez maiores com a funcionalidade de seus corpos (World Health Organization, 2012).
Conforme o conteúdo da Rota 2 da disciplina de Gestão da Diversidade, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas, sobre o panorama global e brasileiro das pessoas com deficiência:
I. ( ) O Relatório da ONU (2017) alerta para o fato de ainda haver inúmeros obstáculos que impedem a sociedade de ser inclusiva, quanto às pessoas com deficiência. Os desafios de inclusão devem superar as barreiras da pobreza, do acesso à educação, serviços de saúde e emprego, entre outras questões relevantes, que impedem a plena inclusão da pessoa com deficiência na sociedade em que vive.
II. ( ) A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) declara que as pessoas com deficiência têm o mesmo direito à proteção social.
III. ( ) No contexto brasileiro, o principal motivo para o avanço na inclusão da pessoa com deficiência ocorreu pela ação espontânea e interesse das empresas pela inclusão e ação social.
IV. ( ) O Brasil tem reconhecimento em suas políticas de inclusão; portanto, as empresas em sua grande maioria não são restritivas à inclusão de pessoas com deficiência.
A F- V- F- V
B V- V- V- F
C V- V- F- F
D F- V- V- V

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As relações assimétricas entre homens e mulheres, ou pretos e brancos, não são elaborações inatas de nenhuma população humana, mas de comportamento culturalmente aprendido e ensinado (BUTLER, 2017). Neste sentido, evidenciam-se assimetrias sociais para o tratamento de mulheres brancas e negras, homens negros e mulheres negras em várias perspectivas. Assim, é possível observar na figura abaixo a representação desta assimetria evidenciada pela ANCHAM Brasil (2021, n.p.)
Analise as afirmativas a seguir que revelam o panorama das pessoas negras no trabalho, conteúdo da Rota 3 da disciplina de Gestão da Diversidade em consonância com o texto acima, e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Os cargos hierárquicos de liderança são ocupados por homens brancos e de classe média alta e, na maioria das vezes, sem o conhecimento sobre a questão racial no Brasil — o que leva à falta de conscientização e o engajamento sobre a assimetria existente.
II. ( ) Quando existe a ocupação de cargos de maior nível hierárquico por pessoas negras, geralmente, são confundidas com trabalhadores (ras) de funções operacionais.
III. ( ) A discriminação indireta em processos seletivos: inúmeras publicações e pesquisas relevam que trabalhadores (ras) negros (ras) tem sua capacidade questionada e são avaliados com notas inferiores com relação aos colaboradores brancos.
IV. ( ) A discriminação pela aparência: situação que ocorre com pedidos da liderança imediata para que trabalhadores (ras) negros (ras) cortem e ou alisem o cabelo afro.
A V – V – V – V
B V – F – V – V
C F – V – V – F
D V – V – F – F

A implementação de políticas cujo objetivo é o estímulo à diversidade nas organizações tem se consolidado na pauta empresarial em todo o mundo. Uma das principais razões é a diferença na força de trabalho. As questões como gênero, etnia, orientação sexual, idade, crença religiosa ou deficiências, por exemplo, evidenciam a heterogeneidade (FLEURY, 2000; NKOMO; COX, 1994), demandando práticas que harmonizem lucro e justiça social (ROBINS; COULTER, 1998).
Analise as assertivas a seguir que revelam os benefícios da diversidade para as organizações do trabalho, conteúdo da disciplina de Gestão da Diversidade em consonância com o texto acima, e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Criatividade e inovação facilitadas pelo perfil heterogêneo dos colaboradores.
II. ( ) Competência de liderança para que os gerentes estejam preparados para as possíveis situações de tensão nas relações interpessoais do ambiente de trabalho em função das diferenças.
III. ( ) Intercâmbio de conhecimento e valores nos relacionamentos entre os colaboradores. Intensifica-se, assim, a reflexão e identificação de novos valores pessoais.
IV. ( ) Enriquecimento do clima organizacional positivo nos relacionamentos e retenção de talentos pela valorização da diversidade.
A V – F – V – F
B V – F – V – V
C F – V – V – F
D V – V – F – F

