Prévia do material em texto
Texto da questão
"Perdas elétricas no motor são do tipo {R}, aumentam acentuadamente com a carga aplicada ao motor. Essas perdas, por efeito Joule, podem ser reduzidas, aumentando a seção do estator e dos condutores do rotor" (FRANCHI, 2009, p. 75).
FRANCHI, C. M. Acionamentos elétricos. 5. ed. São Paulo: Érica, 2009.
Um motor trifásico é capaz de fornecer 5kW de potência mecânica. Sabe-se que a potência elétrica fornecida ao motor pode ser calculada por P = U x I x 31/2 x F.P., em que U é a tensão na rede, I é a corrente elétrica e F.P. é o cosseno do ângulo de defasagem entre U e I. De acordo com as especificações do fabricante, o motor deve funcionar em U = 380 V, I = 10 A e F.P. = 0,85.
Diante do caso hipotético apresentado, o rendimento do motor é de:
a. 100%.
b. 89,4%.
c. 85%.
d. 83,2%.
e. 92%.
Texto da questão
"A velocidade em um motor de corrente contínua está relacionada com a FEM aplicada à armadura e com a FCEM gerada na armadura pelo campo magnético do estator cortando a armadura" (NASCIMENTO, 2018, p. 63).
NASCIMENTO, G. C. do. Comandos elétricos: teoria e atividades. 2. ed. São Paulo: Érica, 2018.
Os motores de corrente contínua (CC) são recomendados para as aplicações em que é necessário tração elétrica, devido à facilidade de controle de velocidade. A respeito do motor CC, assinale a alternativa correta.
a. Na ligação composta (ou “compound”), a corrente de armadura é igual à corrente de campo.
b. A velocidade não pode variar por meio do controle da corrente de campo.
c. A ligação shunt é a mais utilizada em aplicações de tração elétrica.
d. Na ligação série, a velocidade varia de acordo com a carga e o conjugado de partida é elevado.
e. O enrolamento de armadura é sempre inserido no estator do motor.
Texto da questão
Leia o trecho a seguir, da obra "Acionamentos elétricos":
"A compensação da energia reativa em uma instalação deve ser analisada com o devido cuidado, evitando soluções imediatistas que podem conduzir a resultados técnicos e/ou econômicos não satisfatórios. É necessário critério e experiência para efetuar uma compensação adequada, analisando individualmente os casos, uma vez que não há uma solução padronizada. Em princípio, o aumento do fator de potência pode ser conseguido: por meio do aumento do consumo de energia ativa; utilizando máquinas síncronas; por meio de capacitores" (FRANCHI, 2008, p. 93).
FRANCHI, C. M. Acionamentos elétricos. São Paulo: Saraiva, 2008. (Disponível na Minha Biblioteca).
Uma determinada instalação trifásica apresenta potência ativa de 250 kW, com fator de potência igual a 0,80. A potência reativa que deverá ser injetada na instalação, por meio de banco de capacitores para elevar o fator de potência para 0,96 será de:
a. 100 kVAr.
b. 30 kVAr.
c. 35,15 kVAr.
d. 55 kVAr.
e. 112,5 kVAr.
Texto da questão
Leia o trecho apresentado a seguir.
A Força Contraeletromotriz (FCEM) é a tensão induzida na armadura quando esta corta o campo gerado no estator que se opõe à Força Eletromotriz (FEM). Essa força deve estar sempre presente no motor (CARVALHO, 2014).
CARVALHO, G. Máquinas elétricas. São Paulo: Érica, 2014. (Disponível na Minha Biblioteca).
Em uma máquina CC, o efeito reação de armadura aparece a partir do momento em que se inicia a corrente de armadura, reduzindo a eficiência da máquina. Considere uma máquina de corrente contínua funcionando com um motor alimentado por uma tensão terminal constante. O efeito reação de armadura provoca no motor:
a. o aumento do fluxo interno.
b. a redução da tensão L di/dt.
c. a redução do torque induzido.
d. o aumento da tensão induzida na armadura.
e. o aumento da velocidade.
Texto da questão
"Os sistemas de potência CC foram, e ainda são, comuns em carros, tratores e aeronaves. Quando um veículo já dispõe de um sistema elétrico CC, faz sentido considerar o uso de motores CC" (CHAPMAN, 2013, p. 480).
CHAPMAN, S. J. Fundamentos de máquinas elétricas. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
Sobre os motores de corrente contínua, analise as afirmativas a seguir.
I. O motor campo série tem elevado torque de partida. Portanto, é recomendado para cargas com elevada inércia ou sistemas de tração.
II. O motor campo paralelo dispara na ausência de excitação do campo, gerando instabilidade.
III. O uso do motor campo série é mais seguro que o motor campo paralelo, visto que não existe condição de variação abrupta de velocidade.
IV. Não geram interferência eletromagnética.
V. Têm controle de velocidade simples.
É correto o que se afirma em:
a. IV e V, apenas.
b. I, II e V, apenas.
c. II, III e IV, apenas.
d. III e IV, apenas.
e. I, II e III, apenas. Chat GPT
Texto da questão
Leia o trecho a seguir, da obra "Acionamentos elétricos":
"A partida compensadora alimenta as bobinas do motor com tensão reduzida na partida. A redução da tensão é feita por meio da ligação de um autotransformador em série com as bobinas. Após realizada a partida, as bobinas do motor recebem tensão nominal" (FRANCHI, 2008, p. 169).
