Buscar

GEOGRAFIA AGRÁRIA DO BRASIL - AD1 (Gabarito)


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Curso: Geografia
Disciplina: Geografia Agrária do Brasil 
Atividade à distância - AD1
1) Os primeiros estudos da Geografia Agrária têm como característica uma ênfase muito grande nos fatores ambientais. Explique esta forma de abordagem na geografia agrária:
Os primeiros estudos da Geografia Agrária se baseiam no determinismo ambiental. Consideram os aspectos físicos como os principais determinantes para a organização das sociedades, ou seja, as características do clima, do solo e do relevo, de cada região, são os fatores que determinam, inclusive, a organização do espaço rural, sendo o clima o principal fator que interfere nas atividades humanas. Este pensamento predominou até os anos 1920, quando passou a ser questionado e foi gradativamente perdendo relevância, até os anos 1960, quando as questões ambientais ganham força, novamente.
2) Em determinada Escola do pensamento geográfico, o objetivo principal da Geografia Agrária era o entendimento da variação espacial da agricultura. Para isso, se deveria utilizar a associação de variáveis, aumentando a complexidade do estudo, em detrimento das relações de causa e efeito. Somente assim se poderia traçar um caminho diferente daquele feito tanto pelos geógrafos deterministas, quanto pelos adeptos da geografia regional francesa. Sobre esta corrente de pensamento responda os itens abaixo: 
a) Qual é a escola de pensamento geográfico que possui este objetivo? 
Geografia Teorética Quantitativa
b) Que outras características são encontradas em estudos de geografia agrária desta corrente de pensamento? 
Busca-se também, compreender os aspectos espaciais da atividade agrícola e possui interesse em atividades como o transporte e o comércio de produtos agrícolas. Por ser compreendida a partir dos processos de produção, tal abordagem foi considerada como uma ramificação da Geografia Econômica. Dessa forma, considera que a economia é resultante do processo de escolha pelo local, produto da decisão dos agricultores em desenvolver ou não determinado empreendimento. 
3) A lei de Sesmarias pode ser entendida como sendo uma lei agrária, transposta diretamente da metrópole colonial e implantada na colônia. Contextualize esta forma de apropriação do território que iniciou a organização do espaço agrário brasileiro: 
Após o processo de apropriação do território brasileiro por parte da Coroa portuguesa, através da expropriação e o realdeamento das tribos indígenas, a disponibilidade espacial inicia a fase da utilização das terras para obtenção de lucro. A lei de Sesmarias distribuía as terras para os sesmeiros na condição de serem usadas para produção, principalmente na plantação de cana-de-açúcar e criação de gado. O Sesmeiro era responsável pela administração da sesmaria, um pedaço de terra, que era, assim como todo território brasileiro, propriedade da Coroa portuguesa. Este sistema forma a estrutura agrária da colônia baseada na integração entre a grande propriedade e o mercado internacional, pois a produção das Sesmarias era voltada para exportação. 
	
4) Verifique a veracidade da afirmativa abaixo e explique, se for o caso, o que for necessário acrescentar ao seu correto entendimento: “A grande fazenda produtora de cana foi o único agente organizador do espaço agrário brasileiro e sua ocupação se deu de forma contínua ao longo do território”
A grande fazenda produtora de cana ou de gado foi o principal agente organizador do espaço agrário brasileiro.A ocupação das fazendas de cana se concentravam no litoral e as fazendas de gado ocupavam áreas mais ao interior. Esta ocupação não foi precisamente contínua, e nas áreas entre uma fazenda e outra formaram-se vias, povoados e cidades. 
Porém foi a produção de cana de açúcar que de fato se tornou a principal atividade da colônia, e as demais atividades, incluindo a criação de gado, foram se tornando secundárias, conferindo às fazendas canavieiras um aspecto centralizador. 
5) A instalação de ferrovias e a substituição do Engenho-fábrica pelas usinas marcaram mudanças significativas na paisagem deste período. Descreva que repercussões territoriais ocorreram a partir destas mudanças no espaço agrário brasileiro: 
Com a queda da atividade mineradora, a atividade açucareira ganha relevância novamente na economia brasileira, porém se depara com um descompasso técnico em relação aos concorrentes do mercado internacional. Este fator impulsionou as transformações nas técnicas de produção canavieira no Brasil, tanto em relação às técnicas de plantio, quanto em relação às técnicas de transformação da matéria-prima. É neste contexto que se inicia a substituição do engenho-fábrica pela usina. 
Os proprietários das usinas passaram a adquirir os engenhos, que foram desmontados para que as terras fossem incorporadas ao processo produtivo da usina. Esse processo aumentou ainda mais a concentração fundiária no Brasil mas também foi o que possibilitou a construção das primeiras ferrovias. Inicialmente, as ferrovias eram utilizadas para dar apoio à produção canavieira que era centralizada no nordeste do país porém, inevitavelmente o eixo de produção deslocou-se para o sudeste, atraído por um mercado interno maior e por uma excelente infraestrutura de escoamento da produção para exportação, o que resultou na nova organização do espaço produtivo canavieiro. 
A transformação dos engenhos em usinas e a construção de estradas de ferro foram fatores responsáveis pela reorganização das fazendas produtoras de cana-de-açúcar e consequentemente, a nova organização do espaço agrário brasileiro.