No conteúdo da Rota 6 da Disciplina de Gestão da Diversidade, sobre as tendências da gestão de diversidade nas organizações, nos é revelado que o futuro e a diversidade precisam ser pensados para trazerem indícios importantes sobre os novos contornos da diversidade e inclusão nos cenários futuros. Considerando o contexto atual, as organizações precisam se atentar para as grandes mudanças sociais introduzidas em 2020, principalmente pela influência da pandemia do novo coronavírus que impulsionou novas formas de trabalho e profissões, entre outros.
Analise as afirmativas a seguir que contemplem as tendências:
I. Os efeitos do Covid-19 vieram para ficar e uma dessas grandes mudanças se refere ao processo de diversidade e inclusão nas organizações, que deverá estar cada vez mais alinhado às tendências do mundo e ao core business (negócio principal em tradução livre) para garantir a sua existência a longo prazo em mercados futuros.
II. Haverá a diminuição no número de empresas brasileiras interessadas no tema da diversidade e crescimento do debate sobre as Interseccionalidades, ou seja, um olhar cruzado que considera de forma mais ampla as necessidades de alguns sujeitos.
III. A formalização de uma carreira em Diversidade e Inclusão com a criação de funções como o de Chief Inclusion Officer, gerentes e analistas de Diversidade e Inclusão passam a ser uma nova realidade e também uma oportunidade de carreira.
IV. Os grupos de afinidade passaram a colaborar com a estratégia de atração e retenção de talentos das companhias. São chamados de ERGs (Employee Resource Groups).
A I,II e III
B I, III e IV
C Somente I e IV
D Somente III e IV

Segundo a Gestão Kairós (2020, p. 6), um programa de diversidade bem-sucedido é aquele capaz de incorporar à cultura de uma organização os conceitos mais importantes da Diversidade e Inclusão. Espera-se que, a partir deste modelo, crie-se um ambiente em que todos os funcionários possam conviver de forma harmônica e no qual todas as pessoas tenham oportunidades iguais de desenvolvimento profissional.
Como estudado no conteúdo da Rota 6 da disciplina de Gestão da Diversidade, o plano de ação apresenta alguns elementos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Aspectos do programa
2. Elementos do Plano de Ação
3. Metodologia 5W2H
4. Diagnóstico de diversidade
I. ( ) Posicionamento da organização irá lidar com as questões relacionadas à Diversidade e Inclusão. Criação de diretrizes e objetivos a serem seguidos por todos os líderes e pelos funcionários. Definição dos temas, indicadores e metas de diversidade que serão trabalhados.
II. ( ) Indicadores de gestão sobre os grupos minoritários; identificação dos pontos fortes e fragilidades, riscos, oportunidades e benefícios com base na equidade; diálogos com os funcionários e pesquisas de gestão de clima organizacional.
III. ( ) O que (What); Por que (Why); Quem (Who); Onde (Where); Como (How); Quanto ( How Much).
IV. ( ) Posicionamento da empresa sobre o tema; situação atual com dados, análises e comentários, e situação desejada com definição do cenário futuro com ações para o atingimento das metas; cronograma e responsáveis; cronograma; responsáveis pelas atividades es recursos financeiros.
A 3 – 2 – 1 – 4
B 4 – 1 – 2 – 3
C 1 – 4 – 3 – 2

Analise os exemplos a seguir sobre as práticas em empresas em que há o engajamento das lideranças para a criação de organizações inclusivas:
São corretas apenas as afirmativas:
I. Uma das estratégias de incentivo à diversidade é que a alta liderança (modelo conhecido como top-down, que em tradução livre significa “de cima para baixo”) demande ações em prol da diversidade.
II. Uma outra estratégia é agregar a sensibilização de todas as lideranças (modelo conhecido como bottom-up, “de baixo para cima”, em tradução livre), tendo alcance em todos os níveis hierárquicos da organização.
III. A “Carta de Compromissos com a Diversidade e a Inclusão” é um documento que incorpora os compromissos com os quais uma empresa deve estar alinhada para que, de fato, seja capaz de abraçar a Diversidade e Inclusão de forma abrangente em seu cotidiano; tais ações devem ser patrocinadas pela alta liderança.
IV. Os compromissos norteadores da “Carta de Compromissos com a Diversidade e a Inclusão” compreendem seis compromissos gerais e cinco específicos para cada grupo de diversidade, tais como: negros, mulheres, LGBT+, PcD, geração e religião.
A I,II e III
B I, III e IV
C II, III e IV
D Todas as assertivas estão corretas

