Buscar

2apol Neurociencia do Aprendizado rtfd

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2apol Neurociência do Aprendizado.rtfd/TXT.rtf
Questão 1/10 - Neurociência do Aprendizado
Leia o extrato de texto:
 
“A ideia básica é que a família possa compreender melhor a situação e colaborar com a educação formal, inclusive, manifestando mais tolerância em relação à escola no que diz respeito às dificuldades desta em lidar com a criança. Compreendendo mais, a família também poderá lidar de forma mais adequada com as frustrações e os sentimentos ambíguos em relação a seu filho ou sua filha [...].
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA; Fabio Eduardo da. Neurociência e Aprendizagem: uma aventura por trilhas na Neuroeducação. Curitiba: Intersaberes, 2021, p. 260.
De acordo com o extrato de texto e os demais conteúdos do livro-base Neurociência e Aprendizagem: uma aventura por trilhas na Neuroeducação, dentre as estratégias utilizadas pela família para ajudar a criança com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) analise as afirmações a seguir e, na sequência, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
 I. ( ) A relação entre os pais e filhos deve ser o mais lúdica possível.
II. ( ) Evitar estabelecer rotinas diárias, pois a criança fica mais tensa ainda.
III. ( ) Abolir as regras, tendo a certeza que a criança não poderá cumpri-la.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
A
V – F – F
Você assinalou essa alternativa (A)
B
F – V – V
C
V – V – F
D
F – F – V
E
V – F – V
Questão 2/10 - Neurociência do Aprendizado
Leia o fragmento de texto: 
“A teoria da perspectiva sugere que a preocupação com os custos tem impacto maior sobre as decisões do que a esperança de potenciais benefícios. Isso é explicado pelos autores como aversão à perda. Essa teoria surgiu no início dos anos 1980 com os economistas Daniel Kahneman e Amos Tversky. Eles propuseram que as pessoas tomam decisões baseadas numa escolha a fazer, e não apenas com base em resultado e probabilidade”.  
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Reginaldo Daniel da. Rota de Aprendizagem da Aula 5. Neurociência do Aprendizado, Curitiba, InterSaberes, 2022, p. 6.
Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 5, TEMA 2 – TEORIAS DE TOMADA DE DECISÃO, da disciplina de Neurociência do Aprendizado sobre a teoria da tendência de raciocínio contrafactual, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 
( ) O raciocínio contrafactual antecipa como nos sentiríamos ao tomar uma decisão
( ) podem levar a mudanças corretivas de curto prazo desnecessárias e caras
( ) podem levar ao excesso de confiança de longo prazo, “cegando” o tomador de decisão a possíveis ajustes estratégicos benéficos
( ) os contrafactuais podem fazer com que os tomadores de decisão não se tornem tendenciosos
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V – F – F – V
B
F – F – V – V
C
V – V – F – V
D
V – V – V – F
Você assinalou essa alternativa (D)
E
V – V – V – V
Questão 3/10 - Neurociência do Aprendizado
Leia o fragmento de texto:
“Nossa ótica, a emoção entra em cena na perspectiva evolucionista a partir do instante em que, diante de ameaças à sua sobrevivência, o indivíduo comunica-se por meio de sensações fisiológicas e busca adaptar-se funcionalmente ao ambiente em que está inserido. A comunicação e a adaptação social são essenciais nos comportamentos e são, portanto, resultado de interações entre mecanismos evoluídos, aprendizagem e ambientes socioculturais”.  
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Reginaldo Daniel da. Rota de Aprendizagem da Aula 4. Neurociência do Aprendizado, Curitiba, InterSaberes, 2022, p. 2.
Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4 TEMA 1 – INTRODUÇÃO, da disciplina de Neurociência do Aprendizado, sobre a dinâmica das emoções no processo evolutivo de sobrevivência, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 
( ) avançamos para desenvolver o sentido da cooperação social
( ) Praticamos rituais catalizadores de emoções – individuais ou sociais
( ) A prática desses rituais pela comunicação e adaptação social, atribuímos a nós a perda de identidade
( ) vivenciamos representações coletivas que dão valor às nossas sensações humanas
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V – F – F – V
B
F – F – V – V
C
V – V – F – V
Você assinalou essa alternativa (C)
D
V – V – F – F
E
V – V – V – V
Questão 4/10 - Neurociência do Aprendizado
Considere o trecho de texto:
 
