Buscar

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - 52202

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discuta sobre como os ambientes de aprendizagem propostos por Skovsmose (2000)
A Educação Matemática, durante muito tempo foi tida como uma teoria neutra, onde o ensino era restrito ao conteúdo, explicação e resolução de problemas. O professor mediador da turma era o centro e transmissor de todo o processo de ensino e aprendizagem dada em sala de aula, e o aluno fazia anotações e assimilava todo o conteúdo para que lá na frente tirasse uma boa nota na prova. Nesse tempo os professores não interagiam de forma que os alunos fizessem parte das aulas ou trouxesse como exemplo a rotina e a realidade de cada um deles para que a assimilação fosse mais fácil, pois bem, com toda a evolução do tempo e a tecnologia avançada, o ensino foi se reestruturando e a forma de ensinar ficou mais fácil e agradável para eles.
Skovsmose (2000) propõe uma abordagem chamada de cenário para investigação. A princípio, esses cenários rompem com os aspectos que configuram as práticas situadas no paradigma anterior, quando oferecem condições e suporte ao trabalho investigativo. De fato, quando o professor trabalha de forma investigativa, fazendo com que eles busquem as respostas e se sintam responsáveis pela descoberta de algo, faz com que se sintam protagonista do seu próprio ensino e capazes de buscar a resolução e participar com toda a liberdade sem medo de errar.
As propostas de investigação citada por Skovsmose (2000) surgem como possibilidade de ação instrutiva. Que pode ser definido como ambientes de aprendizagem criados no ambiente escolar com o objetivo de oferecer componentes a uma atividade investigativa, em que os alunos são atraídos a realizar descobertas, em um procedimento que inclui perguntas, possibilidades, reflexões e explicações sobre o que está sendo ensinado.
Dessa forma o professor abre um leque de oportunidades para a busca da transmissão do conteúdo e do conhecimento, promovendo o protagonismo que é a concepção da Educação. Tudo ligeiramente conectado para um melhor ensino dos nossos alunos.

Outros materiais