Buscar

Avaliação IV - Língua Alemã I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação III – Disciplina: Língua Alemã I
1 - Suponha que você acaba de chegar à sala de aula de seu curso de alemão. O professor pede que você se apresente, falando de onde vem, o que faz etc. Disserte sobre a maneira de se apresentar.
Em alemão, o pronome de tratamento formal “Sie” é levado a sério e muito usado na vida cotidiana. Em se tratar de primeiro encontro e também com um professor, que é hierarquicamente superior, a cultura alemã recomenda fortemente sempre o uso do pronome de tratamento formal “Sie”, com verbos conjugados na terceira pessoa do plural e pronome possessivo nas formas declinadas: Ihr/Ihre/Ihren/Ihrer/Ihrem/Ihren. Atenção: esses pronomes serão sempre iniciados com letra maiúscula. 
Eu me apresentaria da seguinte forma:
Guten Tag, Herr _____ !
Mein Name ist Erika Lichtner, ich bin 50 Jahre alt und komme aus Brasilien. Ich wohne in Santos und bin Lehrerin von Beruf. Länder, Kulturen und Sprachen haben mich schon immer interessiert und Deutsch macht wirklich Spaß. Ich freue mich sehr darüber, an Ihrem Deutschkurs teilnehmen zu dürfen. 
Traduzindo, a apresentação pessoal consiste em nome, sobrenome, idade, lugar de origem, onde mora, em que trabalha, algum interesse pessoal relacionado com a situação e fechamento da apresentação.
2 - O aparelho fonador é constituído de órgãos do corpo humano que permitem a produção de sons da linguagem articulada. Estes sons se classificam em vogais e consoantes. Sobre as consoantes, é possível classificá-las segundo critérios. Disserte sobre a articulação das consoantes.
O Alfabeto alemão tem 26 letras, das quais 21 são consoantes. Tanto o Português como o Alemão usam o alfabeto latino, contudo existe uma consoante diferente no Alemão, que é a chamada “Eszet” ou “scharfes S” (ß que equivale a “ss”). 
Consoante é o fonema que ao ser pronunciado encontra algum obstáculo ao passar pela boca e ela sozinha não consegue formar sílada, precisa de uma vogal de apoio para isso. Em Alemão, as consoantes podem ter sons diferentes a depender da letra de apoio e sua posição na palavra. Além da vibração do ar nas cordas vocais, as consoantes para serem vocalizadas precisam de mais partes do aparelho fonador para promover obstáculo (bloqueio ou estreitamento): dentes, língua, lábios, palato, véu palatino, úvula ou qualquer outro. 
A classificação das consoantes segue critérios, como tensas e não tensas, fricativas e oclusivas. A seguir, seguem exemplos:
1) tensas: p, k, t 
2) não tensas, notoriamente na pronúncia de: [ p ] - [ b ], [ k ] - [ g ] e [ t ] - [ d ]
3) fricativas: s, f, v (Seil, Strand, Hause, fünf, Renovieren, Volkswagen) que assumem sons diferentes a depender de onde estejam localizadas nas palavras. 
4) oclusivas para palavras começadas com p, t, k (Post, Tier , Koch) com pronúncia aspirada. 4.1) oclusivas vozeadas para palavras terminadas em b, d, g (lieb, Wald, Weg), que assumem som de p, t, k, respectivamente. Bem como para as palavras começadas com v (Vogel), que assumem som de f.

Outros materiais