Conforme o conteúdo da Rota 5 da disciplina de Gestão da Diversidade, sobre a apropriação do discurso da diversidade nas organizações, com a realização do “Fórum de Diversidade 2021”, o Instituto Ethos (2021) teve o propósito de favorecer discussões e gerar conexões transformadoras sobre a diversidade nas organizações.
Analise as sentenças abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas, sobre os 4 pilares para a promoção da diversidade:
I. ( ) Engajamento da Liderança: os líderes empresariais devem assumir seu papel na gestão da diversidade. O apoio, investimento e engajamento da alta liderança é crucial e urgente para construir empresas diversas e transformar negócios.
II. ( ) Comunicação e marketing propagando a diversidade: investir em estratégias de employer branding e endomarketing contribui para que os colaboradores e clientes se identifiquem com a cultura da empresa, estejam cientes das ações de diversidade e inclusão da organização e priorizem o respeito às diferenças.
III. ( ) Cultura: transformando empresas em comunidades. Diversidade e inclusão são peças-chave na construção de uma cultura de tolerância, em que o diferente é respeitado e valorizado. Portanto, para transformar negócios, é preciso transformar cultura.
IV. ( ) Futuro: diversidade e inclusão são o DNA da empresa do amanhã. As empresas precisam, com certa urgência, se transformar para receber essa nova geração de colaboradores, mais exigentes no que diz respeito à responsabilidade e posicionamento social das organizações em que trabalham e das marcas que consomem.
A V- V- V- V
B V- V- V- F
C F- F- V- F
D F- V- V- V

A deficiência é uma condição humana. Pode-se dizer que quase todas as pessoas terão uma deficiência temporária ou permanente em algum momento de suas vidas. Aqueles que sobreviverem ao envelhecimento enfrentarão dificuldades cada vez maiores com a funcionalidade de seus corpos (World Health Organization, 2012).
Conforme o conteúdo da Rota 2 da disciplina de Gestão da Diversidade, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas, sobre o panorama global e brasileiro das pessoas com deficiência:
I. ( ) O Relatório da ONU (2017) alerta para o fato de ainda haver inúmeros obstáculos que impedem a sociedade de ser inclusiva, quanto às pessoas com deficiência. Os desafios de inclusão devem superar as barreiras da pobreza, do acesso à educação, serviços de saúde e emprego, entre outras questões relevantes, que impedem a plena inclusão da pessoa com deficiência na sociedade em que vive.
II. ( ) A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) declara que as pessoas com deficiência têm o mesmo direito à proteção social.
III. ( ) No contexto brasileiro, o principal motivo para o avanço na inclusão da pessoa com deficiência ocorreu pela ação espontânea e interesse das empresas pela inclusão e ação social.
IV. ( ) O Brasil tem reconhecimento em suas políticas de inclusão; portanto, as empresas em sua grande maioria não são restritivas à inclusão de pessoas com deficiência.
A F- V- F- V
B V- V- V- F
C V- V- F- F
D F- V- V- V

