Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A expansão europeia pelo mundo passou por dois momentos distintos. O primeiro foi o colonialismo, com uma primeira expansão, que durou dos séculos XV a XVIII. Nos séculos XVIII e XIX, as colônias europeias na América se tornaram independentes. O Neocolonialismo, ou Imperialismo, se pautou em uma nova corrida por territórios. Contudo, o imperialismo dos séculos XIX e XX apresentou como novidade a presença de dois países não europeus.
Sobre esses países, assinale a alternativa CORRETA:
A China e União Soviética.
B Estados Unidos e China.
C Estados Unidos e Japão.
D Japão e União Soviética.

A Revolução Industrial foi um período de grande desenvolvimento tecnológico, que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando inúmeras transformações. Dentre os principais feitos, tem-se que ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
Sobre as consequências sociais decorrentes da Revolução Industrial, assinale a alternativa CORRETA:
A A ascensão social de artesãos, que reuniram economias e ferramentas em oficinas e guildas rurais, aumentando assim os núcleos domésticos de produção.
B O desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção passaram a sobreviver apenas da venda da força de trabalho.
C A criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia como a principal instituição política e econômica da época moderna.
D A melhoria das condições de habitação e sobrevivência do operariado no interior das cidades, proporcionada pelo desenvolvimento econômico.

A prensa de tipos móveis possibilitou a produção e a reprodução de livros em maior quantidade e em menor tempo, assim como descentralizou esta tarefa que até então costumava ser feita apenas pelos monges copistas, bem como o acesso e o uso que ficavam restritos aos acervos, arquivos e bibliotecas de mosteiros e igrejas (GUMBRECHT, 1998). Considerando esses aspectos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A confecção e a tradução de bíblias favoreceu a difusão da Reforma Protestante.
II- A prensa de tipos móveis foi utilizada na emissão de notas bancárias, cédulas, cartas de crédito, normas, leis, salvo-condutos, dentre outros.
III- A impressão por tipos móveis passou a funcionar por volta do ano de 1450, no interior da Alemanha.
IV- Os novos interesses pelo campo do saber e do conhecimento potencializaram a invenção da prensa de tipos móveis.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

O que é modernidade? Na tentativa de relacionar a abrangência e a dimensão dos conceitos, procura-se reunir referências de diversos campos do conhecimento a fim de formular um pouco do “estado de coisas”, do contexto histórico e social do qual emergirá a necessidade de mudanças e transformações que favorecerão a realização do projeto de modernidade.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A relação entre esses dois conceitos é de tensão e superação, e o de moderno/modernidade surgirá diante da vontade de superação em relação ao de antigo. Mas de que antigo se está falando neste momento? Não é somente e simplesmente o que foi superado pelo novo e moderno.
( ) Como antigo compreende-se o pensamento clássico da Antiguidade greco-romana, dos tempos medievais e pré-modernos. Desde o Renascimento, existe uma espécie de disputa pela superioridade dos modernos em relação aos antigos.
( ) Sobre essa disputa, nos escritos de Giordano Bruno (1548-1600), é possível identificar noções como "somos mais velhos e temos mais idade do que nossos predecessores". Afirmação que por sua vez possibilita os homens de seu tempo sentirem-se melhores e mais experientes diante do passado, mais confiantes e seguros com relação ao seu tempo.
( ) Em especial, a palavra progresso foi registrada na Itália, na obra Pensiere diversi (pensamentos diversos) de Alessandro Tassoni (1565-1635), e logo se expandiu pelas outras regiões. A noção, que é apresentada por Tassoni, é encontrada novamente na obra “Diálogo dos mortos” de Fontenelle (1657-1757), e, posteriormente, utilizada e ampliada pelo historiador Giambattista Vico (1668- 1774).
A V - F - V - F.
B F - F - F - V.
C F - V - F - F.
D V - V - V - V.

O movimento do trovadorismo, muito mais que um dos principais movimentos literários medievais da península ibérica, que contava com a presença de canções líricas no formato de cantigas interpretadas por trovadores, menestréis, poetas e músicos itinerantes, estava inserido muito além de um contexto poético, lírico e de entretenimento: se dirigia de forma crítica aos integrantes da nobreza e do clero.
Com relação ao trovadorismo, assinale a alternativa INCORRETA:
A O trovadorismo também se caracterizou por contemplar temáticas relacionados à natureza, ao amor e ao prazer mundano.
B O trovadorismo não atravessou as épocas históricas, mas ainda hoje é possível encontrar grupos que estudam e interpretam as poesias daquele período.
C O trovadorismo fazia críticas às transformações políticas e religiosas que anunciavam o fim das estruturas medievais.
D O trovadorismo também se caracterizou por apresentar temáticas relacionadas às estruturas políticas e religiosas da época.

A técnica e a máquina do Jethro Tull, a implantação de moinhos de vento e de moinhos d’água e outras novas tecnologias no setor da agricultura, foram responsáveis por modernizar a produção no interior dos campos. Todos esses aprimoramentos testemunham que uma verdadeira revolução técnica foi colocada em curso e que esta não se restringiu apenas ao domínio da agricultura.
Sobre a consequência desses aprimoramentos, assinale a alternativa CORRETA:
A Os acúmulos e excedentes de alimentos, de força e máquinas, possibilitaram que o homem lançasse suas preocupações e capitais para outros domínios.
B A maneira inescrupulosa de explorar a terra trouxe rapidamente ao planeta o fim dos seus recursos naturais.
C O cúmulo de se ter uma quantidade exagerada de alimentos, que aos poucos foi transformando as vidas das pessoas em sedentarismo e obesidade.
D O aumento expressivo na produção do setor primário constituiu um enriquecimento nunca antes visto na sociedade, transformando simples aldeões em ricos empresários do ramo alimentício.

A modernidade reúne e confere a importância e a especificidade dessa época, bem como as fronteiras diante de outras épocas e momentos históricos.
Sobre o conceito de modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
A Processo de transição de épocas.
B Evolução referente à cultura cronológica.
C Utilização de novos recursos e tendências.
D A modernidade pode ser entendida como o equivalente ao "mundo industrializado" especialmente aos aspectos do uso de máquinas na extração das matérias-primas, nos meios de produção e elaboração da matéria-prima no interior das fábricas e nos processos de controle da natureza.

A manufatura se caracterizou por empregar um maior número de pessoas no interior dos espaços de trabalho e dos setores de produção; isto foi responsável por caracterizar uma maior divisão e especialização de tarefas e das funções, em um mesmo espaço de trabalho e na elaboração de um único produto.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A manufatura apresentou uma forma de organização que se caracterizou como uma espécie de trabalho mecanizado e industrial.
( ) No interior das manufaturas, o uso de ferramentas e máquinas se dava de forma isolada.
( ) Como principais atores na produção manufatureira, encontravam-se o mestre artesão e o mercador manufatureiro.
( ) As especializações das profissões se acentuaram, favorecendo a configuração de fabricação de um produto do começo ao fim.
A V - V - F - F.
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - V - V.

A sociedade na qual estamos inseridos e fazemos parte é resultado de um processo continuum, que por um lado é marcado por permanências, rupturas e descontinuidades, que, muitas vezes, apenas recebe novas combinações e roupagens, e por outro lado também se apresenta como complexa, diversa e plural, que pretende abarcar as mais novas expressões e manifestações dos sujeitos, grupos, produtores, atores e públicos no interior de uma dada sociedade.
Considerando tais aspectos como constituintes do que vem a ser a sociedade na contemporaneidade, sobre as características que fazem parte da sociedade pré-moderna/feudal, assinale a alternativa CORRETA:
A Se caracterizou pela descentralização do poder político e pela presença de explicações religiosas na compreensão dos fenômenos da natureza.
B Se caracterizou pelo modo de vida no interior de cidades e pelo florescimento das atividades econômicas comerciais e monetárias.
C Se caracterizou pela centralidade do poder político no individuo e pela ampla liberdade de escolha e iniciativa no campo da economia.
D Se caracterizou pela racionalização do pensamento religioso e pela presença do luteranismo na composição do poder político.

A expansão colonialista europeia pelo mundo passou por dois momentos distintos. O primeiro foi o colonialismo, que constituiu a primeira expansão e se estendeu entre os séculos XV e XVIII. Nos séculos XVIII e XIX, ocorreu o momento em que as colônias europeias na América se tornaram independentes. A partir disso, o Neocolonialismo, ou Imperialismo, se pautou em uma nova corrida por territórios.
Considerando esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O colonialismo teve como principal motivação o lucro de produtos no comércio mundial.
( ) No neocolonialismo/imperialismo, a principal ideologia foi a do nacionalismo.
( ) A partir desses movimentos, os laços feudais existentes na Europa foram fortalecidos.
( ) O neocolonialismo/imperialismo concentrou as ocupações dos continentes da África e da Índia.
A F - F - F - V.
B V - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A expansão europeia pelo mundo passou por dois momentos distintos. O primeiro foi o colonialismo, com uma primeira expansão, que durou dos séculos XV a XVIII. Nos séculos XVIII e XIX, as colônias europeias na América se tornaram independentes. O Neocolonialismo, ou Imperialismo, se pautou em uma nova corrida por territórios. Contudo, o imperialismo dos séculos XIX e XX apresentou como novidade a presença de dois países não europeus.
Sobre esses países, assinale a alternativa CORRETA:
A China e União Soviética.
B Estados Unidos e China.
C Estados Unidos e Japão.
D Japão e União Soviética.

A Revolução Industrial foi um período de grande desenvolvimento tecnológico, que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando inúmeras transformações. Dentre os principais feitos, tem-se que ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
Sobre as consequências sociais decorrentes da Revolução Industrial, assinale a alternativa CORRETA:
A A ascensão social de artesãos, que reuniram economias e ferramentas em oficinas e guildas rurais, aumentando assim os núcleos domésticos de produção.
B O desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção passaram a sobreviver apenas da venda da força de trabalho.
C A criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia como a principal instituição política e econômica da época moderna.
D A melhoria das condições de habitação e sobrevivência do operariado no interior das cidades, proporcionada pelo desenvolvimento econômico.

A prensa de tipos móveis possibilitou a produção e a reprodução de livros em maior quantidade e em menor tempo, assim como descentralizou esta tarefa que até então costumava ser feita apenas pelos monges copistas, bem como o acesso e o uso que ficavam restritos aos acervos, arquivos e bibliotecas de mosteiros e igrejas (GUMBRECHT, 1998). Considerando esses aspectos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A confecção e a tradução de bíblias favoreceu a difusão da Reforma Protestante.
II- A prensa de tipos móveis foi utilizada na emissão de notas bancárias, cédulas, cartas de crédito, normas, leis, salvo-condutos, dentre outros.
III- A impressão por tipos móveis passou a funcionar por volta do ano de 1450, no interior da Alemanha.
IV- Os novos interesses pelo campo do saber e do conhecimento potencializaram a invenção da prensa de tipos móveis.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

O que é modernidade? Na tentativa de relacionar a abrangência e a dimensão dos conceitos, procura-se reunir referências de diversos campos do conhecimento a fim de formular um pouco do “estado de coisas”, do contexto histórico e social do qual emergirá a necessidade de mudanças e transformações que favorecerão a realização do projeto de modernidade.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A relação entre esses dois conceitos é de tensão e superação, e o de moderno/modernidade surgirá diante da vontade de superação em relação ao de antigo. Mas de que antigo se está falando neste momento? Não é somente e simplesmente o que foi superado pelo novo e moderno.
( ) Como antigo compreende-se o pensamento clássico da Antiguidade greco-romana, dos tempos medievais e pré-modernos. Desde o Renascimento, existe uma espécie de disputa pela superioridade dos modernos em relação aos antigos.
( ) Sobre essa disputa, nos escritos de Giordano Bruno (1548-1600), é possível identificar noções como "somos mais velhos e temos mais idade do que nossos predecessores". Afirmação que por sua vez possibilita os homens de seu tempo sentirem-se melhores e mais experientes diante do passado, mais confiantes e seguros com relação ao seu tempo.
( ) Em especial, a palavra progresso foi registrada na Itália, na obra Pensiere diversi (pensamentos diversos) de Alessandro Tassoni (1565-1635), e logo se expandiu pelas outras regiões. A noção, que é apresentada por Tassoni, é encontrada novamente na obra “Diálogo dos mortos” de Fontenelle (1657-1757), e, posteriormente, utilizada e ampliada pelo historiador Giambattista Vico (1668- 1774).
A V - F - V - F.
B F - F - F - V.
C F - V - F - F.
D V - V - V - V.

O movimento do trovadorismo, muito mais que um dos principais movimentos literários medievais da península ibérica, que contava com a presença de canções líricas no formato de cantigas interpretadas por trovadores, menestréis, poetas e músicos itinerantes, estava inserido muito além de um contexto poético, lírico e de entretenimento: se dirigia de forma crítica aos integrantes da nobreza e do clero.
Com relação ao trovadorismo, assinale a alternativa INCORRETA:
A O trovadorismo também se caracterizou por contemplar temáticas relacionados à natureza, ao amor e ao prazer mundano.
B O trovadorismo não atravessou as épocas históricas, mas ainda hoje é possível encontrar grupos que estudam e interpretam as poesias daquele período.
C O trovadorismo fazia críticas às transformações políticas e religiosas que anunciavam o fim das estruturas medievais.
D O trovadorismo também se caracterizou por apresentar temáticas relacionadas às estruturas políticas e religiosas da época.

A técnica e a máquina do Jethro Tull, a implantação de moinhos de vento e de moinhos d’água e outras novas tecnologias no setor da agricultura, foram responsáveis por modernizar a produção no interior dos campos. Todos esses aprimoramentos testemunham que uma verdadeira revolução técnica foi colocada em curso e que esta não se restringiu apenas ao domínio da agricultura.
Sobre a consequência desses aprimoramentos, assinale a alternativa CORRETA:
A Os acúmulos e excedentes de alimentos, de força e máquinas, possibilitaram que o homem lançasse suas preocupações e capitais para outros domínios.
B A maneira inescrupulosa de explorar a terra trouxe rapidamente ao planeta o fim dos seus recursos naturais.
C O cúmulo de se ter uma quantidade exagerada de alimentos, que aos poucos foi transformando as vidas das pessoas em sedentarismo e obesidade.
D O aumento expressivo na produção do setor primário constituiu um enriquecimento nunca antes visto na sociedade, transformando simples aldeões em ricos empresários do ramo alimentício.

A modernidade reúne e confere a importância e a especificidade dessa época, bem como as fronteiras diante de outras épocas e momentos históricos.
Sobre o conceito de modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
A Processo de transição de épocas.
B Evolução referente à cultura cronológica.
C Utilização de novos recursos e tendências.
D A modernidade pode ser entendida como o equivalente ao "mundo industrializado" especialmente aos aspectos do uso de máquinas na extração das matérias-primas, nos meios de produção e elaboração da matéria-prima no interior das fábricas e nos processos de controle da natureza.

A manufatura se caracterizou por empregar um maior número de pessoas no interior dos espaços de trabalho e dos setores de produção; isto foi responsável por caracterizar uma maior divisão e especialização de tarefas e das funções, em um mesmo espaço de trabalho e na elaboração de um único produto.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A manufatura apresentou uma forma de organização que se caracterizou como uma espécie de trabalho mecanizado e industrial.
( ) No interior das manufaturas, o uso de ferramentas e máquinas se dava de forma isolada.
( ) Como principais atores na produção manufatureira, encontravam-se o mestre artesão e o mercador manufatureiro.
( ) As especializações das profissões se acentuaram, favorecendo a configuração de fabricação de um produto do começo ao fim.
A V - V - F - F.
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - V - V.

A sociedade na qual estamos inseridos e fazemos parte é resultado de um processo continuum, que por um lado é marcado por permanências, rupturas e descontinuidades, que, muitas vezes, apenas recebe novas combinações e roupagens, e por outro lado também se apresenta como complexa, diversa e plural, que pretende abarcar as mais novas expressões e manifestações dos sujeitos, grupos, produtores, atores e públicos no interior de uma dada sociedade.
Considerando tais aspectos como constituintes do que vem a ser a sociedade na contemporaneidade, sobre as características que fazem parte da sociedade pré-moderna/feudal, assinale a alternativa CORRETA:
A Se caracterizou pela descentralização do poder político e pela presença de explicações religiosas na compreensão dos fenômenos da natureza.
B Se caracterizou pelo modo de vida no interior de cidades e pelo florescimento das atividades econômicas comerciais e monetárias.
C Se caracterizou pela centralidade do poder político no individuo e pela ampla liberdade de escolha e iniciativa no campo da economia.
D Se caracterizou pela racionalização do pensamento religioso e pela presença do luteranismo na composição do poder político.

A expansão colonialista europeia pelo mundo passou por dois momentos distintos. O primeiro foi o colonialismo, que constituiu a primeira expansão e se estendeu entre os séculos XV e XVIII. Nos séculos XVIII e XIX, ocorreu o momento em que as colônias europeias na América se tornaram independentes. A partir disso, o Neocolonialismo, ou Imperialismo, se pautou em uma nova corrida por territórios.
Considerando esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O colonialismo teve como principal motivação o lucro de produtos no comércio mundial.
( ) No neocolonialismo/imperialismo, a principal ideologia foi a do nacionalismo.
( ) A partir desses movimentos, os laços feudais existentes na Europa foram fortalecidos.
( ) O neocolonialismo/imperialismo concentrou as ocupações dos continentes da África e da Índia.
A F - F - F - V.
B V - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.

Prévia do material em texto

07/07/23, 10:46 Avaliação I - Individual
about:blank 1/5
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:824093)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 64670419
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 5/5
Nota 5,00
A expansão europeia pelo mundo passou por dois momentos distintos. O primeiro foi o colonialismo, 
com uma primeira expansão, que durou dos séculos XV a XVIII. Nos séculos XVIII e XIX, as 
colônias europeias na América se tornaram independentes. O Neocolonialismo, ou Imperialismo, se 
pautou em uma nova corrida por territórios. Contudo, o imperialismo dos séculos XIX e XX 
apresentou como novidade a presença de dois países não europeus.
Sobre esses países, assinale a alternativa CORRETA:
A China e União Soviética. 
B Estados Unidos e China.
C Estados Unidos e Japão.
D Japão e União Soviética.
A Revolução Industrial foi um período de grande desenvolvimento tecnológico, que teve início na 
Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando 
inúmeras transformações. Dentre os principais feitos, tem-se que ela garantiu o surgimento da 
indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo. 
Sobre as consequências sociais decorrentes da Revolução Industrial, assinale a alternativa 
CORRETA: 
A A ascensão social de artesãos, que reuniram economias e ferramentas em oficinas e guildas
rurais, aumentando assim os núcleos domésticos de produção.
B O desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de
produção passaram a sobreviver apenas da venda da força de trabalho.
C A criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia como a principal
instituição política e econômica da época moderna. 
D A melhoria das condições de habitação e sobrevivência do operariado no interior das cidades,
proporcionada pelo desenvolvimento econômico.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
07/07/23, 10:46 Avaliação I - Individual
about:blank 2/5
A prensa de tipos móveis possibilitou a produção e a reprodução de livros em maior quantidade e em 
menor tempo, assim como descentralizou esta tarefa que até então costumava ser feita apenas pelos 
monges copistas, bem como o acesso e o uso que ficavam restritos aos acervos, arquivos e bibliotecas 
de mosteiros e igrejas (GUMBRECHT, 1998). Considerando esses aspectos, analise as sentenças a 
seguir: 
I- A confecção e a tradução de bíblias favoreceu a difusão da Reforma Protestante.
II- A prensa de tipos móveis foi utilizada na emissão de notas bancárias, cédulas, cartas de crédito, 
normas, leis, salvo-condutos, dentre outros.
III- A impressão por tipos móveis passou a funcionar por volta do ano de 1450, no interior da 
Alemanha.
IV- Os novos interesses pelo campo do saber e do conhecimento potencializaram a invenção da 
prensa de tipos móveis. 
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. São Paulo: Ed. 34, 1998.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
O que é modernidade? Na tentativa de relacionar a abrangência e a dimensão dos conceitos, procura-
se reunir referências de diversos campos do conhecimento a fim de formular um pouco do “estado de 
coisas”, do contexto histórico e social do qual emergirá a necessidade de mudanças e transformações 
que favorecerão a realização do projeto de modernidade. Sobre o exposto, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A relação entre esses dois conceitos é de tensão e superação, e o de moderno/modernidade 
surgirá diante da vontade de superação em relação ao de antigo. Mas de que antigo se está falando 
neste momento? Não é somente e simplesmente o que foi superado pelo novo e moderno.
( ) Como antigo compreende-se o pensamento clássico da Antiguidade greco-romana, dos tempos 
medievais e pré-modernos. Desde o Renascimento, existe uma espécie de disputa pela superioridade 
dos modernos em relação aos antigos.
( ) Sobre essa disputa, nos escritos de Giordano Bruno (1548-1600), é possível identificar noções 
como "somos mais velhos e temos mais idade do que nossos predecessores". Afirmação que por sua 
vez possibilita os homens de seu tempo sentirem-se melhores e mais experientes diante do passado, 
mais confiantes e seguros com relação ao seu tempo.
( ) Em especial, a palavra progresso foi registrada na Itália, na obra Pensiere diversi (pensamentos 
diversos) de Alessandro Tassoni (1565-1635), e logo se expandiu pelas outras regiões. A noção, que é 
apresentada por Tassoni, é encontrada novamente na obra “Diálogo dos mortos” de Fontenelle (1657-
1757), e, posteriormente, utilizada e ampliada pelo historiador Giambattista Vico (1668- 1774).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - F - F - V.
C F - V - F - F.
3
4
07/07/23, 10:46 Avaliação I - Individual
about:blank 3/5
D V - V - V - V.
O movimento do trovadorismo, muito mais que um dos principais movimentos literários medievais 
da península ibérica, que contava com a presença de canções líricas no formato de cantigas 
interpretadas por trovadores, menestréis, poetas e músicos itinerantes, estava inserido muito além de 
um contexto poético, lírico e de entretenimento: se dirigia de forma crítica aos integrantes da nobreza 
e do clero. 
Com relação ao trovadorismo, assinale a alternativa INCORRETA: 
