Buscar

APRESENTAÇÃO AVALIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

Prévia do material em texto

UNIPÓS – UNIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
 
 
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO I e II
 
PROFESSORA: Profa. Dra. Sônia Azevedo de Medeiros
EQUIPE 
Assunção
Benedito César 
Katarina
Magnólia 
Soraya
Everaldo Penafiel
REVISTA PESQUISA E DEBATE EM EDUCAÇÃO
AUTORES
TÍTULO DO TRABALHO
O IDEB e o SAEB: uma análise e interpretação dos seus resultados
ANO DE PUBLICAÇÃO
Artigo recebido em: 17/6/2021 
Aprovado em: 11/07/2022 
Publicado em: 10/08/2022
Originalidade do trabalho para a área 
A abordagem do artigo para idealização do mesmo está ligada a área da educação, com presteza percebe-se que as autoras escreveram em parceria, isso transfigura a participação das mesmas em grupo de pesquisa que possuem uma trajetória de conhecimento e compreende dedicação para determinada pesquisa. 
Todas as afirmações no texto possuem embasamento de onde foram tiradas as informações de cada parágrafo e as frases foram construídas com base em um ou mais autores, isso dá seriedade científica ao texto, ou seja, o texto atende critérios científicos, são considerações tiradas de informações científicas.
O artigo publicado em periódico científico selecionado para exemplificar a análise é bem elaborado, redigido de acordo com todas as recomendações das autoras. O texto é simples, objetivo e de fácil compreensão. Bem escrito, claro, leitura fluida e de boa qualidade. Foi realizado por três autoras e o seu relatório deixou claro a qualificação, a instituição de origem de cada uma e o endereço eletrônico da primeira, isso significa que contribuíram igualmente para o estabelecimento da ideia que é expressa no trabalho.
Relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social
No artigo, os autores buscam ressignificar os dados observados à partir das avaliações externas, resgatando o seu objetivo principal que é a melhoria na qualidade da educação.
Eles apresentam críticas ao SAEB, buscando uma amplitude de responsabilização, apontando fatores que não podem ser desprezados e englobam o meio cultural, social e político. 
Os autores incitam a necessidade de se mapear minuciosamente os resultados, o que gera um impacto positivo no processo de ensino aprendizagem, pois os esforços se voltam para todos os alunos sem exceção, sugerindo novas metodologias e a utilização de tecnologias e outras ferramentas que possibilitem uma educação com qualidade e equidade.
Propõe uma inovação na dinâmica de apreciação dos índices obtidos, fundamentada no processo e na consideração de cada aluno como meio e não somente como o fim. Bem como a desmistificação em relação ao valor numérico obtido nos índices.
O estudo contribui com a sugestão de intervenções contínuas e paralelas e com a observância da avaliação como um ponto de discussão e redirecionamento de metodologias de ensino. O que demonstra uma abrangência em âmbitos regionais, nacionais e internacionais, uma vez que AVALIAÇÃO no seu conceito mais amplo, acontece no mundo inteiro e sendo capaz de diagnosticar e modificar sistemas e políticas públicas educacionais, interferido diretamente na cultura e na sociedade.
Textualidade
	Tendo em vista a função de articular os vários segmentos do texto, o artigo analisado apresenta a coesão que é fator fundamental para o estabelecimento da unidade de sentido e da unidade temática do texto. Reconhecer, portanto, que um texto é coeso é reconhecer que suas partes estão interligadas, que há continuidade e unidade de sentido. Segundo Antunes (2005, p.50), “é importante, pois, ressaltar que a continuidade que se instaura pela coesão é, fundamentalmente, uma continuidade de sentido, uma continuidade semântica, que se expressa, no geral, pelas relações de reiteração, associação e conexão”. A coesão constitui um dos fatores da coerência que contribui para a lingüística do texto. Para Koch e Travaglia (2006, p. 52), coesão e coerência “são duas faces do mesmo fenômeno”.
	Sendo a coesão uma manifestação da coerência na superfície textual, o artigo analisado foi organizado com diferentes recursos coesivos exigindo assim eficientes mecanismos de compreensão para identificar a coerência. Durante todo o texto do artigo há um diálogo constante com outros discursos, inclusive na parte das análises e discussões, onde o autor dá o seu posicionamento com base no material analisado. Sendo assim, fica clara a inevitável presença do discurso do outro no texto desse artigo científico. A linguagem científica desse artigo é sem dúvida, impessoal, objetiva, precisa, isenta de qualquer ambiguidade. objetividade da redação ou seja, redigida na terceira pessoa, evitando- se referências pessoais e pronomes possessivos (meu trabalho, meus estudos, minha tese, julgamos que, deduzimos, chegamos a conclusão) e ainda , objetiva, com redação sem impressões subjetivas, não fundamentadas em dados objetivos.