Prévia do material em texto

Questão 1/7 - Gestão da Diversidade
As relações assimétricas entre homens e mulheres, ou pretos e brancos, não são elaborações inatas de nenhuma
população humana, mas de comportamento culturalmente aprendido e ensinado (BUTLER, 2017). Neste sentido,
evidenciam-se assimetrias sociais para o tratamento de mulheres brancas e negras, homens negros e mulheres
negras em várias perspectivas. Assim, é possível observar na figura abaixo a representação desta assimetria
evidenciada pela ANCHAM Brasil (2021,
n.p.)
Analise as afirmativas a seguir que revelam o panorama das pessoas negras no trabalho, conteúdo da Rota 3 da
disciplina de Gestão da Diversidade em consonância com o texto acima, e marque V para as asserções
verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Os cargos hierárquicos de liderança são ocupados por homens brancos e de classe média alta e, na maioria
das vezes, sem o conhecimento sobre a questão racial no Brasil — o que leva à falta de conscientização e o
engajamento sobre a assimetria existente.
II. ( ) Quando existe a ocupação de cargos de maior nível hierárquico por pessoas negras, geralmente, são
confundidas com trabalhadores (ras) de funções operacionais.
III. ( ) A discriminação indireta em processos seletivos: inúmeras publicações e pesquisas relevam que
trabalhadores (ras) negros (ras) tem sua capacidade questionada e são avaliados com notas inferiores com relação
aos colaboradores brancos.
IV. ( ) A discriminação pela aparência: situação que ocorre com pedidos da liderança imediata para que
trabalhadores (ras) negros (ras) cortem e ou alisem o cabelo afro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V – V – V – V
Você assinalou essa alternativa (A)
B V – F – V – V
C F – V – V – F
D V – V – F – F
Questão 2/7 - Gestão da Diversidade
A implementação de políticas cujo objetivo é o estímulo à diversidade nas organizações tem se consolidado na
pauta empresarial em todo o mundo. Uma das principais razões é a diferença na força de trabalho. As questões
como gênero, etnia, orientação sexual, idade, crença religiosa ou deficiências, por exemplo, evidenciam a
heterogeneidade (FLEURY, 2000; NKOMO; COX, 1994), demandando práticas que harmonizem lucro e justiça
social (ROBINS; COULTER, 1998).
Analise as assertivas a seguir que revelam os benefícios da diversidade para as organizações do trabalho, conteúdo
da disciplina de Gestão da Diversidade em consonância com o texto acima, e marque V para as asserções
verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Criatividade e inovação facilitadas pelo perfil heterogêneo dos colaboradores.
II. ( ) Competência de liderança para que os gerentes estejam preparados para as possíveis situações de tensão
nas relações interpessoais do ambiente de trabalho em função das diferenças.
III. ( ) Intercâmbio de conhecimento e valores nos relacionamentos entre os colaboradores. Intensifica-se, assim, a
reflexão e identificação de novos valores pessoais.
IV. ( ) Enriquecimento do clima organizacional positivo nos relacionamentos e retenção de talentos pela valorização
da diversidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V – F – V – F
B V – F – V – V
Você assinalou essa alternativa (B)
C F – V – V – F
D V – V – F – F
Questão 3/7 - Gestão da Diversidade
No conteúdo da Rota 6 da Disciplina de Gestão da Diversidade, sobre as tendências da gestão de diversidade
nas organizações, nos é revelado que o futuro e a diversidade precisam ser pensados para trazerem indícios
importantes sobre os novos contornos da diversidade e inclusão nos cenários futuros.
Considerando o contexto atual, as organizações precisam se atentar para as grandes mudanças sociais introduzidas
em 2020, principalmente pela influência da pandemia do novo coronavírus que impulsionou novas formas de
trabalho e profissões, entre outros. Analise as afirmativas a seguir que contemplem as tendências:
I. Os efeitos do Covid-19 vieram para ficar e uma dessas grandes mudanças se refere ao processo de diversidade e
inclusão nas organizações, que deverá estar cada vez mais alinhado às tendências do mundo e ao core business
(negócio principal em tradução livre) para garantir a sua existência a longo prazo em mercados futuros
II. Haverá a diminuição no número de empresas brasileiras interessadas no tema da diversidade e crescimento do
debate sobre as Interseccionalidades, ou seja, um olhar cruzado que considera de forma mais ampla as
necessidades de alguns sujeitos
III. A formalização de uma carreira em Diversidade e Inclusão com a criação de funções como o de Chief Inclusion
Officer, gerentes e analistas de Diversidade e Inclusão passam a ser uma nova realidade e também uma
oportunidade de carreira.
IV. Os grupos de afinidade passaram a colaborar com a estratégia de atração e retenção de talentos das
companhias. São chamados de ERGs (Employee Resource Groups)
São corretas apenas as afirmativas:
A I,II e III
B I, III e IV
C Somente I e IV
D Somente III e IV
Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 4/7 - Gestão da Diversidade
Segundo a Gestão Kairós (2020, p. 6), um programa de diversidade bem-sucedido é aquele capaz de incorporar à
cultura de uma organização os conceitos mais importantes da Diversidade e Inclusão. Espera-se que, a partir deste
modelo, crie-se um ambiente em que todos os funcionários possam conviver de forma harmônica e no qual todas as
pessoas tenham oportunidades iguais de desenvolvimento profissional.
Como estudado no conteúdo da Rota 6 da disciplina de Gestão da Diversidade, o plano de ação apresenta alguns
elementos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Aspectos do programa
2. Elementos do Plano de Ação
3. Metodologia 5W2H
4. Diagnóstico de diversidade