“A leitura — elemento da linguagem — tem sido muito pesquisada e é um tipo de aprendizagem exclusivamente humana. Para Dehaene (citado por Tokuhama-Espinosa, 2011), a leitura é menos "natural" do que a fala e muito mais nova do que ela. O pesquisador reflete que, talvez, tenha ocorrido uma "reciclagem neural" e adaptação de neurônios para que essa nova tarefa cultural tenha se desenvolvido”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA; Fabio Eduardo da. Neurociência e Aprendizagem: uma aventura por trilhas na Neuroeducação. Curitiba: Intersaberes, 2021, p. 356.
Conforme o trecho de texto acima e os demais conteúdos do livro-base Neurociência e Aprendizagem: uma aventura por trilhas na Neuroeducação, analise as seguintes afirmativas em relação às competências que influenciam a capacidade de ler:
 I. A capacidade de soar mentalmente as palavras em sua mente (codificação verbal).
II. A capacidade de converter os fonemas em palavras.
III. A capacidade de desordenar palavras e dificuldade em utilizar palavras em uma frase coerente.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A
I, II e III
B
II e III
C
II
D
I e II
Você assinalou essa alternativa (D)
E
I e III
Questão 5/10 - Neurociência do Aprendizado
Leia o fragmento de texto: 
“Descrita como uma das motivações humanas básicas, Cherry (2020) cita Abraham Maslow sobre a necessidade tanto de estima por parte dos outros quanto de autorrespeito interior. Esses dois fatores devem ser satisfeitos para que a criança cresça como pessoa e se prepare para uma vida futura de autorrealização. Na pirâmide de Maslow, a autoestima localiza-se junto ao relacionamento social, entre as necessidades básicas (fisiológicas e segurança) e as necessidades de autorrealização”.  
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Reginaldo Daniel da. Rota de Aprendizagem da Aula 6. Neurociência do Aprendizado, Curitiba, InterSaberes, 2022, p. 10, 11.
Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, TEMA 4 – AUTOESTIMA INFANTIL, da disciplina de Neurociência do Aprendizado,  sobre a alteração da autoconfiança em diferentes formas de estresse  infantil, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 
( ) Estresse positivo e saudável, em respostas de curto prazo a desafios para novas habilidades
( ) Estresse tolerável, de respostas fortes a eventos adversos, como a morte de um ente querido
( ) Estresse tóxico, que produz medo, desgasta as respostas corporais e interfere no cérebro
( ) Estresse tóxico, porém, que não produz medo e não interfere no cérebro
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
V – F – F – V
B
F – F – V – V
C
F – V – F – V
D
V – V – V – F
Você assinalou essa alternativa (D)
E
F – V – V – V
Questão 6/10 - Neurociência do Aprendizado
Leia o fragmento de texto: 
“À medida que se desenvolve, a criança se relaciona com pessoas e com o mundo que a rodeia. O modo como responde aos estímulos ambientais se vincula diretamente à sua saúde física e mental. A aprendizagem depende do bom funcionamento dessas duas áreas e apresenta como base essencial a criação de
recursos próprios que envolvem a neuroplasticidade cerebral, impulsionada pela experiência individual adquirida.”.  
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Reginaldo Daniel da. Rota de Aprendizagem da Aula 6. Neurociência do Aprendizado, Curitiba, InterSaberes, 2022, p. 2.
Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, TEMA 1 – TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL,  da disciplina de Neurociência do Aprendizado sobre os estágios eriksonianos apresentados na infância, analise as afirmativas a seguir:
 
Confiança vs. desconfiança, no primeiro ano de vida, quando a criança depende do adulto
Anatomia vs. vergonha e dúvida, no segundo e terceiro ano, quando a criança começa a assumir responsabilidades
Iniciativa vs. Atitude, entre 8 e 10 anos, quando a criança desenvolve o senso de autoconfiança
Diligência vs. inferioridade, a partir dos 6 anos, quando surge o senso de competência
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
A
I e III
B
I, II e III
C
II, III e IV
D
I, II e IV
Você assinalou essa alternativa (D)
E
I, III e IV
Questão 7/10 - Neurociência do Aprendizado
Leia o fragmento de texto:
“Se parássemos para contar o número de palavras sobre a emoção nos diferentes idiomas, por certo teríamos números interessantes. Contudo, não precisaríamos de todas essas palavras para expressar o que sentimos para uma ou mais pessoas numa determinada situação. Bebês não sabem falar, mas comunicam suas necessidades por ações não verbais e expressões emocionais”.  
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Reginaldo Daniel da. Rota de Aprendizagem da Aula 4. Neurociência do Aprendizado, Curitiba, InterSaberes, 2022, p. 6.
Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4, TEMA 3 – PROCESSOS NÃO VERBAIS NA EMOÇÃO, da disciplina de Neurociência do Aprendizado, sobre a percepção dos estados emocionais de acordo com Shutz, analise as afirmativas a seguir:
 
