Buscar

Imunologia II- Atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMUNOLOGIA II – ATIVIDADE
1. Como ocorre o processamento do peptídeo apresentado pelo MHC de classe I? e pelo MHC de classe II?
MHC de classe I: no citoplasma do MHC, as proteínas do antígeno são ubiquitinadas e transformadas em peptídeos através do complexo proteassoma e transportados até o retículo endoplasmático pelas proteínas TAP (transportadoras associadas ao processamento de antígenos), um processo que faz gasto de energia. Lá, os peptídeos ligam-se as moléculas do MHC associadas ao TAP através da tapasina. Uma vez ligados a fenda da molécula de classe I, esse conjunto passa pelo Complexo de Golgi, sendo liberado em uma vesícula exocítica em direção à superfície celular, onde apresentará o antígeno à um linfócito TCD8.
MHC de classe II: as APC’s fazem a captação das proteínas extracelulares para dentro de seus compartimentos vesiculares. Lá, estas proteínas serão processadas e degradadas pelas proteases dentro dos endossomos e lisossomos, gerando peptídeos. Ocorre a biossíntese das moléculas de MHC, que são sintetizadas no retículo endoplasmático, passam pelo Complexo de Golgi e são transportadas para o endossoma com uma proteína chamada de “cadeia invariável” (li). Uma vez no endossoma junto dos peptídeos processados, ela parte para a superfície celular, onde apresentará o antígeno à um linfócito TCD4.
2. Quais são as fases para ativação dos Linfócitos T? Qual papel da IL-2 na ativação?
1º passo: reconhecimento do antígeno (pode durar alguns minutos).
2º passo: ativação do linfócito T.
3º passo: expansão clonal (proliferação). Os clones possuem a mesma especificidade das células mães e os mesmos receptores.
4º passo: diferenciação (depende de quem está apresentando o antígeno para ele).
5º passo: função efetora (qual citocina ou interleucina irá liberar e contra quem).
Interleucina IL-2: aumenta a sobrevivência e divisão celular, diminuindo fatores apoptóticos. É secretada pelos linfócitos T e agem neles mesmos.
3. Quais moléculas e receptores envolvidos na apresentação do peptídeo das APC’s para os Linfócitos T?
As células envolvidas são as apresentadoras de antígenos, que podem ser as dendríticas (apresentadoras profissionais), linfócitos B, macrófagos ou a própria célula infectada. O TCR é o receptor dos linfócitos T que receberá o antígeno, enquanto os receptores das APC’s que vão apresentá-los são os MHC de classe I (para TCD8) e de classe II (para TCD4).
4. Os linfócitos TCD4 são capazes de se diferenciar em linfócitos TCD4 efetores. Quais são essas células? Quais citocinas estimulam sua diferenciação e quais citocinas são secretadas pelas mesmas. Explica as funções.
Eles se diferenciam em TH1, TH2 e TH17. 
TH1: diferenciação estimulada por IL-12 e INFγ, libera INFγ. A sua principal função é aumentar a atividade microbicida dos macrófagos, aumentando a produção de ERO’s, a quantidade de MHC’s, secretando citocinas inflamatórias e aumentando a expressão de moléculas necessárias para ativação dos linfócitos T.
TH2: diferenciação estimulada por IL-4, libera IL-4, IL-5 e IL-13. Age principalmente sobre parasitas. O IL-4 Estimula os linfócitos B a produzir IgE específico para o parasita em questão, o IL-5 aumenta a ativação do eosinófilo e liberação de grânulos tóxicos e o IL-13 aumenta a produção de muco e auxiliam os macrófagos em sua função reparadora.
TH17: diferenciação estimulada por IL-1 e IL-6, libera IL-17 e IL-22. Age principalmente sobre bactérias e fungos. O IL-17 Estimula o aumento da produção de citocinas pró-inflamatórias e o IL-22 age em células teciduais, aumentando sua barreira e produção de peptídeos.
5. Como ocorre a ativação dos linfócitos B? Explique a diferença da ativação dependente de linfócitos T e independente de T.
Para ativar os linfócitos B, é preciso que o BCR se ligue a um epítopo do antígeno, desencadeando uma cascata intracelular. O BCR possui duas cadeias peptídicas, Igα e Igβ, que têm função de dar início à sinalização intracelular após o encontro com o antígeno. Os Igα e Igβ contêm motivos de ativação (ITAMs) que são fosforilados após ligação do antígeno ao complexo BCR, e ativam a transcrição de genes envolvidos na proliferação e diferenciação dos linfócitos B. Os peptídeos processados são expressos na membrana dos linfócitos B, ligados aos MCH de classe II, que apresentarão esse peptídeo aos TCD4. 
A ativação dependente de linfócitos T envolve proteínas que exigem a participação dos TCD4 (auxiliares), MHC de classe II e macrófagos para apresentação de antígenos. Já a ativação independente de linfócitos T são proteínas capazes de estimular os linfócitos B a produzir anticorpos sem o auxílio dos linfócitos T.

Outros materiais