I. ( ) Posicionamento da organização irá lidar com as questões relacionadas à Diversidade e Inclusão. Criação de
diretrizes e objetivos a serem seguidos por todos os líderes e pelos funcionários. Definição dos temas, indicadores e
metas de diversidade que serão trabalhados.
II. ( ) Indicadores de gestão sobre os grupos minoritários; identificação dos pontos fortes e fragilidades, riscos,
oportunidades e benefícios com base na equidade; diálogos com os funcionários e pesquisas de gestão de clima
organizacional.
III. ( ) O que (What); Por que (Why); Quem (Who);Onde (Where);Como (How);Quanto ( How Much).
IV. ( ) Posicionamento da empresa sobre o tema; situação atual com dados, análises e comentários, e situação
desejada com definição do cenário futuro com ações para o atingimento das metas; cronograma e responsáveis;
cronograma; responsáveis pelas atividades es recursos financeiros.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 3 – 2 – 1 – 4
B 4 – 1 – 2 – 3
C 1 – 4 – 3 – 2
Você assinalou essa alternativa (C)
D 4 – 3 – 2 – 1
Questão 5/7 - Gestão da Diversidade
Analise os exemplos a seguir sobre as práticas em empresas em que há o engajamento das lideranças para a
criação de organizações inclusivas:
São corretas apenas as afirmativas:
I. Uma das estratégias de incentivo à diversidade é que a alta liderança (modelo conhecido como top-down, que em
tradução livre significa “de cima para baixo”) demande ações em prol da diversidade.
II. Uma outra estratégia é agregar a sensibilização de todas as lideranças (modelo conhecido como bottom-up, “de
baixo para cima”, em tradução livre), tendo alcance em todos os níveis hierárquicos da organização.
III. A “Carta de Compromissos com a Diversidade e a Inclusão” é um documento que incorpora os compromissos
com os quais uma empresa deve estar alinhada para que, de fato, seja capaz de abraçar a Diversidade e Inclusão
de forma abrangente em seu cotidiano; tais ações devem ser patrocinadas pela alta liderança.
IV. Os compromissos norteadores da “Carta de Compromissos com a Diversidade e a Inclusão” compreendem seis
compromissos gerais e cinco específicos para cada grupo de diversidade, tais como: negros, mulheres, LGBT+, PcD,
geraçãoe religião.
São corretas apenas as afirmativas:
A I,II e III
B I, III e IV
C II, III e IV
D Todas as assertivas estão corretas
Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 6/7 - Gestão da Diversidade
Conforme o conteúdo da Rota 5 da disciplina de Gestão da Diversidade, sobre a apropriação do discurso da
diversidade nas organizações, com a realização do “Fórum de Diversidade 2021”, o Instituto Ethos (2021) teve o
propósito de favorecer discussões e gerar conexões transformadoras sobre a diversidade nas organizações.
Analise as sentenças abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas, sobre os 4 pilares para a
promoção da diversidade:
I. ( ) Engajamento da Liderança: os líderes empresariais devem assumir seu papel na gestão da diversidade. O
apoio, investimento e engajamento da alta liderança é crucial e urgente para construir empresas diversas e
transformar negócios
II. ( ) Comunicação e marketing propagando a diversidade: investir em estratégias de employer branding e
endomarketing contribui para que os colaboradores e clientes se identifiquem com a cultura da empresa, estejam
cientes das ações de diversidade e inclusão da organização e priorizem o respeito às diferenças
III. ( ) Cultura: transformando empresas em comunidades. Diversidade e inclusão são peças-chave na construção de
uma cultura de tolerância, em que o diferente é respeitado e valorizado. Portanto, para transformar negócios, é
preciso transformar cultura.
IV. ( ) Futuro: diversidade e inclusão são o DNA da empresa do amanhã. As empresas precisam, com certa urgência,
se transformar para receber essa nova geração de colaboradores, mais exigentes no que diz respeito à
responsabilidade e posicionamento social das organizações em que trabalham e das marcas que consomem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V- V- V- V
Você assinalou essa alternativa (A)
B V- V- V- F
C F- F- V- F
D F- V- V- V
Questão 7/7 - Gestão da Diversidade
A deficiência é uma condição humana. Pode-se dizer que quase todas as pessoas terão uma deficiência temporária
ou permanente em algum momento de suas vidas. Aqueles que sobreviverem ao envelhecimento enfrentarão
dificuldades cada vez maiores com a funcionalidade de seus corpos (World Health Organization, 2012).
Conforme o conteúdo da Rota 2 da disciplina de Gestão da Diversidade, analise as assertivas que seguem e
marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas, sobre o panorama global e brasileiro das pessoas com
deficiência:
I. ( ) O Relatório da ONU (2017) alerta para o fato de ainda haver inúmeros obstáculos que impedem a sociedade de
ser inclusiva, quanto às pessoas com deficiência. Os desafios de inclusão devem superar as barreiras da pobreza,
do acesso à educação, serviços de saúde e emprego, entre outras questões relevantes, que impedem a plena
inclusão da pessoa com deficiência na sociedade em que vive.
II. ( ) A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) declara que as
pessoas com deficiência têm o mesmo direito à proteção social.
III. ( ) No contexto brasileiro, o principal motivo para o avanço na inclusão da pessoa com deficiência ocorreu pela
ação espontânea e interesse das empresas pela inclusão e ação social.
IV. ( ) O Brasil tem reconhecimento em suas políticas de inclusão; portanto, as empresas em sua grande maioria
não são restritivas à inclusão de pessoas com deficiência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A F- V- F- V
B V- V- V- F
C V- V- F- F
Você assinalou essa alternativa (C)
D F- V- V- V

Mais conteúdos dessa disciplina