Buscar

Fraqueza muscular na UTI

Prévia do material em texto

PATOLOGIA PERIFÉRICA NEUROMUSCULAR ADQUIRIDA NA UTI
Causas de internação na UTI
- As principais causas de internação em UTI são: trauma, sepse, insuficiência respiratória, injúria renal aguda, câncer, síndrome da imunodeficiência adquirida, grandes queimaduras, insuficiência hepática, pancreatite aguda, síndrome do intestino curto e diabetes mellitus.
- O sistema musculoesquelético é projetado para se manter em movimento. Apenas sete dias de repouso são necessários para reduzir a força muscular e 30%, com adicional perda de 20% da força restante a cada semana Cerca de 30 a 60% dos pacientes críticos internados na UTI desenvolve fraqueza generalizada.
Conceito:
- Atrofia das fibras musculares de tipo I e II e miopatia do filamento grosso.
- Em termos gerais, esta patologia lesa o axônio, favorecendo sinais de acometimento do 2º neurônio motor (SANDER et al, 2012). A condição de imobilidade pode comprometer a irrigação sanguínea, capacidade oxidativa, força muscular, reduz o glicogênio e adenosina trifosfato (ATP).
- Há perda de massa muscular, perda de ADM, diminuição de sintese protéica.
- Mobilização precoce: objetivo: manter ADM e força muscular, inclui atividades de mobilidade no leito, sentado na beira do leito em ortostase, na poltrona e deambulação.
MOTA e SILVA (2012) defendem que para pacientes criticamente enfermos, a mobilização pode reduzir a incidência de complicações pulmonares, acelerar a recuperação, diminuir a duração da ventilação mecânica e do tempo de internamento hospitalar.
Exemplo:
Paciente: C. A
Idade: 46 anos
H.C: Diagnosticado com trombose aos 44 anos, possui hipertensão 
Sintomas e sinais: Chegou ao hospital apresentando formigamento na face, perda de força muscular e dificuldade de fala e equilíbrio.
Foi diagnosticado com AVC isquêmico e foi tratado com medicamento trombolítico que dissolveu o coágulo sanguíneo. O paciente precisou ficar internado em observação na UTI do hospital, a partir o 8 dia de internação apresentou fraqueza muscular principalmente nos membros inferiores. Na internação a partir de 7 dias o paciente já demonstra perda muscular de 30%.

Continue navegando