FRANCHI, C. M. Acionamentos elétricos. São Paulo: Saraiva, 2008. (Disponível na Minha Biblioteca).
Sobre sistemas de partidas de motores, assinale a afirmativa correta.
a. Na partida em Y-Δ, o processo de acionamento do motor é, inicialmente, ligado na configuração triângulo até atingir a velocidade constante. Após este ponto, essa conexão é alterada para ligação em estrela.
b. As soft-starters são constituídas de um circuito eletrônico acoplado a um microprocessador, que controla um conjunto de tiristores responsáveis pelo ajuste da tensão e frequência aplicada aos terminais do motor.
c. Devido ao baixo conjugado de partida e relativamente constante a que fica submetido o motor, as chaves estrela-triângulo são mais adequadamente empregadas em motores cuja partida se dá em vazio.
d. No acionamento com chave compensadora, o ponto estrela do autotransformador fica acessível e, durante a partida, é conectado em série com o motor. Essa ligação se alterna de modo que o motor é conectado diretamente à rede.
e. A partida direta é a forma mais complexa de partir um motor elétrico, sendo necessários CLPs e inversores de frequência para sua aplicação.
Leia o trecho a seguir, da obra "Comandos elétricos: teoria e atividades":
"Na maior parte das aplicações na indústria, comércio e residências, são utilizados motores CA, monofásicos e trifásicos, e em especial na indústria são largamente empregados os Motores de Indução Trifásicos ou Trifásicos de Indução (MIT)" (CARVALHO, 2018, p. 15).
CARVALHO, G. Comandos elétricos: teoria e atividades. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. (Disponível na Minha Biblioteca).
Seja um motor trifásico de seis terminais com descrição de tensão em sua placa:
Δ – Y/380 V - 440 V.
Assinale a alternativa que contém a tensão de fase da rede elétrica trifásica para fazer uma partida estrela-triângulo de forma correta no motor citado.
a. 380 V.
b. 440 V.
c. 220 V.
d. 760 V.
e. 127 V.
O "motor de indução com rotor gaiola de esquilo é o motor mais utilizado na indústria atualmente. Tem a vantagem de ser mais econômico em relação aos motores monofásicos tanto na construção como na utilização. Além disso, escolhendo o método de partida ideal, tem um leque muito maior de aplicações" (FRANCHI, 2009, p. 46).
FRANCHI, C. M. Acionamentos elétricos. 5. ed. São Paulo: Érica, 2009.
Um ramal foi projetado para alimentar seis motores de indução monofásicos utilizados em uma linha de produção industrial. Cada motor tem uma potência nominal de 6 CV, fator de potência nominal de 0,5 e rendimento de 100 %. Adotando 1 CV = 740 W, o valor aproximado da potência medida na saída do ramal, em kVA, é de:
a. 53,28 KVA.
b. 44 KVA.
c. 80 KVA. Chat GPT
d. 43,28 KVA.
e. 112,5 KVA.
Leia o trecho a seguir, da obra "Acionamentos elétricos":
"Dentro de um dispositivo de partida de um motor ficam todos os componentes necessários ao comando e proteção de um motor elétrico. A seleção dos componentes para constituir um dispositivo está diretamente relacionadacom o desempenho da instalação" (FRANCHI, 2008, p. 113).
FRANCHI, C. M. Acionamentos elétricos. São Paulo: Saraiva, 2008. (Disponível na Minha Biblioteca).
Acerca da partida estrela-triângulo, analise as afirmativas a seguir:
I. Para partida estrela-triângulo, é fundamental que o motor tenha a possibilidade de ligação em dupla tensão; ou seja, seis terminais na caixa de ligação.
II. Ligando-se o motor durante a partida em estrela e na tensão nominal para a configuração triângulo, temos uma tensão reduzida sobre os enrolamentos do motor, resultando em menor corrente e menor velocidade de partida.
III. O uso da partida estrela-triângulo deve ser bem estudado, pois dependendo do conjugado resistente de carga e de tempo de comutação para triângulo, a corrente poderá elevar-se excessivamente durante a comutação, o que perderia o propósito de tal modo de partida.
IV. A corrente de partida de um motor em estrela-triângulo é superior a corrente do mesmo motor com partida direta.
É correto o que se afirma em:
a. I e III, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. I, apenas.
Texto da questão
"O motor de indução converteu-se no tipo mais usado na indústria, porque a maioria dos sistemas atuais de distribuição de energia elétrica é de corrente alternada. Comparando com o motor de corrente contínua, o motor de indução tem como vantagem a sua simplicidade, que se traduz em baixo custo e máxima eficácia com manutenção mínima" (FRANCHI, 2009, p. 20).
FRANCHI, C. M. Acionamentos elétricos. 5. ed. São Paulo: Érica, 2009.
Um motor de indução trifásico de seis polos ligado em estrela tem tensão de alimentação de 220 V, 60 Hz e potência de 2 kW. Para um escorregamento de 1%, qual deve ser a velocidade de rotação do eixo do motor?
a.1800 RPM.
b. 1200 RPM. Chat GPT
c. 1100 RPM.
d. 1500 RPM.
e. 1176 RPM