Metodologia utilizada
A Metodologia utilizada para a produção do artigo, foi a Pesquisa qualitativa através de análise de dados documentais. Utilizando a técnica de coleta de dados, sendo a de Documentação indireta. É a que se analisa as características de um fenômeno, através de técnicas padronizadas.
As autoras do artigo fizeram um levantamento dos dados do IDEB obtidos em uma escola dando a eles um tratamento analítico, e através de pesquisa, tendo como referência alguns fatores relevantes a serem aprofundados para que se determinasse se, e até que ponto determinadas variantes influenciaram, ou não, no resultado observado nos documentos.
Qualidade da redação
A escrita formal preferencialmente escolhida pelas autoras não compromete o trabalho e a comunicação dentro da proposta estabelecida em demostrar os fatores que determinam o artigo, atingindo a comunicação esperada e os critérios de não criar comparações entre os diversos graus e modelos de escolas ou determinando quais as escolas são melhores e os indicies, existe uma linguagem que obedece os princípios estabelecido pela norma criada para artigos científicos, existe inovação na abordagem quando propõe soluções e direcionamentos.
Existe uma exatidão no uso das palavras que proporciona uma liberdade de conhecimento e pesquisa realizada comprovadamente percebida na metodologia empregada com o correto emprego das normas gramaticais, concordância nominal e verbal, pontuação, ortografia das palavras .
A linguagem formal estabelecida pelas autoras do artigo é preferencialmente formal e coerente com a proposta do artigo no das três autoras, revelando um compromisso com a pesquisa e acrescentando um conhecimento inédito e uma visão cientifica com a proposta do artigo.
Estrutura/organização do texto
O artigo cientifico citado apresenta estrutura que compreende a boa escrita, comunicação bem feita, boas práticas e a observância às normas da área de pesquisa. Apresenta um resumo sistemático com objetividade contendo informações com 19 páginas. No objetivo do artigo foi usado metodologia de dados já existentes. Entretanto, uma análise como essa foi necessário de uma boa fundamentação teórica. Assim, antes de apresentar os resultados da análise proposta, consideramos imprescindível apresentar, num primeiro momento, o SAEB, por ser a avaliação que compõe o plano de fundo deste artigo. Posteriormente, de forma bastante detalhada, foi apresentado o IDEB, exemplificando o seu cálculo e a sua interpretação pedagógica. 
Essa objetividade faz com que o trabalho seja aceito pelo leitor para ler. Finalizando o resultado final de pesquisa, junto as informações sistematizadas do processo que foi feito. Foi concluso que os resultados foram alcançados: os resultados do IDEB e do SAEB podem ser utilizados como norteadores de práticas pedagógicas.
Presença de autores reconhecidos 
Referência é o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no trabalho.
Um dos maiores desafios de acadêmicos e pesquisadores de todo o país está em fazer referências e citações de artigos científicos dentro das normas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Para que a investigação espelhe a profundidade e a atualização da pesquisa bibliográfica efetivada pelas autoras e o seu conhecimento, é necessário um número razoável de documentos indicados, principalmente, outras investigações relacionadas, atuais e diretamente relacionados ao tema.
As referências citadas no artigo em causa são clássicas e modernas, relacionadas ao tema e referenciadas de acordo com as normas adotadas pelo Estilo Vancouver. As referências tem uma grande importância para construção do artigo, pois, os autores citados estão citados no sistema de armazenamento de artigos (base de dados), bem como, nos portais (capes periódicos, sciello, google acadêmicos).
As autoras do artigo tiveram o cuidado para que todos os autores mencionados ao longo do seu texto, obrigatoriamente, foram mencionados na lista de referenciais e vice-versa.
No que tange as normas de rodapé como informativos adicionais, comumente são utilizadas pelos autores de artigos científicos.
NOTAS
		NOTA
	A- Originalidade do trabalho	25
	B- Relevância para o desenvolvimento científico	
	C- Textualidade	4
	D- Metodologia utilizada	4
	E- Qualidade da redação	5
	F- Estrutura/Organização do texto	30
	G- Presença de autores reconhecidos	30
	Soma das notas/ conceito

Continue navegando