Buscar

PROVA 6-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA JURÍDICA 
1] O início da Psicologia Jurídica no Brasil não tem um marco histórico bastante claro, uma vez que o processo de desenvolvimento deu-se de forma gradual e lenta, muitas vezes de maneira informal, por meio de trabalhos voluntários. A Psicologia Jurídica teve seu reconhecimento como profissão na década de:
60
2] Ao “louco” era permitido circular com certa liberdade, e os atendimentos médicos restringiam – se a uns poucos abastados. A partir de meados do século XV, a loucura passou a ser caracterizada por uma necessidade de exclusão dos doentes mentais. Criaram-se estabelecimentos para internação em toda a Europa, nos quais eram encerrados indivíduos que ameaçassem a ordem da razão e da moral da sociedade. Essa afirmativa encontra-se:
Falsa
3] A Psicologia deve considerar a subjetividade uma premissa fundamental à garantia dos direitos humanos, destacando a necessidade de que a subjetividade seja entendida como uma construção histórico- social, ou seja, construída:
Nas relações que o sujeito estabelece com o contexto do qual faz parte;
4] Conforme orientação do Conselho Federal de Psicologia, quando houver imperativo ético de denúncia das violações dos direitos humanos e situação de tortura, o psicólogo deve:
Procurar seu conselho profissional e o conselho de defesa da pessoa humana (dentre outras entidades) para formulação da denúncia, com respaldo nas legislações nacionais e internacionais, quando se esgotarem os recursos das instâncias internas;
5] Conforme a Resolução CFP nº 013/2007, o psicólogo especialista em psicologia jurídica atua no âmbito da justiça:
Todas as alternativas estão corretas.
6] Marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Nos campos de atuação da Psicologia Jurídica, conforme apresentados anteriormente, encontramos um predomínio da avaliação psicológica.
(  ) A avaliação psicológica (AP) é um exame de caráter compreensivo efetuado para responder questões específicas quanto ao funcionamento psíquico adaptado ou não de uma pessoa durante um período específico de tempo ou para predizer o funcionamento psicológico da pessoa no futuro.
(  ) A avaliação psicológica de cunho jurídico é diferente da  perícia forense.
(   ) Compreende-se que a avaliação psicológica se refere à aplicação de testagem, sendo o teste um elemento que servirá de subsídio para a compreensão do avaliado.
A sequência correta das questões é :
V,V,F,F
7] A família é uma realidade sociológica e constitui a base do Estado, o núcleo fundamental em que repousa toda a organização social. Em qualquer aspecto em que é considerada, aparece a família como uma instituição necessária, sagrada, que vai merecer a mais ampla proteção:
Do Estado;
8] A Alienação Parental é uma forma de maltrato ou abuso, mas não é um transtorno psicológico. Se caracteriza por um conjunto de sintomas pelos quais um genitor, denominado cônjuge alienador, transforma a consciência de seus filhos, mediante diferentes formas e estratégias de atuação, com o objetivo de impedir, obstaculizar ou destruir seus vínculos com o outro genitor, denominado cônjuge alienado, sem que existam motivos reais que justifiquem essa condição. Essa afirmativa encontra-se:
Falsa.
9] Dentro da concepção da proteção integral, o papel do psicólogo no sistema de garantias, junto ao de outros profissionais, passa, então, a ser o de:
Um viabilizador de direitos;
10] A Síndrome das Falsas Memórias traz em si a conotação das memórias fabricadas ou forjadas, no todo ou em parte, na qual ocorrem relatos de fatos inverídicos, supostamente esquecidos por muito tempo e posteriormente relembrados. Podem ser:
Implantadas por sugestão e consideradas verdadeiras e, dessa forma, influenciar o comportamento.
Total9 / 10

Continue navegando