eles podem variar conforme a concentração do observador na face, corpo ou ambos
eles permanecem os mesmos em relação a concentração do observador na face, corpo ou ambos
destaca a experiência do observador como decisiva na atribuição de significados emocionais
destaca a experiência do observador não relevante na atribuição de significados emocionais
Estão corretas as afirmativas:
A
I e III
Você assinalou essa alternativa (A)
B
II e III
C
II, III e IV
D
I e II
E
I, III e IV
Questão 8/10 - Neurociência do Aprendizado
Leia o fragmento de texto: 
“Há um vasto cenário de influências para a tomada de decisão. Alguns modelos teóricos explicam como podemos decidir sobre escolhas a fazer, e outros explicam como acontecem as decisões por nós apresentadas. Se a razão e a emoção influenciam numa decisão, de modo geral as decisões racionais, ao descrever como devemos decidir, na prática consideram a reflexão sobre escolhas e probabilidades”.  
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Reginaldo Daniel da. Rota de Aprendizagem da Aula 5. Neurociência do Aprendizado, Curitiba, InterSaberes, 2022, p. 13.
Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 5, NA PRÁTICA,  da disciplina Neurociência do Aprendizado sobre as decisões de fundo emocional, analise as afirmativas a seguir:
 
Elas são efetivadas eventualmente em gatilhos desencadeados por heurísticas
Elas são efetivadas eventualmente em gatilhos desencadeados por processos intuitivos
Elas nunca são efetivadas eventualmente
Elas são efetivadas sempre através de gatilhos desencadeados apenas por heurísticas
A
I e III
B
I, II e III
C
II, III e IV
D
I e II
Você assinalou essa alternativa (D)
E
I, III, IV
Questão 9/10 - Neurociência do Aprendizado
Atente para a afirmação:
 
“As funções executivas (FE) são as mais avançadas do cérebro humano, sendo
responsáveis pelo “comando” das restantes funções cognitivas e pela regulação do comportamento, da emoção e do pensamento. A função executiva é provavelmente a capacidade mais recentemente estudada pela Neuropsicologia”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PINTO, Andreia Borges. Desenvolvimento das funções executivas em crianças dos 6 aos 11 anos de idade. 2017. Tese de Doutorado. Universidade do Porto (Portugal). p. 3.
De acordo com a afirmação e os demais conteúdos do livro-base Neurociência e Aprendizagem: uma aventura por trilhas na Neuroeducação, dos quatro domínios das funções executivas, relacione três deles às suas respectivas características:
 
Cognitivas
Reguladoras da atividade
Processos Metacognitivos
 
(   )  Autoconsciência e ajuste do comportamento em ambiente social.
(  ) Manutenção de ações deliberadas, voltadas a metas, e por processos mentais.
(  ) Controle do comportamento por meio de inibição de informações não relevantes.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
2 – 1 – 3
B
3 – 2 – 1
Você assinalou essa alternativa (B)
C
1 – 3 – 2
D
3 – 1 – 2
E
1 – 2 – 3
Questão 10/10 - Neurociência do Aprendizado
Leia o fragmento de texto: 
“O estresse infantil, em nossa concepção, pode ocorrer em qualquer fase de crescimento ou ambiente em que a criança seja chamada a se adaptar ou mudar de comportamento. Nos estudos sobre estresse, contudo, destaca-se a primeira infância como crítica no desenvolvimento humano, considerando fatores como maior vulnerabilidade e a relevância dos cinco primeiros anos para formar a base neural necessária ao crescimento.”.  
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Reginaldo Daniel da. Rota de Aprendizagem da Aula 6. Neurociência do Aprendizado, Curitiba, InterSaberes, 2022, p. 7.
Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, TEMA 3 – O ESTRESSE NA INFÂNCIA,  da disciplina de Neurociência do Aprendizado, relacione corretamente os tipos de estresse citados por Weiten:
 
Frustração
Conflito
Mudanças
Ambiente ou mídia
 
( ) alteram circunstâncias de vida de uma pessoa e exigem readaptação.
( ) uma emoção que se experiencia quando a busca de um objetivo fracassa.
( ) quando duas ou mais motivações ou impulsos comportamentais incompatíveis competem por expressão.
( ) ansiedade causada por coisas que as crianças veem na TV, como notícias de desastres, ataques terroristas e aumento de tensões no mundo.
 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
1 – 3 – 2 – 4
B
4 – 2 – 3 – 1
C
1 – 4 – 3 – 2
D
3 – 1 – 2 – 4
Você assinalou essa alternativa (D)
E
2 – 1 – 4 – 3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais