Buscar

Brincar e brinquedo terapêutico

Prévia do material em texto

Atividade EAD 4 – Brincar e Brinquedo terapêutico
1. Quais as finalidades do brincar?
O brincar é de extrema importância, pois permite o desenvolvimento sensório-motor e intelectual , desenvolvimento e aperfeiçoamento da autoconsciência, socialização, formulação de valores morais, alívio emocional, uma melhor convivência e comunicação entre profissionais de saúde, família e criança. 
2. No hospital, qual a função do brinquedo?
Tem a função é minimizar os efeitos estressantes de procedimentos dolorosos, aliviar traumas e tensão e proporcionar a criança uma visão mais real e tranquila em relação ao ambiente hospitalar. É uma peça-chave na comunicação entre família, criança e profissionais da saúde. 
3. O que é o brinquedo terapêutico?
O brinquedo terapêutico é um brinquedo estruturado que permite à criança aliviar estresse, tensão, medo e ansiedade que podem ser associadas a experiências novas e atípicas a faixa etária, que necessitam mais do que uma brincadeira comum para surtirem efeitos terapêuticos. 
4. Quais os objetivos do brinquedo terapêutico?
Ele tem o objetivo de melhorar a comunicação entre profissionais da equipe dos profissionais de saúde, família e criança, aumentando a compreensão das necessidades, medos, sentimentos e desejos da criança. 
5. Quais os 3 tipos de brinquedo terapêutico e explique a função de cada um deles.
Capacitador de funções: tem o objetivo de potencializar o uso das funções fisiológicas da criança, respeitando sua idade e condição de saúde. 
Dramático/Catártico: tem o objetivo de permitir a descarga emocional da criança.
Instrucional: tem objetivo de preparar a criança para os procedimentos que ela será submetida em seu tratamento. 
6. Você, enfermeiro(a), irá realizar uma punção venosa em um menino de 5 anos. Ele apresenta-se encolhido e demostra medo do procedimento. Qual tipo de brinquedo terapêutico deve ser aplicado e justifique a escolha?
Todos nós temos medo do desconhecido, isso também ocorre com as crianças. O ideal é utilizar de um brinquedo terapêutico instrucional, por ter o objetivo de preparar a criança para o procedimento que virá, proporcionando maior entendimento, tranquilidade e segurança para realizar a punção venosa.

Continue navegando