Buscar

UMA ANÁLISE DO AUMENTO DA POBREZA COM (1)

Prévia do material em texto

UMA ANÁLISE DO AUMENTO DA POBREZA COM
ADVENTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
Equipe
Rafael Anderson Souza Albuquerque 432498
José Alan Lopes Penha 433422
Emanuela Silva Sousa, 432245
Introdução
A pandemia de Covid-19, doença causada pelo coronavírus denominado SARS-CoV-2, é um problema de saúde global, sendo que a crise foi declarada em 2020 pela OMS (Organização Mundial de Saúde), e se espalhou rapidamente pelo mundo afora. Os impactos na saúde pública que não estava preparada para uma demanda tão grande, e um choque sem precedentes nas economias e mercados de trabalho.
Brasil vem de um cenário econômico ruim desde de 2011 com a desaceleração econômica, sendo que em 2015 e 2016 o foram dois anos seguidos de quedas expressivas do PIB, -3,5% e -3,3%, respectivamente, a partir de 2017 a 2019 o país vinha com uma lenta recuperação.
Nosso trabalho tem por objetivo apresentar com a pandemia de Covid-19 aumentou a desigualdade de renda e à pobreza, que já era um problema grande antes da Covid, e que esse processo já ocorria mesmo antes dela, já que os números de desemprego estavam acima de 10% e o PIB per capita caindo.
Perguntas de partida
No decorrer do ano de 2020, 2021 e 2022 ocorreram 670.848 de óbitos por Covid, e mais de 32.206.954 milhões de casos no Brasil. Houveram lockdown total ou parcial em todas as partes do país com medidas e com medidas restritivas, que afetaram todos os setores do país. A pandemia da Covid-19 pode ter contribuído com o aumento da população em situação de pobreza no Brasil?
Objetivos
Objetivo Geral
O objetivo deste presente trabalho de pesquisa é trazer a discussão sobre o aumento da pobreza na pandemia de covid-19, e se há relação entre as duas no Brasil. Trazer ideias e possíveis soluções para esse problema que assola o mundo como um todo.
Objetivo Específico 
Buscar fazer uma reflexão a respeito do aumento da pobreza e o que ela acarreta a população em geral; mostrar a relação dela com o aumento da inflação e 6 desemprego; trazer a discussão do tema para a falta de qualidade de na saúde pública já que ficou evidente que nossa rede de saúde pública e privada não suportam tal demanda; e se atentar ao fato do desastre econômico e financeiro que ela trouxe.
Hipóteses
 O aumento da pobreza e da concentração de renda no Brasil tem relação com a Covid-19.
 O aumento do desemprego e queda do PIB e PIB per capita tem relação com o Covid-19.
 O aumento da inflação tem relação com Covid-19.
Metodologia
Estudo de caso
É o método de estudo que utilizamos para encontrar mais informações através de uma análise cuidadosa dos casos existentes. Além disso, é método para pesquisar um problema dentro do contexto da vida real.
Pesquisa bibliográfica
Esse tipo de método qualitativo é um dos mais utilizados e é frequentemente empregado por aqueles pesquisadores que preferem fazer estudos estritamente teóricos.
Em outras palavras, um estudo de metodologia bibliográfica escolhe um tema “x” e não vai a campo coletar respostas para suas hipóteses de pesquisa, mas sim, buscar analisar o que tem sido produzido teoricamente sobre o assunto.
Discussão
No ano de 2020 fomos surpreendidos pela pandemia de COVID-19, sendo um fato sem precedentes, e um desafio sanitário em escala global. O insuficiente conhecimento científico sobre o novo coronavírus, sua alta velocidade de disseminação e capacidade de provocar mortes em populações vulneráveis geraram pânico na população, além de incertezas sobre quais seriam as melhores estratégias a serem utilizadas para o enfrentamento da epidemia em diferentes partes do mundo.
Estratégia de combate a Covid-19 no Brasil
No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) atuou imediatamente, a partir da detecção dos rumores sobre a doença emergente. Em 22 de janeiro, foi acionado o Centro de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde, coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), para harmonização, planejamento e organização das atividades com os atores envolvidos e o monitoramento da situação epidemiológica.
Desafios do Brasil na crise sanitária
O Brasil tem desafios grandes, sendo um país com grande desigualdade social, com populações vivendo em condições precárias de habitação e saneamento, sem acesso sistemático à água e em situação de aglomeração. Após a COVID-19 houve um aumento da inflação, taxa de desemprego e aumento de preços dos alimentos, sendo que o preço dos alimentos atingiu em todo o mundo um recorde histórico em fevereiro de 2022, superando o pico da crise de 2011.
Discussão
Vulnerabilidade e pobreza na crise sanitária
Segundo o relatório Poder, lucros e pandemia da OXFAM, que trouxe um diagnóstico sobre os efeitos arrasadores da pandemia da COVID-19 sobre a economia global, com efeitos dramáticos sobre a desigualdade econômica entre ricos e pobres. Nos primeiros dois trimestres de 2020, cerca de 400 milhões de empregos em tempo integral foram perdidos em todo o mundo.
Discussão
Discussão

Continue navegando