Buscar

Importância do Ensino de Arte na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
Este estudo tem o objetivo de realizar uma reflexão sobre a importância do ensino de Arte no currículo do ensino formal na Educação Infantil. A tentativa é a de compreender como as artes estão inseridas no espaço escolar, bem como as formas de intervenção que envolvem essa disciplina. Dessa forma, procurou-se evidenciar que, lançando mão das noções das diversas artes, o educando pode desenvolver seu intelecto pelo lúdico e, assim, “trabalhar” de maneira mais produtiva no ambiente escolar formal. Para a realização do estudo, a autora recorreu à metodologia da revisão de literatura específica do setor − em especial bibliografia produzida por pensadores de renome, mas com embasamento nas orientações contidas no Referencial Curricular da Educação Infantil (BRASIL, 1998) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (BRASIL, 1997). Sendo uma pesquisa qualitativa, utilizando livros e artigos científicos pertinentes ao tema, esse tipo de pesquisa fornece ao pesquisador um repertório grande de estudos publicados na área e que, certamente, fornecem subsídios relevantes para encontrar diversas possibilidades de atuação do professor em sala de aula, bem como refletir sobre vários tipos de intervenção didático-pedagógica.
 Palavras-chave: Ensino de Arte, Educação Infantil, desenvolvimento lúdico.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo se propõe a analisar o processo de desenvolvimento e identificar a importância da presença da disciplina de Arte no currículo da Educação Infantil. Como é de conhecimento generalizado, a Arte é um processo no qual o indivíduo se expressa por diferentes maneiras, como pela música, pela dança, por desenhos, por dramatizações e outras. Sendo assim, a Arte está presente na vida do ser humano desde os primeiros anos de vida. A disciplina de Arte, na escola formal, é uma área de conhecimento que contribui para a formação humana da criança, para ajudá-la a entender, de forma crítica, a sociedade que a rodeia e a sua cultura. Assim, portanto, não pode essa área do conhecimento ser tratada como mera atividade de entreter, tampouco pode ser vista como uma área menos importante que as demais disciplinas. A sua existência no currículo contribui para uma formação plena do aluno no processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com (BRASIL, 1997, p. 19), “o conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente, ser flexível. (…). Isso quer dizer que criar para aprender”.
Conforme Barbosa (1979, p.46), isso permite analisar “a ideia de que a Arte na educação tem como finalidade principal permitir que a criança expresse seus sentimentos e a ideia de que a Arte não é ensinada, mas expressada”.
Assim, formulado esse posicionamento inicial, o objetivo deste trabalho é compreender a atual importância dessa disciplina no processo de aprendizagem, pois o ensino da Arte é essencial para o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da melhor compreensão das atividades executadas em sala de aula.
Desse modo, para nortear a pesquisa, coloca-se a seguinte problemática: Qual é a importância da Arte na Educação Infantil com enfoque em linguagens artísticas como música, dança, teatro e artes visuais.
Sob esse olhar, o objetivo geral desta pesquisa é discutir e identificar o ensino da disciplina de Arte como instrumento capaz de expandir sentidos dentro do currículo do ensino desde os primeiros anos de vida da criança.
Sendo assim, esse objetivo geral inclui alguns objetivos específicos, como: i) contribuir com a qualidade de ensino por meio das atribuições da Arte, ii) avaliar os diferentes caminhos para aprender artes e iii) incentivar as crianças em suas criatividades. Para produzir resultados com esses objetivos, o estudo vai embasado em uma pesquisa bibliográfica de natureza descritivo-qualitativa.

Continue navegando