A O trovadorismo também se caracterizou por contemplar temáticas relacionados à natureza, ao
amor e ao prazer mundano.
B O trovadorismo não atravessou as épocas históricas, mas ainda hoje é possível encontrar grupos
que estudam e interpretam as poesias daquele período.
C O trovadorismo fazia críticas às transformações políticas e religiosas que anunciavam o fim das
estruturas medievais. 
D O trovadorismo também se caracterizou por apresentar temáticas relacionadas às estruturas
políticas e religiosas da época.
A técnica e a máquina do Jethro Tull, a implantação de moinhos de vento e de moinhos d’água e 
outras novas tecnologias no setor da agricultura, foram responsáveis por modernizar a produção no 
interior dos campos. Todos esses aprimoramentos testemunham que uma verdadeira revolução 
técnica foi colocada em curso e que esta não se restringiu apenas ao domínio da agricultura. 
Sobre a consequência desses aprimoramentos, assinale a alternativa CORRETA:
A Os acúmulos e excedentes de alimentos, de força e máquinas, possibilitaram que o homem
lançasse suas preocupações e capitais para outros domínios.
B A maneira inescrupulosa de explorar a terra trouxe rapidamente ao planeta o fim dos seus
recursos naturais.
C O cúmulo de se ter uma quantidade exagerada de alimentos, que aos poucos foi transformando as
vidas das pessoas em sedentarismo e obesidade.
D O aumento expressivo na produção do setor primário constituiu um enriquecimento nunca antes
visto na sociedade, transformando simples aldeões em ricos empresários do ramo alimentício.
A modernidade reúne e confere a importância e a especificidade dessa época, bem como as fronteiras 
diante de outras épocas e momentos históricos. 
Sobre o conceito de modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
A Processo de transição de épocas.
B Evolução referente à cultura cronológica.
C Utilização de novos recursos e tendências.
5
6
7
07/07/23, 10:46 Avaliação I - Individual
about:blank 4/5
D
A modernidade pode ser entendida como o equivalente ao "mundo industrializado" especialmente
aos aspectos do uso de máquinas na extração das matérias-primas, nos meios de produção e
elaboração da matéria-prima no interior das fábricas e nos processos de controle da natureza.
A manufatura se caracterizou por empregar um maior número de pessoas no interior dos espaços de 
trabalho e dos setores de produção; isto foi responsável por caracterizar uma maior divisão e 
especialização de tarefas e das funções, em um mesmo espaço de trabalho e na elaboração de um 
único produto.Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A manufatura apresentou uma forma de organização que se caracterizou como uma espécie de 
trabalho mecanizado e industrial.
( ) No interior das manufaturas, o uso de ferramentas e máquinas se dava de forma isolada.
( ) Como principais atores na produção manufatureira, encontravam-se o mestre artesão e o 
mercador manufatureiro.
( ) As especializações das profissões se acentuaram, favorecendo a configuração de fabricação de 
um produto do começo ao fim.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - V - V.
A sociedade na qual estamos inseridos e fazemos parte é resultado de um processo continuum, que 
por um lado é marcado por permanências, rupturas e descontinuidades, que, muitas vezes, apenas 
recebe novas combinações e roupagens, e por outro lado também se apresenta como complexa, 
diversa e plural, que pretende abarcar as mais novas expressões e manifestações dos sujeitos, grupos, 
produtores, atores e públicos no interior de uma dada sociedade. 
Considerando tais aspectos como constituintes do que vem a ser a sociedade na contemporaneidade, 
sobre as características que fazem parte da sociedade pré-moderna/feudal, assinale a alternativa 
CORRETA: 
A Se caracterizou pela descentralização do poder político e pela presença de explicações religiosas
na compreensão dos fenômenos da natureza.
B Se caracterizou pelo modo de vida no interior de cidades e pelo florescimento das atividades
econômicas comerciais e monetárias. 
C Se caracterizou pela centralidade do poder político no individuo e pela ampla liberdade de
escolha e iniciativa no campo da economia.
D Se caracterizou pela racionalização do pensamento religioso e pela presença do luteranismo na
composição do poder político. 
8
9
07/07/23, 10:46 Avaliação I - Individual
about:blank 5/5
A expansão colonialista europeia pelo mundo passou por dois momentos distintos. O primeiro foi o 
colonialismo, que constituiu a primeira expansão e se estendeu entre os séculos XV e XVIII. Nos 
séculos XVIII e XIX, ocorreu o momento em que as colônias europeias na América se tornaram 
independentes. A partir disso, o Neocolonialismo, ou Imperialismo, se pautou em uma nova corrida 
por territórios. Considerando esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
( ) O colonialismo teve como principal motivação o lucro de produtos no comércio mundial.
( ) No neocolonialismo/imperialismo, a principal ideologia foi a do nacionalismo.
( ) A partir desses movimentos, os laços feudais existentes na Europa foram fortalecidos. 
( ) O neocolonialismo/imperialismo concentrou as ocupações dos continentes da África e da Índia. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B V - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina